MECALUX nomeará conselheiro independente a Eduardo Montes, actual Senior Vicepresident da Siemens AG

15 set 2007

A Mecalux nomeará como novo conselheiro independente da empresa a Eduardo Montes, actual Senior Vicepresident da multinacional alemã Siemens AG. Eduardo Montes ocupará o cargo que deixa livre o jurista Juan Poch, que será designado assessor da presidência como reconhecimento à sua contribuição para o desenvolvimento e êxito da Mecalux. A nomeação de Montes tem como principal objectivo apoiar o rápido processo de internacionalização da Mecalux. O Grupo está aumentando de forma notável a sua presença e cotas nos mercados internacionais e, por outra parte, tem prevista a compra da americana UFC Interlake em 2008.

A nomeação de Eduardo Montes se realizará pelo procedimento de cooptação e deverá ser ratificada na próxima Assembleia Geral de Accionistas da Sociedade.

Eduardo Montes, de 55 anos, é actualmente Senior Vicepresident da multinacional alemã Siemens AG. Montes comparte esta responsabilidade com o seu cargo de Presidente do Conselho de Administração da filial espanhola. Montes incorporou-se à Siemens em 1975 e depois de sete anos na empresa, inicia uma nova etapa na qual ocupa diferentes cargos em diferentes empresas e instituições públicas vinculadas às telecomunicações, voltando de novo à Siemens em 1995. Em maio de 2006 incorpora-se ao Managing Board da Siemens AG com cargo de Senior Vice President e é nomeado CEO da divisão de Comunicações, a maior do Grupo Siemens a nível mundial. Desde 2007 é membro do Conselho de Administração da Nokia Siemens Networks e Presidente do Conselho de Supervisão da Siemens Enterprise Communications.

Por outro lado, é presidente do Clube Excelência em Gestão, do Clube de Excelência em Sustentabilidade e presidente do Comité de Inovação, Tecnologia e Desenvolvimento do Círculo de Empresários. Além disso, Eduardo Montes recebeu numerosas menções em reconhecimento à sua carreira profissional (ex. "Líder Empresarial do Ano“ pela revista de negócios "Executivos," "Melhor Empresário do Ano" pela AT Kearney, "Directivo do Ano" pela revista "Actualidade Económica.") e pelo seu compromisso pessoal (Grã-Cruz da Ordem de Mérito da República Federal da Alemanha).

A MECALUX é um dos líderes mundiais em soluções globais de armazenagem. A sua actividade principal consiste no desenho, fabrico, comercialização e prestação de serviços relacionados com as estantes metálicas, armazéns automáticos e outras soluções de armazenagem. O Grupo Mecalux dispõe de 8 centros de produção em 6 países, presença comercial directa em 16 países, 3.100 profissionais e uma facturação em 2006 de 531,1 M de euros. A Mecalux conta com uma posição estratégica para o desenvolvimento de tecnologia de armazenagem automática e uma forte implementação em todos os mercados onde está presente.