Ao navegar no nosso site assumimos que aceita a utilização de cookies próprios e de terceiros para melhorar a sua experiência de navegação e serviço. Para mais informação, consulte a nossa Política de Cookies. Aceitar

A Mecalux montou para a Porcelanosa o maior armazém de cerâmicas da Europa

16/01/2008

A Mecalux montou um armazém automático para a Porcelanosa num impressionante edifício de 35 m de altura por 260 m de comprimento situado em Vila-Real (Castellón - Espanha). A instalação dispõe de uma capacidade para acomodar cinco milhões de metros quadrados de azulejos num total de 102.000 paletes.

O investimento de todo o centro logístico montado pela Mecalux para a Porcelanosa, incluindo a sua robotização e obra civil, alcançou os 19 milhões de euros na primeira fase. Nesta primeira fase, foram instalados 11 transelevadores que, desde então, servem a 22 estantes de profundidade simples e foram montados centos de elementos periféricos, desde transportadores de rolos, de corrente e por gravidade a mesas giratórias, passando por lançadeiras, empilhadores de paletes e elevadores.

Numa segunda fase, que se levou a cabo recentemente, foram colocados mais quatro transelevadores e oito estantes de profundidade simples, para além das respectivas cabeceiras de entrada e saída de paletes. O conjunto de armazenagem é extremadamente amplo, está formado por 30 estantes com 163 m de profundidade e quase 31 m de altura.

Transelevadores bicoluna
Para permitir a Porcelanosa trabalhar com uma total eficiência e segurança, a Mecalux instalou 15 potentes transelevadores bicoluna com a mesma altura das estantes, que operam por uns corredores de 1.750 mm de largura a 180 m/min e têm capacidade para elevar paletes de 1.600 kg a uma velocidade de 48 m/min. Todos os transelevadores dispõem de um elevador independente que permite realizar as operações de manutenção, assim como operar o transelevador em modo manual sempre com uma excelente visibilidade.

O armazém recebe cada dia 200 pedidos das áreas comerciais da empresa. 50% do produto fabricado é armazenado nesta instalação e que tem como destino final as lojas próprias da Porcelanosa, distribuídas por mais de 80 países em todo o mundo. As paletes carregadas com o produto que procede da fábrica, com comunicação directa com o armazém, devem atravessar um túnel subterrâneo de 300 m de comprimento e 3 m de profundidade dotado de um transportador e ao qual a carga é baixada através de um monta-cargas. No final do trajecto, a mercadoria chega a umas linhas automatizadas que a transportam até a cabeceira do armazém.

Pelo processo de etiquetagem e identificação, passo prévio à colocação das paletes nos pontos de entrada, passam cerca de 1.200 unidades de carga por dia em direcção ao armazém e diariamente são expedidas umas 1.800 paletes. O armazém da Porcelanosa necessita de um trabalho ágil e eficaz e, por esta razão, foram instaladas estantes de profundidade simples que permitem uma maior velocidade nas operações de entrada e saída das paletes. Este grande armazém conta também com vários postos de picking com quatro manipuladores pneumáticos que, graças às suas pinças, permitem ao operário agarrar facilmente a mercadoria que normalmente é muito pesada.

Sobre Mecalux
A Mecalux é um dos líderes mundiais em soluções globais de armazenagem. A sua actividade principal consiste no desenho, fabrico, comércio e prestação de serviços relacionados com as estantes metálicas, armazéns automáticos e outras soluções de armazenagem. O Grupo Mecalux dispõe actualmente de 8 centros de produção em 6 países, presença comercial directa em 16 países, 3.000 profissionais e uma facturação em 2006 de 531,1 milhões de euros. A Mecalux conta com uma posição estratégica para o desenvolvimento de tecnologia de armazenagem automática e uma forte implantação em todos os mercados onde opera.