A Mecalux constrói um dos maiores armazéns automáticos autoportantes da Europa

A Mecalux constrói um dos maiores armazéns automáticos autoportantes da Europa

Uma referência mundial em armazéns automáticos autoportantes

Hayat-kimya

A Hayat Kimya é um dos principais fabricantes de bens de grande consumo, especificamente no setor de produtos de higiene e de limpeza, no mercado euro-asiático. Fundada em 1937 e com sede na Turquia conta, atualmente com 5.200 trabalhadores, exportando para mais 100 países. Tendo em consideração a previsão de crescimento para os próximos anos, a empresa decidiu investir na construção de um dos maiores armazéns automáticos autoportantes da Europa, com uma capacidade para 161.000 paletes.

  • Vídeos
  • Imagens
  • Ficha técnica
  • Descarregar PDF

Necessidades do cliente

A Hayat Kimya contava na sua sede de produção de Izmit (Turquia), com uma instalação industrial de grandes dimensões que abrangia uma superfície de 357.000 m² compreendida por um armazém e três fábricas: fábrica de detergentes, fábrica de produtos de higiene e fábrica de papel higiénico e lenços de papel.

Devido ao enorme crescimento da produção da Hayat nos últimos anos, a empresa viu-se confrontada com a necessidade de construir um novo centro logístico que fosse capaz de atender o aumento da produção e reduzir o tempo de entrada e de saída de mercadorias a fim de responder à crescente demanda no menor período de tempo possível e com a maior eficiência.

Uma das prioridades estabelecidas pela empresa consistia em eliminar o transporte entre os diferentes pontos da instalação no intuito de conseguir um movimento fluido e contínuo entre as fábricas e o armazém ganhando, consequentemente, economia de tempo e custos. Também era fundamental que o novo centro logístico fosse suficiente em capacidade e eficiência eliminando a necessidade de armazéns externos.

Definidos os objetivos prioritários, a Hayat Kimya confiou à Mecalux a construção de um armazém capaz de assumir toda a gestão logística de uma forma integrada e automatizada sendo que a entrada de mercadoria, armazenagem, preparação de pedidos e expedição formariam um conjunto capaz de gerir um grande volume de produção.

Solução proposta pela Mecalux

As dimensões do projeto foram, indiscutivelmente, um desafio para a Mecalux. O primeiro passo foi a construção de um armazém autoportante capaz de satisfazer as necessidades do cliente, com dimensões impressionantes que superam amplamente um armazém convencional: 120 m de comprimento, 105 m de largura e 46 m de altura. Sobre a estrutura, devido ao elevado risco sísmico na região, foram utilizadas 10.000 toneladas de aço (incluindo 2.000 toneladas adicionais de materiais de reforço antissísmicos) e componentes de fixação de reforço. O resultado foi uma área de 12.600 m² com capacidade para armazenar 161.000 paletes. Para ter uma ideia o número de paletes colocadas em fila é o equivalente a uma distância de 193,2 km.

O passo seguinte foi o planeamento cuidadoso da distribuição do novo centro de armazenagem, resolvido com diferentes níveis e áreas interligadas entre si através de equipamentos automáticos de manutenção:

Armazém:
Atendido por 15 transelevadores que alocam as mercadorias nas estantes de profundidade simples e dupla, com 24 níveis de armazenamento em altura. Os transelevadores têm uma capacidade conjunta de 480 ciclos de movimentação combinados.

Edifício de operação com 4 pisos:

  • Piso 0: Entrada de mercadorias da fábrica de detergentes (localizada a 2 km), através de um sistema de descarga automática de camiões e 450 metros de eletrovias que deslocam as mercadorias a uma velocidade de 100 m/minuto e que também são utilizadas para a expedição das paletes. A zona de expedição do Piso 0 dispõe igualmente de 17 canais dinâmicos com capacidade para 33 paletes/cada.
  • Piso 1: Escritórios.
  • Piso 2: Destinado às operações de picking; está dividido em duas zonas, sendo uma para picking manual com estantes de paletização convencional e outra para picking automático com canais dinâmicos atendidos por 4 lançadeiras destinadas a produtos de maior rotatividade. A mercadoria chega a esta zona através de 4 elevadores que fazem o transporte a partir do Piso 3. A palete quando está completa é embalada, etiquetada e enviada através de dois elevadores para a zona de expedição do Piso 0, atendida por eletrovias.
  • Piso 3: Entrada de produtos no armazém provenientes das fábricas de produtos de higiene e de papel transportados por eletrovias a uma distância de 450 metros.

