Estantes Drive-in

Estantes Drive-in

Sistema de paletização compacto projetado para armazenar por acumulação mercadoria homogénea e aproveitar ao máximo o espaço disponível.

O produto

Sistema drive-in/drive-thru: perfeito para armazéns com produtos homogéneos e grande quantidade de paletes por referência

As estantes drive-in são o método de armazenamento de elevada densidade mais simples e acessível. Trata-se de um conjunto de estantes que formam corredores por onde entram os empilhadores para executar as operações de depositar e coletar as paletes. Através desta solução é possível aumentar significativamente a capacidade de armazenamento em relação à paletização convencional.

Estas estantes podem assumir duas configurações: drive-in (as paletes são carregadas e descarregadas num mesmo corredor de trabalho) ou drive-thru (as paletes são carregadas num corredor frontal e descarregadas noutro corredor traseiro).

As estantes drive-in aumentam a capacidade do armazém

Vantagens das estantes drive-in/drive-thru

  • Máxima utilização do espaço: favorecem o máximo aproveitamento tanto da superfície como da altura disponível, aumentando a capacidade de armazenamento em relação às estantes convencionais.
  • Simples e económicas: são o sistema de armazenamento compacto mais simples e que exige um menor investimento.
  • Configuráveis: a profundidade e altura das estantes adaptam-se às necessidades do cliente e às características da mercadoria armazenada.
  • Um ou dois corredores: permite trabalhar com um único corredor (carga e descarga pela parte da frente) ou com dois corredores (carga pelo corredor frontal e descarga pelo corredor traseiro).
  • Elementos de guiamento: as drive-in da Mecalux incorporam acessórios que facilitam os movimentos dos empilhadores e a correta localização das paletes.
  • Poupança de consumo energético: ocupam menos espaço, reduzindo a superfície a refrigerar em câmaras frias ou de congelação.
  • Fácil gestão do stock: em cada corredor é armazenada uma única referência, o que simplifica o controle e a gestão do stock.
  • Para diferentes tipos de paletes: permitem armazenar paletes de diferentes pesos e dimensões.

As drive-in aproveitaram o espaço, o que nos proporcionou um aumento significativo da capacidade de armazenamento

Selvafil logo
Ivan Bohigas Diretor de Operações
Selvafil
(Maçanet de la Selva, Espanha)

Aplicações das estantes drive-in

Ideais para armazéns com poucas referências e muitas paletes

As estantes drive-in são adequadas para empresas que gerem referências homogéneas com um elevado número de paletes por cada uma delas e pretendem aproveitar ao máximo a superfície disponível e aumentar a capacidade de armazenamento.

O armazém drive-in é ideal para armazenar mercadoria muito homogénea

Armazéns com mercadoria muito homogénea

Um armazém drive-in é especialmente adequado para pouca variedade de referências e muitas paletes por cada uma delas.

O armazenamento compacto reduz os custos relacionados ao solo logístico

Centros logísticos em grandes cidades

A poupança de espaço faz com que sejam adequadas para armazéns de zonas onde o custo do solo é alto.

A estante compacta drive-in é um sistema muito utilizado em câmaras frias

Câmaras frias

Solução muito utilizada em câmaras de refrigeração e de congelação que precisam de aproveitar ao máximo o espaço destinado à armazenamento com temperatura controlada.

A estante compacta drive-in permite a gestão FIFO e LIFO da mercadoria

Armazéns reguladores

Com a configuração drive-thru (dois corredores), o sistema funciona como armazém intermediário ou buffer.

Como funciona a paletização compacta

Carga e descarga da mercadoria de acordo com as variantes drive-in e drive-thru

A gestão da carga numa estante drive-in varia de acordo com sua configuração. Na estante drive-in, as operações para depositar e coletar as paletes são realizadas num único corredor de trabalho. Já na modalidade drive-thru, são utilizados corredores diferentes.

Testemunhos

Coca-Cola Refrescos Bandeirantes

Escolhemos sistemas de armazenamento compactos porque foram projetados para aumentar a capacidade e melhorar a organização do armazém. Precisávamos de ampliar consideravelmente a capacidade de armazenamento do nosso centro.

Alisson Ferreira Gerente de Planeamento e Operações Logísticas
Coca-Cola Refrescos Bandeirantes
(Trindade, Brasil)
Global-TALKE

A vantagem das estantes drive-in é que aproveitam toda a superfície disponível proporcionando uma maior capacidade de armazenamento. Aumentámos a capacidade do armazém em mais de 50%.

César Garraza Project Manager
Global-TALKE
(Tarragona, Espanha)
Caromar

Com as estantes drive-in, melhorámos a densidade de armazenamento. Depois de renovar o armazém, aumentámos a capacidade e, graças a isso, poderemos continuar a crescer no futuro.

