MECALUX formaliza a compra de activos da Interlake por 30 milhões de dólares

06 abr 2009

A MECALUX oficializou à CNMV a compra de activos das sociedades UFC Interlake Holding Co., United Fixtures Company, Inc., Interlake Material Handling, Inc. e Conco-Tellus Inc. por um valor de 30 milhões de dólares financiados integralmente com fundos próprios. Entre os activos adquiridos encontram-se os centros de produção de Pontiac (Illinois), e Sumter (Carolina del Sur) e as filiais mexicanas do grupo, proprietárias dos centros de Mexicali e Matamoros. Com esta compra, a MECALUX adquire também a rede comercial e todos os direitos de propriedade industrial. A divisão americana da MECALUX mudará a sua denominação social pelo novo nome de INTERLAKE MECALUX.

De acordo com a legislação dos Estados Unidos (Section 363 do Bankruptcy Code), ao não terem sido apresentadas outras ofertas firmes para a compra destes activos, não foi necessário a celebração de um leilão público, sendo a MECALUX o único adjudicatário.

MECALUX se situa como potencial líder do mercado americano
Para MECALUX, trata-se de uma oportunidade de mercado que supõe aumentar a sua presença nos Estados Unidos da América e México, mercados nos quais a MECALUX está potenciando a sua futura expansão.

É importante recordar que, a UFC Interlake Holding Co. foi historicamente a empresa líder do mercado nos Estados Unidos da América por volume de negocio e tecnologia. A MECALUX, com esta oportunidade, adquirirá a carteira de clientes da UFC Interlake Holding Co., na qual encontram-se as maiores empresas dos Estados Unidos da América, o que permitirá à MECALUX desenvolver-se e expandir-se no mercado americano e oferecer os melhores serviços possíveis a estes clientes no resto dos mercados internacionais. Entre estes clientes, encontram-se a WALL-MART, HOME DEPOT, TOYOTA… Além disso, com estes activos se incorporam também uma linha de negócios de serviços e implementação de automatização de armazéns.

Incorporação de quatro centros de produção com tecnologia avançada
Os quatro centros de produção que a MECALUX incorpora no mercado americano são instalações tecnologicamente muito avançadas, com capacidade para produzir a mais completa gama de estantes no mercado americano, que se somará à actual gama da MECALUX. São centros de produção com a mais alta tecnologia e flexibilidade de produção, capazes de cobrir todas as necessidades dos clientes. A estes 4 centros de produção se somam os 2 centros de produção operativos que a MECALUX já tem na área (Chicago e México). Assim, a MECALUX passa a dispor de 6 centros de produção neste mercado que lhe vão permitir cobrir completamente e eficazmente todo o território americano e mexicano.

Aquisição de todas as patentes, marcas e tecnologia da INTERLAKE
Dentro da propriedade industrial que adquire a MECALUX, encontram-se todas as patentes e marcas, assim como toda a tecnologia necessária para continuar a desenvolver a base de produtos da UFC Interlake Holding Co. A MECALUX também adquire a marca líder no mercado canadense REDIRACK que, nestes momentos, está licenciada em Royalty à empresa líder em estantes no Canadá. A INTERLAKE MECALUX prevê, quando as condiciones do mercado sejam favoráveis, um desenvolvimento muito importante nos Estados Unidos da América e no México, tanto em volume de vendas de estantes como de suas novas divisões de tecnologia para oferecer armazéns automáticos e software em todo o mercado americano.

O mercado americano, com o futuro desenvolvimento do grupo, será um dos mais importantes e equilibrará o posicionamento do grupo, com uma previsão de vendas de 50% na Europa e de 50% nos Estados Unidos da América.

No total, a MECALUX possuirá 12 centros de produção
Com esta operação, o grupo MECALUX passará de 8 centros de produção actuais a 12 fábricas no total, convertendo-se em um dos líderes mundiais por capacidade e tecnologia dedicada ao sector da armazenagem.