Hacienda La Albuera: buffer automático em diferentes temperaturas

Hacienda La Albuera: buffer automático em diferentes temperaturas

O Easy WMS oferece rastreabilidade das frutas, gerindo a localização com base na temperatura e umidade

Hacienda La Albuera: buffer automático em diferentes temperaturas

A empresa agrícola Hacienda La Albuera construiu na Extremadura (Espanha) uma câmara frigorífica autoportante, na qual administra uma produção anual de 32.700 toneladas de frutas e legumes recém-colhidos. O armazém, com capacidade para 5.800 contentores, funciona como um buffer temporário ligado automaticamente à área de calibração e manufatura. O Easy WMS oferece total rastreabilidade dos produtos, garantindo a manutenção das condições corretas de temperatura e humidade. Desde que este armazém automatizado está em operação, a empresa cresceu 85%.

  • Imagens
  • Ficha técnica
    Armazém automático para paletes
    Capacidade de armazenagem: 1.664 paletes
    Nº máximo de contentores: 5.800
    Dimensões das paletes: 1.000 x 1.200 mm
    Peso máximo por palete: 1.000 kg
    Altura das estantes: 17,4 m
    Comprimento das estantes: 46 m
  • Descarregar PDF

Agricultura biodinâmica

A Hacienda La Albuera é uma empresa fundada em 2015 na cidade de Guareña (Extremadura) que se dedica à exploração e comercialização de produtos agrícolas. Destaca-se pela constante pesquisa em busca de novas colheitas que atendam às mais exigentes necessidades do mercado. Tudo isso, garantindo sempre a segurança alimentar através da produção ecológica e sustentável com o meio ambiente e a biodiversidade.

A empresa faz parte da HaciendasBio, empresa líder no mercado europeu de frutas e legumes orgânicos, que possui mais de 1.000 hectares de cultivo nas mais de trinta fazendas estrategicamente localizadas em nove províncias espanholas. Com mais de 1.500 trabalhadores, 98% das frutas e legumes que vende são produção própria.

Recentemente e como resultado do crescimento experimentado nos últimos anos, a empresa inaugurou uma instalação de 400 hectares. Aí está localizada a área de produção, calibração e preparação das frutas e legumes, assim como os escritórios, um espaço aberto a visitas e uma loja com produtos orgânicos. Estas instalações tornaram-se na nova sede corporativa e industrial da empresa, substituindo a que tinha em Guareña.

O centro de produção da Hacienda La Albuera está equipado com tecnologia de ponta, indispensável para gerir a produção anual de 32.700 toneladas de frutas e legumes: especificamente 20.000 t de frutas e 12.700 t de legumes. A tecnologia, além de melhorar o desempenho, também permite a prática de uma atividade sustentável, ecológica e ambientalmente correta. Sem ir mais longe, a área de construção possui um sistema de recuperação de energia residual dos processos.

Buffer automático

A Hacienda La Albuera possui um espaço no qual gere temporariamente, e a uma temperatura controlada, as frutas e legumes recém-colhidos e que devem passar pelo processo de calibração (que consiste em selecionar e classificar os produtos de acordo com o seu diâmetro, comprimento e forma) e de manufatura ou embalagem. "Calibramos todos os frutos que colhemos nas nossas fazendas: cerca de 20 lotes por dia. Além disso, cada um destes lotes é composto por oito tipos diferentes de frutas", explica Paco Casallo, presidente da empresa.

Anteriormente, a empresa organizava esta mercadoria manualmente, mas, perante o aumento da produção e seguindo a estratégia de automação e sustentabilidade, fez uma aposta na robotização. "A razão é óbvia: todos os frutos devem ser devidamente identificados, rastreáveis e disponíveis para serem enviados à área de calibração no momento certo, algo que só é possível com a ajuda da automação", diz Paco Casallo.

Com essa ideia em mente, a empresa recorreu à Mecalux porque, nas palavras de Paco Casallo, presidente da Hacienda La Albuera, "sabíamos da qualidade das suas estantes e o seu bom comportamento nos armazéns a uma temperatura refrigerada e em condições de alta humidade".

A Mecalux propôs a construção de um armazém automático autoportante de 20 m de altura, composto por dois corredores com estantes de profundidade dupla em ambos lados. Em cada um deles circula um transelevador que realiza a entrada e saída diária de mais de 300 paletes, automaticamente, seguindo as ordens do Sistema de Gestão de Armazém Easy WMS.

"Avaliamos muito positivamente a oferta feita pela equipa da Mecalux e, acima de tudo, consideramos que o sistema de gestão de armazém poderia ser facilmente integrado ao nosso ERP Keops", diz Paco Casallo.

As estantes, com 46 m de comprimento e seis níveis de armazenamento, adaptadas para armazenar mercadorias de até 2,3 m de altura, gerem dois tipos de unidades de carga: paletes e contentores, ambos de 1.000 x 1.200 mm. Cada local pode acomodar uma palete ou até quatro contentores -um empilhado em cima de outro- proporcionando uma capacidade total de 5.800 contentores.

No projeto da câmara frigorífica, foi prevista uma futura expansão para aumentar a capacidade de armazenamento, em consonância com as perspetivas de crescimento da empresa.

