Automatização no armazém de Laboratorios Maverick

Um armazém automático autoportante, estantes dinâmicas, um pulmão sequenciador de paletes e 45 blocos de estantes de paletes. Uma combinação de soluções para o armazenamento e manutenção de todos os seus processos logísticos

Automatização no armazém de Laboratorios Maverick

Transcrição

Neste centro logístico de Tarragona são expedidas diariamente mais de 1.000 paletes. São produtos de higiene e cosmética dos Laboratórios Maverick, pertencente ao Grupo Ubesol.

O constante crescimento desta empresa levou ao lançamento de um novo centro logístico com a finalidade de satisfazer o consumidor e manter a posição da companhia.

A Mecalux liderou o projeto, como fez com a Ubesol.

HUGO MORANTE - Coordinador de operaciones de Maverick
Os Laboratorios Maverick são uma empresa de referência no seu setor no território nacional. Precisávamos de ampliar a nossa zona armazenagem, já que o armazém estava a ficar um pouco pequeno. Ao surgir esta necessidade, começamos a considerar várias opções ou fornecedores para montar esta infra-estrutura. No final decidimos fazer com a Mecalux, pois acreditamos que são uma empresa líder no setor de armazenagem.

A Mecalux implementou neste centro uma combinação de soluções para o armazenamento e manutenção de todos os seus processos logísticos.

Um armazém automático autoportante, estantes dinâmicas, um pulmão sequenciador de paletes e 45 blocos de estantes de paletes.

ARMAZÉM AUTOMÁTICO

O armazém automático de construção autoportante está destinado ao armazenamento do produto acabado.

Foi escolhido um sistema compacto, que combina o Pallet Shuttle com transelevadores, já que o seu cliente trabalha com poucas referências, mas com um elevado número de paletes de cada uma delas.

Pelos seus 3 corredores de 70 metros de comprimento, circulam 3 transelevadores monocoluna que incorporam no seu cesto um carro satélite que move a palete até à posição livre mais profunda.

Cada transelevador é capaz de alcançar 24 ciclos combinados por hora.

As suas estantes medem 26,5 metros de altura com 14 níveis de carga. Este armazém automático pode receber e expedir até 1.728 paletes ao dia de produto acabado e a sua capacidade de armazenamento é de 31.515 paletes.

 

HUGO MORANTE - Coordinador de operaciones de Maverick
Com este armazém multiplicamos a nossa capacidade de armazenagem e para a sua construção ocupámos só 3.878 metros quadrados. Agora somos capazes de finalizar os nossos pedidos em apenas 30 minutos.

 

ESTANTES DE PALETES

Nas estantes de paletes armazena-se toda a matéria prima necessária para elaborar o produto final. Também se deposita o produto final classificado como altamente inflamável.

No total, foram instalados 45 blocos de estantes com 4 níveis de carga capazes de armazenar 10.000 europaletes.

 

SEGURANÇA

A Mecalux forneceu ao armazém um sistema de segurança que garante a proteção tanto do pessoal como da própria instalação.

 

PULMÃO SEQUENCIADOR

Ligado com o armazém automático está o pulmão sequenciador, situado entre as estantes para paletes e as dinâmicas para pedidos preparados. É formado por um circuito de transportadores e serve para armazenar paletes que devem ser remontadas. O software Easy WMS da Mecalux é o responsável de gerir a sequência das paletes com o objetivo de otimizar a capacidade volumétrica do camião de transporte.

HUGO MORANTE - Coordinador de operaciones de Maverick
O pulmão sequenciador é um dispositivo que nos permite a introdução e expedição de produto de forma simultânea no armazém, quer dizer, podemos entrar e extrair produto à vez. Para isso contamos com dois remontadores e dois que fazem o movimiento contrário, que nos permitem agilizar esta operação.

 

EXPEDIÇÃO

As estantes dinâmicas dispõem de um transelevador monocoluna de altas prestações com um transportador de rolos abatível a bordo, que coloca as paletes nos canais dinâmicos das estantes, para que se desloquem suavemente por gravidade até à parte mais baixa das mesmas.

Nestas estantes armazenam-se os pedidos terminados e prontos a serem expedidos. Com 3 níveis de carga, têm capacidade para armazenar 2.200 meias paletes remontadas.

A aplicação do sistema FIFO (a primeira paleta que entra é a primeira a ser expedida) possibilita uma perfeita rotação do produto.

Mesmo ao lado onde são retiradas as paletes das estantes dinâmicas encontra-se a zona de expedições, pelo que a carga é efetuada diretamente nos camiões sem a necessidade de dispor de uma zona de pré cargas.

O software de gestão de armazens Easy WMS da Mecalux encarrega-se de combinar as cargas procedentes do armazém automático e do pulmão sequenciador de cara a optimizar a capacidade volumétrica do camião. Da mesma forma, agrupa e sequência a mercadoria de acordo com a rota, veículo, cliente, ordem de entrega ou outras variáveis, reduzindo assim os tempos de expedição.

 

HUGO MORANTE - Coordinador de operaciones de Maverick
O software da Mecalux controla em tempo real todas as operações do armazém. Ao manter tudo sob controle, o tempo e o espaço são geridos de forma muito eficiente. Este software, Easy WMS, permitiu eliminar erros, como por exemplo de rastreabilidade. A partir de agora, este tipo de falhas não irão ocorrer porque o software vai encarregar-se de que não aconteçam.

 

Este centro logístico resolve muitas condicionantes apresentadas no momento pelos Laboratorios Maverick em termos de capacidade, fluxos de paletes múltiplas referências.

Atualmente, esta companhia está equipada com a tecnología mais avançada nas suas instalações para que assim possa cumprir com as máximas exigências de qualidade e serviço.