Mecalux monta um transelevador de vanguarda para a Cáceres Galindo

28 fev 2008

Chama-se TRB 4000/32 S e tem capacidade para movimentar cargas de 4 t e a uma altura de 6,5 m a 30 m. É o novo transelevador que a Mecalux instalou nas novas instalações do Grupo Cáceres Galindo. Uma máquina de vanguarda muito pouco convencional.

As novas instalações da Cáceres Galindo, empresa dedicada ao comércio artigos de calefacção, canalização, ar condicionado, gás e energia solar, estão situadas em Cabanillas del Campo (Guadalajara - Espanha). O seu armazém automático é o responsável pela manutenção das mais de 14.000 referências que a empresa dispõe no seu catálogo.

O elemento fundamental e protagonista deste armazém é, sem dúvida alguma, o potente transelevador TRB 4000/32 S de serviço recto (sem curvas), uma modalidade também muito pouco convencional que permite armazenar a carga aproveitando a profundidade da estante. A máquina tem 32 m de altura e opera num corredor com duas estantes que acomodam plataformas de 2,7 x 6,5 m, um tamanho muito superior ao convencional e com um peso que pode alcançar perfeitamente as 4 t. O posicionamento é realizado através de um telémetro laser nos movimentos de translação e elevação e com encoders absolutos para o sistema de entrega e recolha das plataformas.

Devido à grande envergadura das unidades de carga, a máquina está preparada para completar ciclos máximos de 16 plataformas por hora, com uma velocidade de translação de 80 m/min e de elevação de 30 m/min. Também, foram colocados detectores que avisam o excesso de velocidade, de sobrecarga e de fim de percurso. A comunicação com estes detectores é realizada por meio de infravermelhos através de fotocélulas.

Instalação completa
A recém inaugurada sede do Grupo Cáceres Galindo está dotada de uma plataforma logística que consta de diferentes partes: um armazém autoportante e automático que alberga o stock com três postos de entrada ou saída; um cais de descarga para a recepção da mercadoria; seis cais de carga concebidos para a expedição; e seis armários verticais para a preparação dos pedidos. Para além disso, o edifício conta com uma zona de estantes de carga ligeira e outra de armazenagem no solo para a preparação de pedidos; uma plataforma destinada ao picking da gama de ar condicionado; e um tow line ou sistema de transporte de porta-paletes que comunica a zona de preparação de pedidos com os diferentes cais de carga.

Sobre a Mecalux
A Mecalux é um dos líderes mundiais em soluções globais de armazenagem. A sua actividade principal consiste no desenho, fabrico, comércio e prestação de serviços relacionados com as estantes metálicas, armazéns automáticos e outras soluções de armazenagem. O Grupo Mecalux dispõe actualmente de 8 centros de produção em 6 países, presença comercial directa em 16 países, 3.000 profissionais e uma facturação em 2006 de 531,1 milhões de euros. A Mecalux conta com uma posição estratégica para o desenvolvimento de tecnologia de armazenagem automática e uma forte implantação em todos os mercados onde opera.