Câmara frigorífica automatizada

O buffer automático funciona a uma temperatura constante entre 0 e 2 ºC e com humidade relativa entre 92 e 97% para manter o sabor, cor, textura, aroma e as propriedades nutritivas da fruta e legume.

Cientes da importância do controlo de temperatura e humidade no produto final, um túnel de refrigeração foi habilitado nas duas últimas filas do armazém automático. Os contentores que entram no armazém com uma temperatura superior a 2 ºC são armazenados ali, temporariamente. "Desta forma, garantimos o tempo de refrigeração mais adequado para cada tipo de fruta, o que nos ajudou a melhorar a sua conservação", acrescenta Paco Casallo.

Para preservar a temperatura dentro da câmara refrigerada, foram colocadas portas de acesso de abertura automática entre a entrada do armazém e o túnel refrigerado.

Gestão das localizações

O Easy WMS encarrega-se de organizar as localizações do armazém automático, da área de refrigeração e de realizar a correta entrada e saída da mercadoria. Para isso, está ligado ao ERP da Hacienda La Albuera, Keops, bem como ao sistema de ventilação comandado por Johnson Controls. "A integração entre o Easy WMS e o outro software tem sido muito bem-sucedida, para que todos os sistemas possam compartilhar dados e otimizar processos conforme necessário", afirma o presidente da empresa.

Ao armazenar uma palete na área de refrigeração, o Easy WMS notifica à Johnson Controls em qual célula deve ativar os ventiladores de modo a refrescar essa área. Uma vez que a temperatura predefinida tenha sido atingida, o Easy WMS é informado de que deve remover a palete e parar imediatamente os ventiladores.

Para o resto do armazém, a estratégia de armazenamento baseia-se na rotatividade de cada produto e no tempo de armazenamento esperado. O Easy WMS tem em conta que o armazém se divide por zonas em função da temperatura de cada uma delas. Isso significa que os locais mais próximos dos quatro evaporadores instalados no topo estão a uma temperatura mais baixa.

Além disso, o Easy WMS é configurado para controlar produtos que não precisam de ser armazenados, enviando-os diretamente para a área de calibração. Por fim, o WMS também direciona o armazenamento de paletes vazias, caixas ou material auxiliar utilizado no processo de calibração e manufatura.

Ligação com a área de calibração e manufatura

O armazém automático exerce a função de fornecer as áreas de calibração e embalagem com as frutas e legumes necessários e, em seguida, armazená-las novamente.

Para realizar esse processo, o Easy WMS desempenha um papel fundamental, pois, garante um fornecimento just-in-time às linhas de produção. Além disso, para que isso seja possível, a ligação entre o ERP e o WMS é indispensável.

Quando o ERP notifica o Easy WMS de que precisa de um determinado stock, este não envia tudo de uma só vez, fazendo assim um fornecimento de forma gradual. Isto acontece porque a área de calibração e manufatura não tem espaço de armazenamento suficiente, pelo que, os contentores são enviados conforme necessário.

O mesmo ocorre no processo de envio de caixas vazias para a área de produção. O ERP pede ao WMS as caixas necessárias para realizar o processo de calibração e o Easy WMS as fornece sob demanda.

Operação totalmente robotizada

Com este buffer automático, a Hacienda La Albuera possui uma solução que permite gerir toda a fruta de forma eficiente e sem qualquer intervenção dos operadores, desde que é recolhida do campo até que seja expedida aos clientes.

Graças à robotização, a empresa reduziu significativamente os tempos utilizados em cada operação, e ao mesmo tempo agilizou as entradas e saídas da mercadoria, possibilitando movimentar mais de 300 paletes por dia. A empresa tem agora uma maior recetividade às mudanças na procura.

Como se isso não bastasse, a automação não só aumentou o desempenho operacional, como tem sido essencial para manter a cadeia de frio necessária para a preservação adequada de frutas e legumes. "Desde a implementação do armazém automático, crescemos 85%. Além disso, garantindo o fornecimento automático de frutas para a área de calibração e manufatura, podemos dedicar-nos a outras operações que agregam mais valor ao nosso negócio", comemora Paco Casallo.

Estamos muito satisfeitos com o armazém automático autoportante, pois, ele proporcionou-nos controlo de stock perfeito, maior capacidade de resposta e agilidade para fornecer a área de calibração e manufatura em menos de três minutos. Por isto, melhoramos a qualidade do nosso serviço e reduzimos os custos, evitando paragens de produção devido à falta de abastecimento.

Paco CasalloPresidente da Hacienda La Albuera

Benefícios para a Hacienda La Albuera

  • Buffer automático: a empresa gere a fruta de forma completamente robotizada, desde que chega do campo até ser enviada aos clientes.
  • Abastecimento just-in-time: o armazém automático fornece a mercadoria necessária à área de calibração, com uma preparação gradual e sob procura.
  • Temperatura controlada: o Easy WMS cuida da localização de contentores na área correta com base na rotatividade, na temperatura necessária e pelo tempo que devem permanecer no armazém automático.
Armazém automático para paletes
Capacidade de armazenagem: 1.664 paletes
Nº máximo de contentores: 5.800
Dimensões das paletes: 1.000 x 1.200 mm
Peso máximo por palete: 1.000 kg
Altura das estantes: 17,4 m
Comprimento das estantes: 46 m

Fale com um especialista 211 450 662

Peça informação e/ou orçamento