
Salvesen, Centro logístico semiautomatizado a temperatura controlada
A Salvesen aumentou sua produtividade maximizando a utilização do espaço
Transelevador trilateral automático: Salvesen
Transcrição
A Salvesen Logística, empresa líder em distribuição alimentar, dispõe de um centro logístico de temperatura controlada em Sevilha, Espanha.
Este projeto elaborado e desenvolvido pela Mecalux que transformou um armazém com uma utilização pouco eficaz do espaço, num centro logístico semiautomatizado capaz de cumprir um exigente nível de serviço.
A Mecalux dividiu o espaço do armazém em duas áreas claramente diferenciadas: O armazém automático, que ocupa a área do antigo armazém, e a área com estantes compactas Push-back de rolos.
Pelas características dos produtos distribuídos pela Salvesen, os dois armazéns são mantidos sob temperaturas entre 4 e 7 ˚C.
O projeto foi realizado por fases mantendo-se um stock estável que garante o perfeito funcionamento da instalação durante a montagem.
O armazém conta com 6 transelevadores automáticos trilaterais de 9,8 m de altura, que atendem 6 corredores de estantes de profundidade simples de 48,5 m de comprimento.
O conjunto dos 6 transelevadores trilaterais permite alcançar um ciclo combinado de 100 paletes de entrada e 100 paletes de saída por hora com uma velocidade de translação de 100 metros por minuto.
Este tipo de transelevador não precisa de um caminho superior, o que permite aproveitar melhor a altura desigual do armazém com telhado de duas águas, conseguindo cinco níveis de carga.
Além disso, não é necessário que o chão tenha uma alta planimetria uma vez que se deslocam sobre carris.
ISRAEL PEREZ (Responsável pela manutenção)
O transelevador trilateral automático da Mecalux, ao poder atuar quase em cota zero permite-nos aproveitar ao máximo o espaço, além de ter um controlo total sobre o nosso stock.
Os processos de entradas, armazenagem e expedições são geridos e otimizados graças ao software de gestão de armazém EASY WMS da Mecalux, que permite um maior número de fluxos por hora e uma total rastreabilidade da mercadoria.
Este centro logístico conta com uma doca automática de descarga de camiões. Com este sistema é possível descarregar, em 2 minutos, um camião inteiro com 33 paletes.
Antes de serem transladados à cabeceira, as paletes devem passar pelo controlo de gabarito, onde se verifica se o seu peso, tamanho e qualidade cumprem os padrões estabelecidos.
Duas lançadeiras, uma em cada extremo do armazém, depositam as paletes num circuito de transportadores fazendo a deslocação até à entrada do armazém.
Os transelevadores encarregam-se de retirá-las e depositá-las nas estantes.
Parte das estantes convencionais do antigo armazém foi destinada ao picking de produtos de alta rotatividade. No total proporcionam uma capacidade adicional de quase 1.500 paletes.
A capacidade conseguida com o armazém automático é de mais de 2.600 paletes.
A Mecalux instalou 20 canais dinâmicos por gravidade em frente das docas de carga. Podem ser depositadas até 7 paletes em profundidade por canal conseguindo aumentar a velocidade nas expedições.
A nova área do armazém conta com estantes de compactação Push-back com rolos. Estas estantes dispõem de 3 níveis de carga e 3 paletes em profundidade por nível.
Ao deslocar-se por impulso e gravidade, os tempos de carga e descarga sofrem uma redução em relação às estantes convencionais.
Esta área quadruplica a sua capacidade chegando às 2.000 paletes.
Um túnel destinado ao picking atravessa cada bloco de estantes para não interferir no processo de carga, que é realizada pela parte frontal com empilhadores trilaterais com caminhos.
Esta solução Mecalux permite uma preparação de pedidos intensiva.
A área dispõe dos seus próprios cais de carga e descarga, eliminando deslocamentos desnecessários entre os dois armazéns.
TORIBIO GUMIEL (Gerente Salvesen Sevilha Málaga)
Os benefícios imediatos obtidos com o novo armazém foram o aumento da produtividade, a otimização em custos e a confiabilidade da pontualidade nos recebimentos e cargas.
A Salvesen aumentou a sua produtividade maximizando a utilização do espaço, conseguindo uma redução nos custos e um rápido retorno do investimento. Tudo isso, graças ao projeto de transformação de seu armazém em Sevilha elaborado e implantado pela Mecalux.