A interligação entre os centros de produção e o armazém, bem como a preparação das paletes é realizada através de 4 túneis elevados equipados com transportadores de acumulação e elevadores de carga dupla.

Por último, para que todo o sistema funcione como uma engrenagem perfeita, a Mecalux incorporou a sua mais avançada tecnologia de controlo e monitorização. O software de gestão Easy WMS controla, coordena e otimiza todos os processos logísticos da Hayat Kimya, realizando também uma excelente gestão do stock e elaborando um inventário permanente.

Segundo afirma o Diretor da Instalação, Umit Ügur, da Hayat Kimya: “O mais importante na construção de um armazém automático é identificar e especificar corretamente, quais são as necessidades e expetativas. Assim, todos os processos serão projetados da maneira mais adequada. Quanto mais correto for o projeto inicial, maior será a eficiência e o benefício obtido do armazém automático".

Benefícios para o cliente

A construção de um centro logístico adaptado minuciosamente às necessidades, a utilização da tecnologia mais avançada nos sistemas de armazenagem, a automatização de todos os processos e a implementação do software de gestão Easy WMS permitiram à Hayat Kimya aumentar a produtividade e melhorar o serviço ao cliente com maior eficiência e menor custo possível.

O chefe de logística, Tarik Demiryakan, da Hayat Kimya comenta-nos: "A Hayat Kimya fez um grande investimento neste armazém e estamos muito satisfeitos por conseguir obter benefícios de forma imediata. Economizamos muito dinheiro fechando os armazéns externos e criando um armazém central que nos permitiu eliminar o transporte entre os diferentes pontos. Atualmente, para qualquer processo as mercadorias são transportadas sem manipulação humana".

Estes são alguns dos benefícios obtidos de forma imediata:

  • Agilidade no processo de deslocamento das mercadorias;
  • Grande aumento no número de movimentação de entrada e saída;
  • Operação contínua: sistema de entrada e saída de camiões operacionais 24 horas por dia, 7 dias por semana, com capacidade para gerir, nos períodos de pico, até 400 paletes/hora de entrada e até 450 paletes/hora de saída, com uma média diária de entrada de 6.500 paletes e uma média de saída de 7.000 paletes;
  • Integração dos processos de receção, preparação e expedição de mercadorias graças ao software de gestão Easy WMS. O Diretor de Desenvolvimento de Sistemas e Operações, Celalettin Dizman, afirma: “Com a ajuda da equipa da Mecalux aperfeiçoamos a maioria dos nossos processos funcionais com o WMS. Temos um ótimo sistema que está totalmente integrado desde o início da produção até o carregamento do camião”.
Centro logístico de Izmit, Turquia
Comprimento:: 120 m
Largura:: 105 m
Altura:: 46 m
Nº de corredores:: 15
Largura do corredor:: 1.800 mm
Nº de transelevadores:: 15 transelevadores de berço duplo (45 m de altura)
Nº de elevadores:: 12
Eletrovias:: 1 km de carris
Transportadores:: 1 km de circuito
Lançadeiras:: 4
Canais de picking dinâmico:: 17
Sistema de gestão de armazéns:: Easy WMS
Nº níveis de carga:: 24
Altura dos níveis de carga:: 1.750 mm
Capacidade por vão:: 3 paletes por vão x fundo duplo
Unidade de carga:: Europaletes de 800 x 1.200 mm de 700 kg para detergentes e de 450 kg para produtos de higiene e lenços de papel
Capacidade total:: 161.000 paletes

Fale com um especialista