Ao navegar no nosso site assumimos que aceita a utilização de cookies próprios e de terceiros para melhorar a sua experiência de navegação e serviço. Para mais informação, consulte a nossa Política de Cookies. Aceitar

A Mecalux instalou para o Grupo Familia um armazém sem interromper em momento algum a atividade produtiva e logística do centro

Grupo Familia, Tecnologia e Confiança

A Mecalux instalou para o Grupo Familia um armazém sem interromper em momento algum a atividade produtiva e logística do centro

Transcrição

No município de Cajicà (Colômbia) encontramos um dos centros logísticos do Grupo Familia, empresa dedicada a soluções em cuidados, higiene pessoal e limpeza através das suas sete marcas implantadas na América do Sul e nas Caraíbas.

A Mecalux, no ano de 2012, construiu e instalou para o Grupo Familia um primeiro armazém com três transelevadores bicoluna.

Alguns anos depois, e sem interromper em momento algum a atividade produtiva e logística do centro, foi construída a segunda parte do armazém: três transelevadores adicionais que proporcionaram uma capacidade total ao projeto de 19.000 paletes.

DIEGO LUIS SALDARRIAGA - GERENTE DE OPERAÇÕES E LOGÍSTICA
Escolhemos a Mecalux para fornecer nossa solução justamente pela confiança que nos ofereceu. Visitámos muitas instalações, falamos com vários fornecedores e, no final, optamos por um fornecedor que conta com múltiplas aplicações e instalações num âmbito mundial, o que nos proporcionou a confiança necessária para empreender um projeto de tais dimensões na Colômbia.

 

A estrutura autoportante da primeira fase mede 31 metros de altura e tem 100 metros de comprimento. A estrutura da segunda fase conta com 34 metros de altura e 115 metros de comprimento.

Esta ampliação teve de ser realizada com o armazém em pleno funcionamento, uma vez que as 7.400 paletes com as quais contavam nesse momento não podiam ficar paradas.

O resultado foi uma melhoria notável tanto na logística diária quanto na produtividade da instalação.

JOSÉ YMHOTEP ROA - DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO LOGÍSTICO
O desafio mais importante era garantir que a instalação atual não fosse afetada durante o desenvolvimento da instalação.

 

Atualmente o armazém do Grupo Familia possui uma capacidade para armazenar 19.000 paletes e um fluxo de 140 ciclos combinados por hora. Ao tratar-se de produtos altamente inflamáveis, a Mecalux desenvolveu a instalação com um sistema completo contra incêndios. A totalidade dos sprinklers instalados são capazes de libertar 36.000 litros por minuto.

A entrada das paletes com produto acabado, provenientes da fábrica situada num anexo ao lado do armazém, é realizada através de empilhadores. Na outra extremidade há uma outra entrada adicional.

Ambas as entradas dispõem de controlos de peso e gabarito para validar o estado correto das paletes que entram no armazém.

Ao tratar-se de cargas que ultrapassam a medida da própria palete foi necessário considerar o seu tamanho para serem paletizadas e armazenadas.

Graças aos transportadores da Mecalux as paletes são deslocadas pela cabeceira até à sua entrada automática no armazém.

O seu armazenamento ocorre através do sistema FIFO (first in, first out), que garante uma constante renovação do stock, assim como a rastreabilidade de todas e cada uma das mercadorias expedidas.

O controlo de stock do armazém é efetuado através do sistema Easy WMS da Mecalux, ligado ao ERP do armazém.

JOSÉ YMHOTEP ROA - DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO LOGÍSTICO
O Easy WMS permite-nos manter um controlo total do stock oferecendo uma resposta rápida aos nossos clientes.

 

As saídas de mercadoria são realizadas ao longo de um transportador que percorre a parte lateral do armazém. Estas dispõem de elevadores hidráulicos que permitem que as paletes possam ser recolhidas a uma cota 0.

Os operários com porta-paletes motorizados conduzem a mercadoria até a área de expedição, onde é carregada no cais e no camião correspondente.

DIEGO LUIS SALDARRIAGA - DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO LOGÍSTICO
Este projeto de automatização ofereceu-nos múltiplos benefícios. Decidimos efetuar a ampliação do nosso centro de distribuição basicamente para cumprir a nossa missão, que é garantir que os nossos produtos estejam sempre disponíveis nos estabelecimentos de venda para garantir um crescimento sustentável.

 

Este projeto desenvolvido na Colômbia é fruto da colaboração e da confiança que ao longo destes anos que o Grupo Familia depositou na Mecalux.

 

Ver transcrição completa

Esconder transcrição