
Trumpler, um armazém onde prevalece a capacidade e o controlo
A Mecalux satisfez as necessidades da Trumpler construindo um armazém automático nas suas instalações, que conjuga as reduzidas medidas do terreno disponível com a máxima altura permitida.
Transcrição
A Trumpler é uma reconhecida multinacional especializada em produtos químicos para couro. A sua atividade, em Espanha, iniciou-se em 1975.
JOAN BARENYS (DIRETOR-GERAL TRUMPLER)
Na Trumpler fabricamos e comercializamos qualquer tipo de produto químico para a indústria do couro: tratamos o couro do começo ao fim, ou seja, até que se converta em produto final. Isto envolve a comercialização de mais de 500 referências. Esta grande quantidade de referências, juntamente com a falta de espaço, obrigou-nos a buscar novas soluções de armazenagem.
A Mecalux satisfez as necessidades da Trumpler construindo um armazém automático nas suas instalações, que conjuga as reduzidas medidas do terreno disponível com a máxima altura permitida.
O resultado é um armazém onde prevalece a capacidade e o controlo, e onde foram agilizados os tempos execução e reduzido os custos.
JOAN BARENYS (DIRETOR-GERAL TRUMPLER)
Penso que um armazém padrão deste tipo, tal como o que foi construído aqui na Trumpler, hoje em dia pode ser assumido em termos económicos pela maioria das empresas médias como a nossa. Para a Trumpler foi um investimento economicamente rentável em função do nosso problema de espaço físico, sobretudo no que se refere ao trabalho, processos e gestão.
O armazém da Trumpler, totalmente automatizado, conta com dois corredores onde circulam transelevadores, com estantes convencionais de profundidade dupla em ambos os lados. Deste modo, o espaço ocupado por 8 estantes de profundidade simples fica reduzido a apenas 2 corredores com estantes de profundidade dupla aproveitando ao máximo a altura.
Os transelevadores podem realizar 100 movimentos combinados/hora, movendo 50 paletes de entrada e de saída.
A capacidade total conseguida é de 1.500 paletes, tanto de matérias-primas como de produto acabado.
Este tipo de armazém é adequado para empresas que, como a Trumpler, desejam automatizar os seus processos de armazenamento.
JORDI ALEMANY (LOGISTICS MANAGER TRUMPLER)
Conhecer a disponibilidade de um produto quando a nossa relação com os clientes é diária, receber um pedido de manhã e atendê-lo à tarde, saber exatamente o que temos em todo o momento é perfeito.
O armazém automático inclui o sistema de controlo Galileo e o software de gestão de armazéns Easy WMS, ambos da Mecalux, que proporcionaram à Trumpler diversas vantagens.
JORDI ALEMANY (LOGISTICS MANAGER TRUMPLER)
Controlo exaustivo de stocks, rapidez de resposta, versatilidade na hora de fazer as solicitações e dispor de produto, armazenamento correto, mais espaço… O sistema Easy da Mecalux permite um controlo total e exaustivo de cada produto em todo o momento.
O circuito de entradas e saídas é extremamente simples. Nesta área são realizados 3 processos que garantem o excelente funcionamento da carga dentro do armazém:
- Uma palete escrava garante a unidade da carga. As suas medidas, 1.200 x 1.200 milímetros, permitem a convivência de diferentes tipos de paletes.
- As paletes são levadas pelos transportadores para uma envolvedora que garante a estabilidade da carga.
- E, finalmente, um posto de identificação de entrada realiza o controlo da carga verificando o peso, dimensões e estado das paletes antes de permitir a sua entrada no armazém automático.
Dentro do armazém uma lançadeira transfere as paletes até o corredor de armazenagem atribuído pelo Easy WMS.
Os transelevadores recolhem as paletes para a sua saída e a lançadeira se encarrega de levá-las à porta correspondente.
O software Easy WMS informa os operadores, através dos ecrãs, os pedidos que estão sendo preparados, assim como o cais de carga em que devem ser expedidos.
JOAN BARENYS (DIRETOR-GERAL TRUMPLER)
Estamos realmente muito satisfeitos com a implantação do sistema Mecalux. No que se refere à imagem de marca, algo que acreditamos ser muito importante, permite-nos projetar uma imagem aos nossos clientes de modernidade e desenvolvimento, e que sempre dispomos das últimas tecnologias.
Estas instalações podem ser realizadas em um curto prazo de tempo e com um custo que pode ser perfeitamente assumido por empresas de tamanho pequeno ou médio como a Trumpler, garantindo um fornecimento rápido, contínuo e eficiente aos seus clientes.