Pallet Shuttle Automático 3D

Pallet Shuttle Automático 3D

Sistema de armazenamento compacto para paletes que utiliza carros autónomos e multidirecionais para maximizar a capacidade, produtividade e flexibilidade do armazém.

O produto

A solução de automatização definitiva para conseguir a máxima compactação, produtividade e flexibilidade num armazém de paletes

O Pallet Shuttle Automático 3D é uma solução de armazenagem de alta densidade baseada num inovador carro elétrico multidirecional que deposita e extrai as paletes das estantes com grande eficiência e absoluta precisão. Os carros operam com total autonomia e circulam nos corredores e canais que formam o conjunto de estantes sem precisar do auxílio de outros veículos de movimentação, como transelevadores ou lançadeiras. Além disso, uma série de elevadores permitem o seu movimento entre níveis.

O Pallet Shuttle Automático 3D da Mecalux é um sistema de última geração que se situa na vanguarda da automatização de armazéns. Não só aumenta a produtividade do armazém e otimiza a utilização do espaço para aumentar a capacidade de armazenamento, como também proporciona uma extraordinária versatilidade para satisfazer as necessidades de cenários dinâmicos, face a picos de procura ou tarefas de alta prioridade. Além disso, o seu desenho completamente modular favorece a rápida escalabilidade para ajustar a capacidade e o rendimento do sistema ao crescimento da empresa.

O Pallet Shuttle 3D otimiza o espaço e aumenta a capacidade

Vantagens do Pallet Shuttle Automático 3D

  • Alta produtividade: a rápida velocidade de circulação e a versatilidade operacional dos shuttles 3D multidirecionais potenciam significativamente o rendimento do armazém.
  • Máxima flexibilidade: o movimento dos carros pallet entre níveis e corredores, juntamente com a possibilidade de vários carros operarem simultaneamente no mesmo corredor, permite ajustar o rendimento do sistema para cenários dinâmicos, como a execução de tarefas prioritárias ou face a picos de procura.
  • Maior capacidade e grande diversificação: o armazenamento compacto otimiza a utilização do espaço para aumentar a capacidade do armazém. Além disso, cada canal pode armazenar mais de uma referência e tamanho de palete.
  • Funcionamento autónomo e inteligente: os shuttles movem-se por corredores e canais sem precisar da assistência de outros veículos de movimentação. O software de gestão de frotas desenvolvido pela Mecalux controla o tráfego dos shuttles no conjunto de estantes, o que garante uma circulação contínua e fluida, previne bloqueios e evita colisões entre carros.
  • Eficiência e agilidade operacional: uma série de sensores oferecem segurança e eficácia para detetar, manipular e posicionar as paletes. Além disso, o desenho das rodas e dos carris proporciona fluidez à deslocação dos carros, bem como suavidade e estabilidade ao mudar de sentido.
  • Escalabilidade: o seu desenho modular facilita futuras ampliações da instalação para a sua adaptação ao crescimento da empresa. É possível aumentar a produtividade com a adição de novos carros ou ampliar a capacidade com a criação de novos corredores ou níveis.
  • Ampla gama térmica: a capacidade do carro para operar a baixas temperaturas faz com que seja adequado para armazéns refrigerados e congelados, onde a adoção de soluções de armazenamento compacto proporciona reduções significativas nos custos energéticos.
  • Solução integral: A Mecalux projeta, fabrica, instala e põe em marcha todos os componentes do sistema, desde os carros, elevadores e estantes até aos transportadores, software de gestão de frotas e software de gestão de armazéns.

Aplicações do Pallet Shuttle Automático 3D

Armazenamento automático de alta densidade e máxima produtividade

O Pallet Shuttle Automático 3D é a solução de automatização que melhor se adapta face a contextos com ciclos intensivos de carga e descarga ou com uma grande variabilidade na procura. O seu desenho compacto otimiza o aproveitamento da superfície disponível e a sua versatilidade facilita a sua adaptação às exigências de empresas de diferentes setores.

O APS 3D dinamiza a gestão de cargas em armazéns de alta rotatividade

Armazéns com elevada rotatividade de produtos

É o sistema perfeito para dinamizar de forma significativa a gestão de armazéns com grandes volumes diários de entradas e saídas de cargas paletizadas.

O Pallet Shuttle 3D é ideal para empresas que precisam de armazenar paletes em massa

Instalações com armazenamento em massa

É a solução adequada para empresas que precisam de armazenar grandes quantidades de paletes por referência de produtos com uma elevada procura, uma vez que a sua compactação permite expandir a capacidade do armazém e a velocidade operacional do shuttle garante o máximo rendimento.

