Mecalux alcança uma facturação de 298,2 milhões de euros no terceiro trimestre de 2009

21 out 2009

A Mecalux fechou o terceiro trimestre de 2009 com um volume de negócio de 298,2 milhões de euros, o que se traduz numa redução de 39,9% face ao mesmo período homólogo de 2008. A Mecalux atribui este dado a uma menor actividade económica global e a um atraso na tomada de decisões de investimento de muitas empresas. Neste sentido, a empresa realizou um notável esforço na redução dos custos ao mesmo tempo que ganha eficiência. O Grupo continua apostando nas novas tecnologias e nos seus planos de desenvolvimento em I+D+i. O seu produto estrela, o Mecalux Easy® já foi lançado nos 14 países onde a empresa opera e, apresentado em feiras como a SIMO Network em Madri, Espanha.

Aumento do número de pedidos em 49% na área NAFTA
A incorporação ao negócio da Interlake, recentemente adquirida, implicou um aumento do número de pedidos em 49% na área NAFTA em relação ao mesmo período do ano anterior. Para a MECALUX, este dado indica uma gradual recuperação da área NAFTA, que já representa 22,5% das vendas do Grupo. Nos mercados do Sul da Europa (Espanha, França, Itália e Portugal), a facturação sofreu uma redução de 45% face ao período homólogo do ano anterior. O Mercosul registou uma descida de 46%. Esta área representa 10,5% das vendas totais do Grupo.

Resultado líquido
O resultado líquido do Grupo foi de -11,6 milhões de euros, enquanto que no terceiro trimestre de 2008 alcançou os 39,6 milhões de euros.

Por outro lado, o EBITDA do terceiro trimestre atingiu os 0,3 milhões de euros, o que reflecte o impacto da menor actividade industrial e comercial. A Mecalux prevê que, nos próximos meses, se concretizem os benefícios do processo de redução de custos.