
Pallet Shuttle automático com lançadeiras renova a logística da Cistér
A automatização garante um elevado número de movimentos de mercadoria no menor tempo possível
Transcrição
Perto de Lisboa, em Alcobaça, Portugal, localiza-se a empresa familiar Cistér, especializada na comercialização de frutas e legumes em conserva. O seu centro de produção foi recentemente equipado pela Mecalux com a solução Pallet Shuttle automático que utiliza lançadeira e lhe confere uma grande capacidade de armazenamento e um número muito elevado de ciclos de movimentação de mercadoria.
A modernização do centro responde à necessidade de a empresa otimizar a sua logística, o que lhes permitirá reduzir os seus custos de produção e aumentar a sua capacidade de armazenamento.
A instalação é composta por dois blocos de estantes de 71 metros de comprimento e quase 19 metros de altura.
Os canais mais profundos admitem até 24 paletes e os de menos profundidade 8.
Conta com um total de 52 canais de comprimento com 9 níveis, que oferecem uma capacidade para armazenar quase 13.000 paletes.
Cada nível dispõe de uma lançadeira que se encarrega de deslocar o Pallet Shuttle ao longo dos diferentes canais.
O sistema Pallet Shuttle com lançadeiras multiplica os ciclos/hora pelo número de níveis disponíveis no armazém (nove neste caso). Esta solução é capaz de movimentar 180 paletes/hora, o que fez com que a empresa conseguisse reduzir o tempo destinado à entrada e saída da mercadoria.
O centro logístico é controlado pelo software de gestão de armazéns Easy WMS que facilita todo o fluxo de entradas e saídas, bem como a localização de cada palete e o seu percurso dentro do armazém. Com este sistema a empresa conseguiu agilizar os processos de armazenagem e expedição de paletes, ter uma organização mais rigorosa e controlada do stock e aumentar o volume de encomendas expedidas.
Na zona de entradas, um circuito de transportadores interliga as linhas do centro de produção com o armazém automático.
As paletes saem da fábrica para o armazém que está em outro espaço e outra altura.
Um transportador sobre uma plataforma inclinada transfere a mercadoria, que já vem embalada e etiquetada, para a zona de entrada no armazém automático.
Após as paletes passarem pelo controlo de entrada, são deslocadas para um elevador que as leva para o nível atribuído pelo Easy WMS.
Em cada nível uma lançadeira posiciona o carro em frente ao canal de armazenamento atribuído pelo sistema, e o Pallet Shuttle deposita ou extrai as paletes automaticamente.
O carro elétrico incorpora supercondensadores que são carregados de forma autónoma enquanto estão a bordo da lançadeira, pelo que está sempre disponível para executar as ordens.
Outro elevador encarrega-se de descer a mercadoria para a zona de expedição.
Nesta zona estão localizados 18 canais dinâmicos, agrupados de três em três, que utilizam duas lançadeiras que classificam os produtos por rota ou cliente.
Os operários recolhem a mercadoria e depositam-na nos camiões para a sua expedição.
Considerando as perspetivas de crescimento da Cistér também foi prevista a futura ampliação do armazém. Assim, quando a empresa necessitar, serão instalados mais dois blocos de estantes para 10.000 paletes adicionais, além de dois elevadores que permitirão aumentar o fluxo de movimentos da mercadoria.
Graças às soluções de automatização e compactação proporcionadas pela Mecalux, agora a Cistér tem uma cadeia de abastecimento moderna e flexível, que lhe permite oferecer o melhor serviço aos seus clientes, mantendo a sua tradicional qualidade oferecida desde 1919.