
Um armazém chave na mão 100% automatizado para a Würth
O novo armazém autoportante com uma capacidade para mais de 15.000 paletes
Um armazém chave na mão 100% automatizado para a Würth
Transcrição
A multinacional alemã Würth, líder em venda direta de produtos de fixação e montagem, ampliou as suas instalações de La Rioja, Espanha. O centro logístico de 70.000 m2 foi concebido para abastecer com os seus produtos em todo o território nacional. A Mecalux realizou esse projeto “chave na mão" implantando múltiplas soluções que respondem às crescentes necessidades da Würth.
Pedro Montenegro - DIRETOR DE LOGÍSTICA DA WÜRTH ESPANHA
Uma das grandes vantagens que a instalação da Mecalux nos proporcionou foi que em apenas 3.500 m2 podemos armazenar até 15.000 paletes. Com um armazém convencional como o que tínhamos antes, era realmente impossível.
O centro de distribuição, construído adjacente aos espaços de armazenamento já existentes, tem um espaço intermediário e um armazém de 26 metros de altura e 115 de comprimento com cinco transelevadores.
Pedro Montenegro - DIRETOR DE LOGÍSTICA DA WÜRTH ESPANHA
Trabalhamos lado a lado com os engenheiros e aos project managers da Mecalux para que a necessidade de adaptação que todos tivemos que enfrentar e o impacto da obra não afetasse, em momento algum, os clientes da Würth Espanha.
A Mecalux cuidou de todos os detalhes, inclusive adaptando as suas cores às cores corporativas da Würth.
O resultado é um armazém autoportante com uma capacidade para mais de 15.000 paletes e um espaço intermediário com dois andares ou níveis.
O andar inferior destina-se ao recebimento e à expedição da mercadoria em 12 docas de carga. Neste andar há um circuito de transportadores com três vias de entrada de produto e duas de saída. Uma das linhas de entrada dispõe de um sistema automático de colocação de paletes escravas, que é utilizado quando a palete original não estiver em perfeitas condições.
Através dos transportadores chega-se a um controle de gabarito onde se revisa o estado da palete, os espaços, guias e o seu peso. Neste ponto um scanner fornece as informações da palete ao sistema de gestão informática para que aprove a entrada da mercadoria no armazém automático. Uma vez superado esse controle, a palete sobe por um elevador ao andar superior para entrar no armazém.
A entrada é realizada através de um circuito de carris elétricos que se encarrega de levar as paletes para o interior do armazém garantindo, assim, um fluxo de 300 paletes/hora, 150 de entrada e 150 de saída.
A saída das paletes ocorre através de transportadores e carris elétricos, que as encaminham para um elevador que se encarrega de descê-las para o andar inferior onde se realiza a expedição.
Exatamente à frente do sistema de carril elétrico estão localizados dois postos de picking para produtos de baixa e média rotatividade.
Esses dois postos estão equipados com manipuladores pneumáticos que facilitam a tarefa do funcionário, uma vez que os produtos preparados nestes postos podem ser de difícil manipulação.
O sistema proporciona ao funcioánario a possibilidade de preparar vários pedidos simultaneamente. Uma vez escolhido o produto necessário, a palete retorna ao armazém automático.
No andar superior também há um circuito de transporte de paletes, que inclui uma linha reversível de entrada e saída. Esse transportador faz a interligação com o armazém já existente através de um elevador que leva as paletes para o andar inferior.
Neste armazém são realizadas as tarefas de picking de alta rotatividade.
Todo o sistema é controlado pelo software Easy WMS da Mecalux, que trabalha conjuntamente com o sistema informático da Würth para monitorizar e gerir toda a mercadoria ao longo de sua entrada, saída e armazenamento.
A instalação é controlada e monitorizada graças a um sistema de controle que supervisiona as diferentes áreas com câmaras de vigilância.
Pedro Montenegro - DIRETOR DE LOGÍSTICA DA WÜRTH ESPANHA
Para nós era essencial poder contar com uma empresa parceira. Encontrar uma empresa com a qual nos identificássemos e que acreditássemos que a longo prazo seria bom para nós. A Mecalux cumpriu as condições necessárias para ser essa ‘parceira’ ideal em todas as ampliações logísticas.
A Mecalux proporcionou à Würth uma gama completa de soluções, de desenvolvimento e fabricação própria, proporcionando uma maior capacidade de armazenamento, gerando qualidade e rapidez no serviço. Mas este é apenas o primeiro passo de um projeto onde a ampliação foi considerada desde o primeiro momento.