MECALUX amplia o centro logístico da PORCELANOSA GRUPO, que será um dos maiores armazéns automáticos do mundo

14 jun 2011

Barcelona, 14 de junho de 2011.

A MECALUX, empresa vanguardista a nível mundial no mercado de sistemas de armazenagem, está a construir para a Porcelanosa Grupo a ampliação do seu atual centro logístico de Villarreal, em Castellón. Com estas novas instalações, esta empresa do setor da cerâmica vai dispor do maior armazém automático do mundo, com uma capacidade de armazenagem total de 275.000 paletes automáticas.

O novo armazém, de 10.600 m2, será utilizado pela empresa VENIS, dedicada aos pavimentos e revestimentos cerâmicos. Trata-se de um edifício de 32 metros de altura e 278 metros de comprimento, com uma capacidade de armazenagem de 65.300 paletes.

As novas instalações vão contar com 10 transelevadores bicoluna automáticos para servir 20 estantes, com uma longitude de 160 metros cada uma.

Segundo o vice-presidente da MECALUX, Javier Carrillo, "construímos um silo automático com capacidade para mover rapidamente a mercadoria, tanto de entrada como de saída. Calculamos que os nossos sistemas de armazenagem podem movimentar até 474 paletes por hora".

Para obter um trabalho ágil e eficaz, vão ser instalados 8 postos de picking com manipuladores pneumáticos, que graças às suas pinças permitem ao operário agarrar facilmente a mercadoria escolhida. As estantes também foram desenhadas para permitir uma grande rapidez nas operações de entrada e saída das paletes.

O armazém está ligado à fábrica da Porcelanosa Grupo através de um túnel subterrâneo de 300 metros de comprimento e 3 metros de profundidade. As paletes que são preparadas na fábrica e, que podem alcançar os 1.600 kg cada uma, são baixadas através de um monta-cargas e colocadas num transportador que as transporta até o final do túnel. Neste ponto do percurso existem umas linhas automatizadas que transportam a mercadoria até a cabeceira do armazém.


Transelevadores bicoluna

A MECALUX instalará neste centro logístico 10 potentes transelevadores bicoluna com a  mesma altura das estantes (31 metros), que se movem rapidamente por uns corredores de 1,75 metros de largura e elevam as paletes a uma velocidade de 48 m/min. Os transelevadores são guiados por um software de gestão que coordena todos os movimentos.

Cada transelevador conta com um elevador independente, que permite realizar tarefas de manutenção, assim como operar o transelevador em modo manual.

Em previsão de uma futura ampliação, o armazém da VENIS vai ter espaço livre para mais 5 transelevadores.


PORCELANOSA GRUPO

A Porcelanosa Grupo está presente em cerca de 100 países, graças a um modelo de negócio irrepetível, sobre o qual se apoia uma forte estratégia empresarial.

Com mais de 35 anos de experiência, a Porcelanosa Grupo é uma empresa de referência no mercado nacional e internacional, assente sobre valores como a inovação e a qualidade mas, acima de tudo, baseada na confiança depositada na sua extensa equipa de pessoal, formada por quase 5.000 pessoas, e na atenção ao seu ambiente social.

A VENIS é uma empresa que se caracteriza pela sua inovação tecnológica e por ser pioneira no lançamento de novos produtos. A sua atividade fabril está centrada na produção de pavimentos e revestimentos numa ampla variedade de formatos, tipologias e acabamentos diferentes. Pioneira no setor cerâmico internacional, destaca-se a versatilidade dos seus desenhos e a sua inovação tecnológica para o fabrico de azulejos e grés porcelânico.