Elevadores verticais para paletes

Elevadores verticais para paletes

Sistema de transporte vertical que automatiza a subida e descida das paletes para ultrapassar alturas e dinamizar o fluxo interno da mercadoria.

O produto

Automatização do movimento vertical de paletes

Os transportadores verticais para paletes são elevadores automáticos projetados para a circulação fluida de cargas paletizadas entre diferentes pisos ou níveis de armazenamento. A sua utilização permite que as paletes se desloquem para a altura desejada de forma controlada e com absoluta estabilidade.

Os elevadores da Mecalux são sistemas de grande robustez que se integram facilmente tanto em armazéns automáticos como convencionais. Equipados com um motor elétrico e um transportador para uma transferência de cargas precisa, a sua implementação proporciona continuidade ao fluxo interno de paletes e permite aumentar a produtividade ao reduzir o tempo de transporte.

Os transportadores verticais possibilitam a circulação de paletes entre diferentes pisos

Vantagens dos elevadores verticais

  • Grande altura: são uma solução multinível que possibilita a elevação de paletes até 40 m de altura.
  • Grande capacidade de carga: graças à sua robustez construtiva suportam a transferência de paletes até 1.500 kg.
  • Rapidez: dinamizam o transporte vertical de cargas paletizadas ao desenvolver velocidades de 80 m/min para cargas até 1.000 kg e 60 m/min para cargas até 1.500 kg.
  • Facilidade de integração: a sua estrutura, compacta e mono-coluna, ocupa pouco espaço, o que favorece a sua adaptação em diferentes layouts ou configurações de armazém (com circuitos de transportadores, via monocarril, etc.).
  • Funcionamento seguro: executam a subida e descida de paletes com estabilidade, garantindo a integridade da mercadoria transportada.
  • Ampla gama térmica: podem trabalhar a baixas e altas temperaturas (de -30 ºC até +40 ºC).

Graças aos elevadores automatizados, os fluxos agora são muito mais rápidos

Mephisto
Christian Kalch Diretor Industrial e de Logística
Mephisto
(Sarrebourg, França)

Aplicações dos elevadores de paletes

Solução de alto rendimento para o transporte vertical de paletes em qualquer tipo de armazém

Os elevadores de paletes foram desenvolvidos para trabalhar em diferentes cenários. A sua implementação dinamiza o movimento de cargas paletizadas em operações de intralogística que exigem mudança de nível da mercadoria transportada.

Os elevadores automáticos permitem ligar diferentes pisos em armazéns com várias alturas

Armazéns com diferentes alturas

Executam o transporte vertical de cargas paletizadas para ultrapassar mudanças de altura e ligar zonas do armazém situadas em diferentes pisos.

Os elevadores de paletes elétricos são utilizados em certos sistemas de armazenamento automático

Sistemas de armazenamento automatizados

São responsáveis pelo transporte de paletes entre os diferentes níveis de armazenamento em sistemas de armazenagem, como por exemplo o Pallet Shuttle Automático com lançadeiras e o Pallet Shuttle Automático 3D, em que os elevadores ligam a entrada/saída do bloco de estantes aos seus diferentes níveis.

Os transportadores verticais para paletes são ideais para plataformas e estantes com corredores elevados

Plataformas e corredores elevados

São utilizados para o depósito e a extração de cargas paletizadas nos níveis superiores das estruturas de armazenamento em altura como as plataformas e as estantes com corredores elevados.

Perguntas frequentes

Os elevadores de paletes, denominados também elevadores verticais para paletes ou inclusive elevadores de carga, são dispositivos desenvolvidos para automatizar a elevação e a subida de cargas paletizadas em certas operações de intralogística.

Os elevadores verticais podem elevar cargas até 40 m de altura.

Os elevadores de carga podem transportar cargas até 1.500 kg.

Os elevadores de carga industrial deslocam-se a uma velocidade máxima de 80 m/min ao transportar cargas até 1.000 kg e a 60 m/min com cargas até 1.500 kg.

Os elevadores de carga da Mecalux adaptam-se aos principais tipos de paletes disponíveis no mercado, desde europaletes (800 x 1.200 mm, 1.000 x 1.200 mm e 1.200 x 1.200 mm) até paletes americanas ou GMA de 48” x 40”.

O elevador incorpora um transportador vertical. A escolha do tipo de transportador utilizado depende do sentido de deslocação e do tipo de palete a manipular.

Os elevadores de paletes são utilizados principalmente para ultrapassar as mudanças de altura e transportar paletes entre diferentes pisos em qualquer tipo de armazém. São também utilizados para o movimento de paletes entre níveis de armazenamento em certas soluções de armazenamento automático. Outra das suas aplicações consiste em ligar os níveis superiores das estruturas de armazenamento em altura, tais como as plataformas e as estantes, aos corredores elevados.

Os transelevadores são dispositivos projetados para o armazenamento automático de paletes. Deslocam-se ao longo do comprimento e da altura do corredor de armazenamento num movimento simultâneo de translação e elevação. Os seus garfos telescópicos penetram nas estantes para extrair e depositar paletes com autonomia.

Por outro lado, os elevadores ou transportadores de paletes executam apenas um movimento: foram projetados para o transporte vertical de cargas paletizadas. No entanto, intervêm também em sistemas de armazenamento automatizados, como por exemplo o Pallet Shuttle Automático 3D, que transporta as paletes entre a entrada/saída do bloco de estantes e os diferentes níveis de armazenamento. Nesta solução, o shuttle 3D é o dispositivo que se desloca nos corredores e deposita e extrai as paletes.

Geralmente, nos sistemas de armazenamento automático que precisam de utilizar elevadores verticais, como o Pallet Shuttle com lançadeiras e o Pallet Shuttle 3D, são instalados dois elevadores, um de entrada e outro de saída. No entanto, se for necessário aumentar o volume de ciclos/hora da instalação, é possível incrementar o número de elevadores e instalar dois de entrada e dois de saída.

Fale com um especialista