Os armazéns urbanos são instalações logísticas localizadas dentro das cidades com o objetivo de entregar os pedidos no menor tempo possível

Armazéns urbanos para acelerar a última milha

07 mar 2023

Os armazéns urbanos se converteram em um agente fundamental para garantir um serviço logístico ágil nos núcleos urbanos. Essas instalações são centros logísticos localizados próximos ou dentro das cidades com o objetivo de estar perto dos clientes e entregar os pedidos no menor tempo possível.

Neste artigo analisamos o surgimento dos armazéns urbanos, explicamos seu papel na cadeia de suprimentos e, sobretudo, abordamos seu layout e organização para conseguir a máxima eficiência logística dessas instalações.

Características dos armazéns urbanos

Os armazéns urbanos são centros de armazenamento, preparação e distribuição de pedidos que se situam dentro (ou próximos) das grandes cidades com o objetivo de facilitar os envios ultrarrápidos, um dos pilares sobre o qual se sustenta o comércio eletrônico.

Um recente estudo da Adobe revela que o comércio eletrônico conta com uma expectativa de negócio que se situa em mais de 4,2 bilhões de dólares em 2021. O e-commerce exige agilidade nas operações de armazenamento e limitar os custos no transporte, na preparação de pedidos e na logística reversa para poder atender as necessidades dos consumidores. O crescimento do comércio eletrônico é uma das principais razões que levaram à consolidação dos armazéns urbanos na cadeia de suprimentos atual.

As estantes de picking dinâmico são uma boa solução para agilizar a preparação de pedidos em armazéns urbanos
As estantes de picking dinâmico são uma boa solução para agilizar a preparação de pedidos em armazéns urbanos

Os armazéns urbanos se caracterizam por estarem estrategicamente localizados para a empresa, ou seja, se situam entre o centro de distribuição e a maior parte de seus clientes. Normalmente ligadas ao e-commerce e ao comércio B2C, essas instalações costumam gerenciar um alto volume de pedidos de pouco tamanho (em caixas, bandejas ou pacotes individualizados). A limitação de metros quadrados obriga as empresas a pensarem em soluções que otimizem seus recursos no armazém e garantam o sucesso na última milha logística.

No entanto, essas instalações também são úteis fora do comércio eletrônico. Os armazéns urbanos podem ser utilizados em empresas do setor farmacêutico, de alimentos ou em lojas físicas varejistas com um alto volume de demanda. Um exemplo disso são as soluções de micro-fulfillment dentro das cidades, muito populares no setor varejista, ou as dark stores, armazéns localizados em zonas urbanas que expedem os pedidos omnichannel de seus clientes.

Como projetar e organizar um armazém urbano

O layout do armazém urbano dependerá do fato de estar localizado próximo ou dentro das cidades. A pouca superfície de armazenamento disponível e o encarecimento do metro quadrado logístico nas zonas urbanas fazem com que as empresas que desejam adquirir mais espaço cresçam verticalmente, otimizando ao máximo a capacidade da instalação.

Os armazéns urbanos atuam como buffer logístico, armazenando a mercadoria recebida no centro de distribuição e expedindo-a diretamente para o cliente final. Por isso, esses armazéns costumam disponibilizar sistemas flexíveis de armazenamento para caixas ou bandejas, inclusive de produto avulso, e capazes de agilizar inúmeras referências em diferentes níveis. Uma das soluções mais habituais são as estantes de picking dinâmico, que permitem gerenciar altos volumes de picking graças à redução do número de deslocamentos dos operadores.

Esses sistemas de armazenamento manuais podem ser complementados com dispositivos de assistência ao picking como picking por voz ou pick-to-light, que facilitam as tarefas dos operadores ao indicar-lhes passo a passo como preparar os pedidos. Nos armazéns urbanos com um alto volume de pedidos, os sistemas de armazenamento manuais podem ser substituídos por soluções automáticas, tais como os miniload que, além de aproveitar o espaço, automatizam a extração e depósito de produtos, transportando o artigo diretamente ao operador.

Uma das soluções mais comuns para automatizar um armazém urbano é a implantação de transelevadores para caixas
Uma das soluções mais comuns para automatizar um armazém urbano é a implantação de transelevadores para caixas

Os armazéns urbanos tendem a segmentar as áreas de armazenamento por tipos de produtos, por rotatividade ou inclusive por demanda. É habitual disponibilizar espaços no armazém onde a mercadoria é armazenada temporariamente em estantes ou diretamente no solo. Consequentemente, é recomendável contar com um software de gerenciamento de armazém (WMS), que automatize o gerenciamento e localização de pedidos baseando-se em um conjunto de regras e critérios preestabelecidos pelo responsável logístico. Esse programa de gerenciamento digitaliza o recebimento da mercadoria no centro de distribuição, assim como a devolução dos pedidos, pois o software organiza seu depósito nas estantes ou sua possível relocalização em outro pedido aceito.

