Pallet Shuttle automático com lançadeiras renova a logística da Cistér

A automatização garante um elevado número de movimentos de mercadoria no menor tempo possível

Video Pallet Shuttle automático com lançadeiras no armazém da Cistér em Portugal

Transcrição

Perto de Lisboa, em Alcobaça, Portugal, localiza-se a empresa familiar Cistér, especializada na comercialização de frutas e legumes em conserva. O seu centro de produção foi recentemente equipado pela Mecalux com a solução Pallet Shuttle automático que utiliza lançadeira e lhe confere uma grande capacidade de armazenamento e um número muito elevado de ciclos de movimentação de mercadoria.

A modernização do centro responde à necessidade de a empresa otimizar a sua logística, o que lhes permitirá reduzir os seus custos de produção e aumentar a sua capacidade de armazenamento.

A instalação é composta por dois blocos de estantes de 71 metros de comprimento e quase 19 metros de altura.

Os canais mais profundos admitem até 24 paletes e os de menos profundidade 8.

Conta com um total de 52 canais de comprimento com 9 níveis, que oferecem uma capacidade para armazenar quase 13.000 paletes.

Cada nível dispõe de uma lançadeira que se encarrega de deslocar o Pallet Shuttle ao longo dos diferentes canais.

O sistema Pallet Shuttle com lançadeiras multiplica os ciclos/hora pelo número de níveis disponíveis no armazém (nove neste caso). Esta solução é capaz de movimentar 180 paletes/hora, o que fez com que a empresa conseguisse reduzir o tempo destinado à entrada e saída da mercadoria.

O centro logístico é controlado pelo software de gestão de armazéns Easy WMS que facilita todo o fluxo de entradas e saídas, bem como a localização de cada palete e o seu percurso dentro do armazém. Com este sistema a empresa conseguiu agilizar os processos de armazenagem e expedição de paletes, ter uma organização mais rigorosa e controlada do stock e aumentar o volume de encomendas expedidas.

Na zona de entradas, um circuito de transportadores interliga as linhas do centro de produção com o armazém automático.

As paletes saem da fábrica para o armazém que está em outro espaço e outra altura.

Um transportador sobre uma plataforma inclinada transfere a mercadoria, que já vem embalada e etiquetada, para a zona de entrada no armazém automático.

Após as paletes passarem pelo controlo de entrada, são deslocadas para um elevador que as leva para o nível atribuído pelo Easy WMS.

Em cada nível uma lançadeira posiciona o carro em frente ao canal de armazenamento atribuído pelo sistema, e o Pallet Shuttle deposita ou extrai as paletes automaticamente.

O carro elétrico incorpora supercondensadores que são carregados de forma autónoma enquanto estão a bordo da lançadeira, pelo que está sempre disponível para executar as ordens.

Outro elevador encarrega-se de descer a mercadoria para a zona de expedição.

Nesta zona estão localizados 18 canais dinâmicos, agrupados de três em três, que utilizam duas lançadeiras que classificam os produtos por rota ou cliente.

Os operários recolhem a mercadoria e depositam-na nos camiões para a sua expedição.

Considerando as perspetivas de crescimento da Cistér também foi prevista a futura ampliação do armazém. Assim, quando a empresa necessitar, serão instalados mais dois blocos de estantes para 10.000 paletes adicionais, além de dois elevadores que permitirão aumentar o fluxo de movimentos da mercadoria.

Graças às soluções de automatização e compactação proporcionadas pela Mecalux, agora a Cistér tem uma cadeia de abastecimento moderna e flexível, que lhe permite oferecer o melhor serviço aos seus clientes, mantendo a sua tradicional qualidade oferecida desde 1919.