Máxima capacidade e rentabilidade no armazém da Cárnicas Chamberí

A solução escolhida foi o sistema Pallet Shuttle que utiliza um transelevador, pois maximiza o espaço, agiliza os movimentos da mercadoria e reduz o consumo de energia para gerar frio.

Máxima capacidade e rentabilidade no armazém da Cárnicas Chamberí

Transcrição

A poucos quilómetros de Toledo está localizado o centro logístico da Cárnicas Chamberí, uma das empresas do setor frigorífico mais tradicionais da Espanha.

Dando resposta aos planos de expansão da empresa, a Mecalux projetou, construiu e implementou uma câmara de congelamento automática para carne que, graças à solução Pallet Shuttle com transelevador, maximiza o espaço, agiliza os movimentos da mercadoria e reduz o consumo de energia elétrica para gerar frio.

Daniel Brea - CEO Cárnicas Chamberí
Somos fundamentalmente uma empresa familiar, pioneira no corte industrial da carne de porco na região de Madrid, junto com outras empresas. As nossas raízes estão no centro do país, mas vendemos para qualquer lugar do mundo. A equipa técnica e comercial da Mecalux deu-nos suporte contínuo, atendendo a todos os nossos requisitos. E, no final, isso concretizou-se num armazém robotizado, que nos proporciona a máxima rentabilidade."

O armazém, que trabalha a uma temperatura controlada de -25 ºC, é composto por um corredor com dois blocos de estantes compactas de 7 m de altura em ambos os lados.

Um transelevador encarrega de mover as paletes das posições de entrada do armazém para qualquer canal de armazenamento. Uma vez ali, um carro motorizado transfere a mercadoria para depositá-la na posição livre mais profunda de cada canal.

O carro elétrico conta com supercapacitadores que são carregados de forma autónoma enquanto estão a bordo do transelevador, portanto sempre estão disponíveis para executar as ordens.

Trata-se de um sistema compacto que permite localizar uma mesma referência em cada canal de armazenamento.

A solução Pallet Shuttle com transelevador foi essencial para aproveitar totalmente a àrea de armazenamento disponível: em apenas 633 m2 de superfície e 7 metros de altura foi possível armazenar 1.815 paletes com um peso máximo unitário de 1.000 kg.

Além de aproveitar o espaço, a solução automática compacta também diminui o consumo de energia elétrica uma vez que reduz a volumetria que deve ser refrigerada mantendo a cadeia de frio dos produtos.

Antes de entrar no armazém as paletes devem atravessar uma pré-câmara com um sistema de eclusas com duas portas que nunca estão abertas simultaneamente, evitando assim a perda de frio devido à passagem das cargas.

A automatização dos processos reduziu o tempo utilizado em cada operação, agilizando a entrada e saída de produtos e, consequentemente, aumentou a capacidade de reação diante das variações ocorridas na demanda.

O Pallet Shuttle automático permite que a Cárnicas Chamberí possa mover até 120 paletes de entrada e 150 de saída por dia.

Juan Carlos Camacho - Diretor Financeiro
"Atualmente qualquer empresa concentra os seus esforços para oferecer um excelente atendimento ao cliente. A Mecalux oferece uma ferramenta fundamental que nos ajuda nesse sentido, pois podemos preparar os pedidos à noite, com um robô que é programado para que de manhã, quando chegarmos, já tenhamos os pedidos prontos e organizados para expedir."

O movimento de paletes é controlado o tempo todo pelo Sistema de Gestão de Armazém Easy WMS da Mecalux. Um sistema que oferece informação em tempo real acerca do status do stock e contribui para que a cadeia logística do frigorífico seja mais eficiente.

O SGA encarrega-se de diferenciar os artigos já a partir do momento em que chegam ao armazém atribuindo-lhes uma localização.

Juan Carlos Camacho - Diretor Financeiro
"A Mecalux possui uma excelente ferramenta de gestão que se denomina Easy WMS. E de que forma essa ferramenta nos ajuda? Ela permite controlar completamente os nossos lotes, saber o tempo todo onde estão localizados os nossos produtos, assim como nos ajuda a configurar com muita rapidez qualquer packing list."

Na Cárnicas Chamberí o cliente é a principal prioridade. Lidar com uma procura crescente é um desafio que a empresa já superou graças à sua colaboração com a Mecalux. A automatização da sua logística é um verdadeiro sucesso que se traduzirá no ponto de partida da sua expansão internacional.