Um WMS coordena todas as operações do armazém urbano junto ao centro de distribuição, situado fora da cidade. A sincronização entre a logística de ambas as instalações simplifica o reabastecimento do armazém urbano através de pedidos internos, limitando o risco de quebras de estoque que podem prejudicar a competitividade da empresa.

Além disso, um programa de gerenciamento de armazém como o Easy WMS da Mecalux oferece funcionalidades específicas que agilizam a expedição e entrega de produtos aos armazéns urbanos. Por exemplo, o módulo Software para gestão da expedição logística garante um gerenciamento eficiente da última milha logística, o último trecho de transporte na entrega do pedido, unificando em apenas uma plataforma toda a comunicação entre as diferentes agências de transporte. Esse software agrupa os pedidos por rota ou transportadora, reduzindo o impacto do transporte no custo do pedido.

Prós e contras dos armazéns urbanos

Os armazéns urbanos são a solução ideal para garantir o cumprimento dos padrões da logística para e-commerce: envios em 24 horas ou menos e devolução de produtos sem problemas. Essas instalações aproximam os produtos solicitados pelo cliente, favorecendo, caso seja necessário, o gerenciamento de sua devolução para que esta seja ágil e eficaz limitando os custos de transporte. Um recente estudo realizado pela consultora Deloitte, analisando a distribuição urbana de mercadorias na cidade de Nova York, demonstra que o estabelecimento de armazéns dentro das cidades ajuda a reduzir os custos de transporte de cada pedido. O relatório da Deloitte aponta que: "Em relação aos custos de entrega da última milha, ter um armazém na cidade representa uma maior vantagem competitiva à medida que a margem de entrega dos pedidos se reduz (do mesmo dia às poucas horas)". Segundo esse estudo, optar por um armazém urbano é pelo menos 22% mais rentável. Por quê? Essas instalações reduzem o excesso de custo decorrente da última milha logística ao permitir uma organização eficiente da expedição de pedidos em função das rotas de transporte, reduzindo os prazos de entrega e otimizando o percurso do pedido.

Os armazéns urbanos são essenciais para oferecer uma experiência de compra omnichannel positiva: a instalação é capaz de cumprir os pedidos do e-commerce, oferecer um serviço BOPIS e BORIS (buy online, pick up in store e buy online, return in stock) e de reabastecer em menos de 24 horas as lojas físicas situadas dentro da cidade.

Um módulo como o Software para gestão da expedição logística agrupa os pedidos por rotas de transporte, agilizando as entregas dentro da cidade
Um módulo como o Software para gestão da expedição logística agrupa os pedidos por rotas de transporte, agilizando as entregas dentro da cidade

A posição estratégica do armazém urbano também é importante para reduzir o impacto dos pedidos devolvidos na organização: os artigos retornam à instalação, que armazenará temporariamente os produtos ou os redistribuirá em outros pedidos já aceitos, tudo isso sem necessidade de enviar a mercadoria para fora da cidade.

No entanto, a implementação desses armazéns na logística da empresa representa um alto investimento para a organização, pois o custo do metro quadrado logístico aumenta à medida que os armazéns se aproximam das grandes cidades.

Em um contexto de crescimento no gerenciamento de pedidos e de dificuldade em adquirir mais metros quadrados logísticos, a solução passa por crescer em altura e implantar soluções de armazenamento que compactem a mercadoria e aproveitem ao máximo a capacidade da instalação, tais como os armazéns automáticos.

Em suma, os armazéns urbanos são uma possível solução em relação ao aumento de custo decorrente do gerenciamento de pedidos do e-commerce. Em qualquer caso, cada empresa deve avaliar os benefícios que pode obter ao redistribuir parte de sua logística e situá-la dentro das cidades, uma vez que se aproximar dos clientes e reduzir os prazos também implica maiores custos de armazenamento.

Armazéns urbanos: sucesso para a última milha logística

Um estudo da consultora Capgemini revela que não reforçar as operações da última milha pode causar uma queda no lucro que se situa em torno de 26%. Uma das soluções para minimizar os efeitos dessa etapa logística é centralizar uma parte ou a totalidade das etapas de envio e gerenciamento da devolução de produtos em armazéns localizados perto das cidades.

Essas instalações permitem que os produtos estejam perto dos clientes, reduzindo o tempo de transporte e facilitando tanto as entregas ultrarrápidas de pedidos quanto a devolução gratuita de produtos, duas premissas básicas do comércio eletrônico.

Na Mecalux, nossa vasta experiência projetando e implantando armazéns situados perto das grandes cidades é reconhecida em vários países. Se você estiver interessado em otimizar sua logística, não hesite em entrar em contato conosco, um consultor especializado terá prazer em assessorá-lo para lhe oferecer a melhor solução para sua organização.