Mecalux construiu o novo armazém automático da Becton Dickinson

01 dez 2008

A Mecalux, fornecedor mundial de soluções globais de armazenagem, desenhou e montou o novo armazém automático para o centro de produção da Becton Dickinson em Fraga (Huesca-Espanha), o qual está conectado com o processo produtivo do centro de produção. O novo armazém desta multinacional que se dedica ao fornecimento de tecnologia médica permitirá melhorias no seu sistema de distribuição, redução de custos e um importante aproveitamento do espaço destinado à armazenagem. O total do investimento inicial executado pela Mecalux alcançou os 7,1 milhões de euros para um armazém completamente automático. A automatização de armazéns como meio para a melhoria da eficácia no controlo logístico das empresas é uma das principais apostas da Mecalux. Esta divisão de tecnologia para armazéns, inclui software, robótica e manutenção e actualmente regista um forte crescimento.

A produção ajusta-se automaticamente à procura, sistema MECALUX EASY.
Este armazém inteligente ajusta através de um software específico, o sistema MECALUX EASY, um sistema de gestão próprio da Mecalux, as necessidades da distribuição com as possibilidades e ritmos da produção, permitindo uma fabricação adaptada às necessidades dos diferentes clientes. A Mecalux desenhou, desenvolveu e produziu todos os elementos que intervêm neste armazém: o software de controlo e software de gestão, as estantes autoportantes, os transelevadores, os sistemas de transportadores e paletização e comunicação, assim como o sistema de protecção contra incêndios e as necessárias obras de fecho. Este novo equipamento conta também com robôs antropomórficos, robôs que contam com uma configuração que permite aceder com facilidade a zonas com obstáculos pois dispõem de uma configuração adaptável. A capacidade total do armazém é de 25.200 paletes em formatos de entrada de 1.500 e 2.300 mm de altura, equivalente a 28.000 paletes em formato de saída, através da transformação em linha de paletes de 2.300 a 1.500 por meio de um robô antropomórfico, ajustando-se automaticamente aos requerimentos de formato dos pedidos dos clientes. Por dia é pode-se expedir 3.300 paletes trabalhando as 24 horas, contando, para tal, com um armazém com estantes autoportantes gerido por 6 transelevadores coordenados e dirigidos pelo sistema MECALUX EASY conectado com o ERP da Empresa.

Principais números

  • Montante do investimento executado pela Mecalux: 7,1 M de euros.
  • Altura do armazém: 36 metros.
  • Longitude total do armazém: 99,8 metros.
  • Largura do armazém autoportante: 43,75 metros.
  • Volume: 149.544 metros cúbicos.
  • Total paletes: 25.200 paletes.
  • Transelevadores: 6 unidades.

    Becton Dickinson
    A Becton Dickinson é uma empresa multinacional que se dedica ao fornecimento de tecnologia médica centrada na investigação, desenvolvimento, fabrico e distribuição de material médico: dispositivos, instrumentos e consumíveis sanitários fornecidos a entidades sanitárias, laboratórios clínicos e investigação. Foi fundada em 1897, os seus escritórios centrais encontram-se em New Jersey, EUA e conta com cerca de 28.000 profissionais em 50 países. O centro de Huesca foi criado em 1978 e nele trabalham mais de 500 pessoas. (Mais informação sobre a Becton Dickinson em www.bd.com).