Ao navegar no nosso site assumimos que aceita a utilização de cookies próprios e de terceiros para melhorar a sua experiência de navegação e serviço. Para mais informação, consulte a nossa Política de Cookies. Aceitar

Mecalux construiu um armazém automático autoportante com mais de 4.500 m² para Cepsa

O novo armazém automático representou um dos maiores investimentos para o negócio de lubrificantes da Cepsa

Mecalux construiu um armazém automático autoportante com mais de 4.500 m² para Cepsa

Transcrição

LIDERANÇA, INOVAÇÃO, TECNOLOGIA

Localizada em Algeciras, Cádis, encontramos a refinaria com a maior produção de Cepsa em Espanha. Uma instalação impressionante com um milhão e meio de metros quadrados.

Dentro do recinto se encontra a unidade de fabrico e de envasamento de óleos lubrificantes, onde a Mecalux construiu um armazém automático autoportante que liga a zona de envasamento de lubrificantes à área de expedição… e tudo isto dentro do espaço que já era ocupado pela unidade de envasamento e sem interromper em momento algum o ciclo habitual de trabalho.

Stéphane Barthélémy - Responsável pelas Operações de produtos Lubrificantes da Cepsa

O novo armazém automático representou um dos maiores investimentos para o negócio de lubrificantes da Cepsa. Com a Mecalux encontramos o parceiro ideal, o resultado foi excelente… hoje os processos de fabrico, envasamento e expedição estão integrados em uma única instalação.

 

Albert Forés – Responsável de vendas, divisão de Robótica Grupo Mecalux

Um dos aspetos mais difíceis foi o facto de ter que demolir 25% da fábrica existente sem que isso afetasse a produção.

 

O resultado é um armazém automático autoportante com 7 transelevadores e estantes de profundidade dupla com 18 níveis de carga.

Com mais de 4.500 metros quadrados e uma capacidade para quase 27.000 paletes, este armazém oferece um fluxo de mercadoria ininterrupto e seguro desde a entrada dos bidões e recipientes vazios na fábrica até a expedição dos pedidos aos clientes.

Stéphane Barthélémy - Responsável pelas Operações de produtos Lubrificantes da Cepsa

A construção do novo armazém automático autoportante proporciona inúmeros benefícios. Permite melhorar os processos de fabrico, facilita e agiliza as expedições, as entregas de pedidos dos clientes e garante a rastreabilidade de todos os nossos processos
 

Área de receção

A entrada dos produtos acabados no armazém é realizada na área de envasamento.

Os recipientes são introduzidos nas instalações a partir de uma fábrica adjacente, através de um sistema de transportadores. Os formatos de recipientes mais utilizados são os de 1, 4 e 5 litros, bidões metálicos de 20 litros e contentores para 1.000 litros.

As misturadoras enchem os recipientes com o tipo de lubrificante que lhes corresponde. A seguir, cada recipiente é devidamente etiquetado para assegurar a sua rastreabilidade.

De acordo com o formato, são depositados em caixas ou diretamente em paletes para a sua correta armazenagem.

Quando estão nos transportadores, o posto de identificação comprova o estado das paletes e que se ajustem aos padrões estabelecidos.

A partir daqui duas lançadeiras se encarregam de transportar as paletes até os pontos de entrada do armazém.

Uma vez ali os transelevadores irão recolhê-las e armazená-las na melhor localização disponível.

Outra das características deste armazém é que também gere e armazena matérias-primas e paletes vazios. A entrada destes produtos no armazém é realizada na área de expedição.

Armazém de grande altura

Para poder gerir o alto volume de produção da fábrica de lubrificantes da Cepsa, quase 170.000 toneladas por ano, este armazém dispõe de 7 transelevadores com garfos telescópicos que localizam a mercadoria em estantes de profundidade dupla, em 18 níveis de carga.

Os transelevadores da Mecalux deslocam-se a uma velocidade de 200 metros por minuto e podem efetuar 168 ciclos combinados por hora, o que agiliza as operações de carga e descarga.

Este armazém conta com importantes medidas de segurança, por causa do caráter inflamável dos seus produtos. O acesso ao armazém é feito através de 7 corredores de trabalho dispondo cada um deles de uma porta corta-fogo automática. Além disso, o armazém também conta com cortinas corta-fogo estrategicamente localizadas.

O software de gestão de armazéns Easy WMS da Mecalux atribui a melhor localização para cada palete, conseguindo um controlo perfeito do stock e a máxima capacidade de armazenagem.

Área de picking

A área de picking também conta com uma lançadeira para gerir altos fluxos de mercadoria. Braços pneumáticos permitem que os funcionários possam manipular a carga sem esforço, facilitando os movimentos com peso e agilizando todo o processo.

O software de gestão de armazéns Easy WMS da Mecalux também controla este processo e possibilita a realização de picking inverso, acelerando o tempo de preparação dos pedidos.

Área de expedição

Finalmente, os pedidos já prontos para a sua expedição são dispostos nos canais de saída agrupados por rota, veículo, cliente, ordem de entrega ou qualquer outra característica, à espera de serem carregados nos camiões estacionados nos cais de carga.

Stéphane Barthélémy - Responsável pelas Operações de produtos Lubrificantes da Cepsa

A Mecalux foi um bom parceiro e graças a isso cumprimos o nosso objetivo, construir uma instalação versátil, uma instalação que nos permite manipular vários produtos muito diferentes uns dos outros… Só em produtos acabados manipulamos mais de 1.700 referências, e conseguimos atingir este objetivo graças à colaboração da Mecalux.
 

O resultado desta colaboração entre a Mecalux e a Cepsa é um excelente exemplo de Integração e Automatização, que também permitiu reduzir o impacto ambiental, multiplicar a segurança, a eficácia e a rentabilidade de todos os processos.

Ver transcrição completa

Esconder transcrição