
British Sugar: sistemas automatizados para enfrentar os desafios futuros da cadeia de abastecimento
A British Sugar otimizou os seus processos logísticos com a rapidez e eficiência do seu novo armazém na refinaria de Wissington
Transcrição
Ter um único fornecedor como a Mecalux, que nos forneceu tanto as soluções de armazenamento automático como o software, não só foi muito vantajoso durante as fases de projeto e implementação, mas também ajudou-nos muito agora que o sistema está operacional.
A British Sugar, fundada em 1912, é a principal produtora de açúcar de na Grã-Bretanha e Irlanda.
A empresa britânica produz 1,2 milhão de toneladas de açúcar por ano nos seus 4 centros de produção.
Em Wissington encontra-se uma das instalações mais emblemáticas de British Sugar: a maior fábrica de processamento de açúcar da Europa.
As operações logísticas são cruciais para a estratégia de negócios da British Sugar. Somos o fornecedor preferencial dos nossos clientes, e isso significa otimizar a nossa cadeia de abastecimento após a retirada do produto do silo, onde a logística é essencial.
Para impulsionar o ritmo de crescimento, a empresa britânica recorreu à tecnologia. A Mecalux desenvolveu uma solução automática que agiliza as operações de manuseio e armazenamento, maximiza a superfície disponível e garante a rastreabilidade exata da mercadoria.
O novo armazém, ligado automaticamente à produção, está equipado com o sistema Pallet Shuttle com transelevador. A solução, que automatiza a movimentação de todos os produtos, permite que a British Sugar agilize as tarefas de armazenamento e enfrente com eficiência o aumento da procura.
Composto por 6 corredores, o armazém automático armazena 4.500 paletes e está equipado com 6 carros motorizados e 6 transelevadores.
A inovação está presente em tudo o que fazemos e é essencial para o futuro das nossas fábricas. Por isso, procuramos continuamente melhorar nossas operações e, em particular, otimizar o nosso armazém: é vital para satisfazer as necessidades dos nossos clientes e ser o seu fornecedor preferencial.
Os transelevadores movem as paletes para a localização de armazenamento correspondente. Uma vez lá, um carro motorizado percorre o interior dos canais para armazenar e retirar a mercadoria com total autonomia.
O armazém de British Sugar também possui um circuito de transportadores de paletes que liga o armazém à fábrica e automatiza a movimentação de produtos acabados das linhas de produção.
A automatização do sistema Pallet Shuttle com transelevadores e transportadores de paletes permite à empresa britânica atingir os ciclos necessários para atender a procura dos clientes.
VOZ EN OFF Outro pilar fundamental da cadeia de abastecimento de British Sugar é a digitalização. O software da Mecalux, Easy WMS, direciona os processos logísticos e gere a mercadoria armazenada em tempo real.
O Easy WMS garante um controle rigoroso da mercadoria e a rastreabilidade do stock desde a chegada da produção até o envio aos clientes.
Como resultado da solução projetada e implementada pela Mecalux, o armazém automatizado da British Sugar realiza cerca de 3.000 movimentos diários de mercadorias: 1.500 novas paletes das linhas de produção que são armazenadas automaticamente e 1.500 paletes adicionais que são enviadas para clientes espalhados por toda a Europa.
O processo logístico começa quando os produtos acabados das linhas de produção são colocados no transportador localizado na parte frontal do armazém automático.
Assim que os produtos chegam ao posto de controle, o Sistema de Gestão de Armazém Easy WMS verifica se as paletes cumprem as condições para serem armazenadas.
Os transportadores para paletes ligam o armazém automático com a produção e distribuem a mercadoria num dos 6 corredores.
O transelevador, com o carro motorizado no berço, recolhe a mercadoria do transportador e desloca-a para o canal atribuído pelo Easy WMS. O carro elétrico move a palete para a primeira posição livre no canal. O controle de movimento com Easy WMS garante total rastreabilidade em tempo real de todas as referências armazenadas.
Com o Easy WMS, a expedição da mercadoria é realizada de forma eficiente e sem erros. O sistema garante a entrega dos pedidos no prazo e a satisfação do cliente. Na área de expedição, gerida pelo Easy WMS, a instalação de British Sugar possui um sistema para agilizar o carregamento dos camiões. São 4 linhas de transportadores onde é agrupada a mercadoria a ser embarcada. Os operadores carregam os produtos pelos acessos laterais do camião. Com este sistema, podem ser carregados 104 paletes por hora, ou seja, um camião de 26 paletes a cada 15 minutos. Também foi instalada uma doca secundária no armazém onde os produtos são carregados pela traseira do camião. Um camião completo é expedido desta doca a cada hora.
A automatização trouxe-nos múltiplos benefícios, sobretudo ao nível da melhoria da segurança e saúde dos operadores, fruto da redução dos movimentos dos empilhadores dentro do armazém.
Como fornecedor preferencial que somos, é extremamente importante que tenhamos total rastreabilidade do nosso stock. O Easy WMS oferece uma análise aprofundada de cada produto, se necessário, para conhecer o histórico completo e a origem de qualquer palete dentro do armazém.
A British Sugar é um negócio muito dinâmico, o que exige que tenhamos flexibilidade entre os nossos sistemas de armazenamento e no chão de fábrica para gerir as flutuações na procura de produção sem esforço.
A British Sugar consolidou a sua logística graças à agilidade e eficiência do seu novo armazém na fábrica de Wissington.
A Mecalux, como fornecedor integral desta solução logística, reafirmou o compromisso de British Sugar com a inovação e a tecnologia, fornecendo os sistemas robóticos adequados para enfrentar os desafios futuros da cadeia de abastecimento.