O sistema pallet shuttle reduz custos energéticos em armazéns refrigerados e congelados

Armazéns refrigerados e congelados

A ampla gama de resistência térmica do shuttle 3D permite a sua implementação em câmaras frigoríficas, onde a compactação permite diminuir o espaço a refrigerar para reduzir custos e libertar os operários de trabalhos realizados a baixas temperaturas.

Como funciona o Pallet Shuttle Automático 3D

O movimento multidirecional dos shuttles 3D no bloco de estantes proporciona ao sistema um funcionamento altamente flexível que dinamiza significativamente a carga e descarga de paletes e favorece a sua adaptabilidade a diferentes tipos de necessidades.

Componentes do Pallet Shuttle Automático 3D

No sistema pallet shuttle, os carros e os elevadores encarregam-se de controlar todos os movimentos das paletes no conjunto das estantes. Isto simplifica significativamente o seu desenho e implementação relativamente a outras soluções de automatização de alta densidade, uma vez que não é necessário utilizar equipamentos de movimentação auxiliares como transelevadores ou lançadeiras.

Com um desenho compacto, ampla autonomia e grande capacidade de carga, o shuttle 3D é o centro operacional do sistema. As 12 rodas de translação permitem a sua circulação multidirecional e proporcionam agilidade e estabilidade a todos os seus movimentos.

As estantes do sistema 3D são estruturas compactas e robustas de alta densidade que se destacam devido ao seu extenso circuito de carris projetado para a circulação multidirecional dos carros.

Plataforma elevatória

Plataforma elevatória

Situada na parte superior do carro, levanta ligeiramente a palete para permitir o seu transporte através dos canais. Existem duas configurações: uma compatível com paletes de 800 x 1200 mm e de 1000 x 1200 mm e outra que, além das referidas dimensões, aceita também paletes de 1200 x 1200 mm.

Sensores

Sensores

O carro inclui diversos sensores que reforçam a sua eficácia operacional. Desempenham diferentes funções: desde verificar o correto posicionamento da palete no carro até detetar a última palete depositada no canal ou calcular a distância relativamente a outro shuttle que esteja situado à sua frente.

Rodas de movimento no canal

Rodas de movimento no canal

Conjunto de 8 rodas de translação (4 motrizes e 4 não motrizes) apoiadas na base dos carris dos canais de armazenamento para permitir a deslocação do carro no seu interior.

Rodas de contraste no canal

Rodas de contraste no canal

Grupo de 6 rodas que reforçam a orientação longitudinal do carro ao deslocar-se para o interior dos canais.

Rodas de movimento no corredor

Rodas de movimento no corredor

Conjunto de 4 rodas de translação (2 motrizes e 2 não motrizes) que se apoiam nos carris dos corredores e permitem que o shuttle se mova ao longo deles.

Rodas de contraste no corredor

Rodas de contraste no corredor

Grupo de 4 rodas que orientam o carro quando este passa pelos corredores proporcionando-lhe estabilidade.

Bateria

Bateria

O carro utiliza baterias que lhe proporcionam grande autonomia e garantem ciclos de carga muito rápidos. O nível de carga desta bateria é constantemente monitorizado para transferir, quando necessário, automaticamente o shuttle para uma estação de carga.

Antena

Antena

Dispositivo que permite que o carro receba por wi-fi as instruções enviadas pelo software de gestão de armazéns (SGA) e pelo software de gestão de frotas.

Bastidores e vigas

Bastidores e vigas

Perfis verticais e horizontais que, juntamente com os carris, formam o conjunto de estantes por onde os carros 3D circulam pelos seus corredores e canais de armazenamento para depositar e extrair paletes.

Carris

Carris

Perfis horizontais por onde circulam os carros 3D e que se situam tanto nos diferentes níveis do corredor principal como no interior de cada canal de armazenamento. Os carris dos canais formam também a superfície de apoio onde as paletes são depositadas.

Elevadores

Elevadores

Dispositivos de elevação de alto rendimento que ligam os diferentes níveis entre si. São instalados, no mínimo, dois elevadores (um de entrada e outro de saída), embora o número possa ser ampliado para aumentar a capacidade operacional do sistema.

Rede de proteção antiqueda

Rede de proteção antiqueda

Elemento de segurança formado por redes metálicas para evitar a queda das cargas. As redes são instaladas ao longo de toda a altura do bloco de estantes caso este seja adjacente às zonas destinadas à passagem.

Cercas de segurança

Cercas de segurança

Vedação metálica perimetral que delimita o bloco de estantes e a zona de operação dos carros 3D e elevadores, bem como o circuito de transportadores situado no terminal da instalação.

Fale com um especialista