A Finieco, renovou a sua logística com a implementação de um novo armazém automático

Uma das vantagens de automatizar o armazém é a alta disponibilidade da mercadoria. Os transportadores e o transelevador podem estabelecer fluxos contínuos de produtos e operar ininterruptamente 365 dias por ano.

A Finieco, renovou a sua logística com a implementação de um novo armazém automático

Transcrição

A Finieco, um dos maiores produtores de sacos de papel da Europa, renovou a sua logística com a implementação de um novo armazém automático no Porto (Portugal)..

O ritmo de produção da Finieco aumentou progressivamente nos últimos anos, produzindo atualmente mais de 1,5 milhões de sacos de papel por dia.

Para enfrentar o crescimento da procura, a empresa precisava de um centro logístico de alto rendimento para ganhar espaço e melhorar o controlo do stock, e assim evitar erros e custos logísticos.

Baseando-se em tais necessidades, a Mecalux propôs equipar o armazém com o sistema Pallet Shuttle automático que utiliza um transelevador. Trata-se de uma solução que otimiza toda a superfície disponível e proporciona a máxima capacidade de armazenamento. É um sistema compacto desenhado para armazenar produtos com um grande volume de paletes por referência, adequado para instalações com um elevado fluxo de movimentos de mercadoria.

A versão implementada no armazém da Finieco é totalmente automática, pois conta com um transelevador que transporta a mercadoria entre as posições de entrada e saída do armazém para qualquer canal de armazenamento.

O centro pode armazenar um total de até 5.000 paletes distribuídas em 5 níveis que alcançam os 10 metros de altura.

As paletes provenientes da produção chegam ao armazém automático através de um circuito de transportadores.

Um transelevador ligeiro de 9 m de altura circula por um único corredor de 45 m de comprimento posicionando o carro na localização atribuída.

Ao chegar à entrada do canal, o Pallet Shuttle encarrega-se de depositar ou extrair as paletes de acordo com as ordens recebidas mediante o software de gestão de armazéns Easy WMS da Mecalux.

O Easy WMS é o cérebro da instalação, gere todos os processos e operações do armazém para ter um controlo total das paletes armazenadas e poder automatizar tanto as entradas como as saídas de mercadoria em função de cada encomenda.

As saídas do armazém são distribuídas por gravidade em nove canais dinâmicos.

O transelevador trabalha a noite toda seguindo as ordens do Easy, depositando as paletes nos diferentes canais de acordo com a sua classificação por cliente ou rota.

Uma das vantagens de automatizar o armazém é a alta disponibilidade da mercadoria. Os transportadores e o transelevador podem estabelecer fluxos contínuos de produtos e operar ininterruptamente 365 dias por ano.

A Finieco, presente em mais de 70 países, é uma empresa que confia na robotização e nos avanços tecnológicos. Através do armazém equipado pela Mecalux conseguiu automatizar com êxito a sua cadeia de abastecimento, alcançando uma alta competitividade e garantindo, assim, a máxima qualidade dos seus produtos e serviços.