Pablo Albertín Diretor de logística
Caromar
(La Tablada, Argentina)

Componentes das estantes drive-in

O sistema drive-in da Mecalux destaca-se pela qualidade de fabrico de todos os seus componentes. Os elementos mais expostos ao desgaste e à corrosão são tratados pelo processo de pintura por cataforese.

A estrutura da estante compacta drive-in é composta por um conjunto de bastidores que suportam verticalmente o conjunto e configuram corredores interiores equipados com carris de apoio, ou seja, perfis horizontais sobre os quais as paletes são depositadas.

As estantes drive-in da Mecalux possuem uma série de componentes, alguns deles opcionais, que reforçam a segurança da instalação e contribuem para prevenir acidentes durante a circulação dos empilhadores no interior das estantes.

Bastidores

Bastidores

Compostos por dois pilares com as diagonais, pés e acessórios correspondentes. Possuem ranhuras de 50 mm para encaixar as vigas superiores e as chapas de gousset.

Vigas superiores ou de pórtico

Vigas superiores ou de pórtico

Perfis que unem os bastidores transversalmente pela parte superior, formando pórticos. São colocados em todos os corredores de armazenamento.

Carris de apoio tipo GP

Carris de apoio tipo GP

Exclusivos da Mecalux. Permitem a centragem das paletes, com uma perda de espaço em altura mínima (apenas 50 mm). Adequados quando todas as paletes a armazenar têm as mesmas dimensões.

Carris de apoio tipo C

Carris de apoio tipo C

Perfis em forma de C que não permitem a autocentragem. São utilizados ao usar paletes de diferentes medidas frontais ou unidades de carga que exigem maiores folgas de apoio.

Chapas de gousset

Chapas de gousset

Peças metálicas de cor laranja que unem os carris aos pilares dos bastidores.

Pés de pilar

Pés de pilar

Fazem parte do bastidor e estão preparados para receber duas fixações e as placas de nivelação.

Rigidificação por pé compacto

Rigidificação por pé compacto

A rigidez é obtida através da união dos pilares e vigas mais o grau de embutimento conseguido entre os pés dos pilares e o solo graças às duas fixações.

Corredor de rigidificação e travamento superior

Corredor de rigidificação e travamento superior

Os corredores de rigidificação e travamentos superiores instalados transmitem os esforços horizontais diretamente no solo.

Rigidificação por travamento posterior

Rigidificação por travamento posterior

Os corredores de rigidificação são substituídos por travamentos verticais colocados na parte posterior (em estantes de acesso único) ou central (em estantes de acesso duplo). Apenas para configuração drive-in.

Reforços no pilar

Reforços no pilar

Opcionais. Situados frontalmente no primeiro pilar de cada alinhamento dos bastidores, servem para reforçar contra eventuais impactos de baixa intensidade.

Carris-guia inferiores

Carris-guia inferiores

Opcionais. Facilitam a circulação do empilhador e evitam golpes acidentais contra a estrutura lateral do conjunto. Existem dois modelos (LPN ou VGPC), de acordo com o tipo de empilhador utilizado.

Centradores de palete

Centradores de palete

Com carris tipo GP, cada nível de carga está provido de dois centradores de cor amarela montados na entrada dos carris. Ajudam a situar a palete de frente na entrada de cada canal.

Batentes de carril

Batentes de carril

São fixados no final dos carris tipo C e servem para reter a carga e evitar que sobressaia.

Vigas de batente

Vigas de batente

Opcionais. Evitam que a palete saia do corredor ou toque a parede. Além disso, protegem o travamento vertical posterior.

Placa de características

Placa de características

Especifica as informações técnicas da instalação. Inclui a placa da inspeção técnica, que indica a data limite da próxima revisão. São colocadas em áreas visíveis das extremidades da estrutura.

Catálogos

Catalog - 7 - Paletizacao-compacta - pt_PT

Estantes drive-in

Aproveitamento do espaço disponível

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Inspecao Tecnica de estantes

Inspeção técnica de estantes

Uso, inspeção e manutenção de estantes

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MS_Compacta_PT.pdf

Manual de segurança do armazém

Funcionamento, uso, revisão e manutenção de estantes drive-in/drive-thru

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Storage Solutions for Pallets_PT

Soluções de armazenamento para paletes

Sistemas de armazenamento para produtos paletizados

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Catalog - 2 - Easy-wms - pt_PT

Software de gestão de armazéns

Inovação tecnológica para armazéns eficientes

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Perguntas frequentes

As estantes drive-in, conhecidas também como sistema drive-in, drive-through ou drive-thru, são um sistema de armazenamento de elevada densidade, composto por um conjunto de prateleiras que formam corredores de carga interiores equipadas com carris de apoio sobre os quais as paletes são depositadas. Os empilhadores penetram na estrutura e circulam no interior destes corredores para carregar e descarregar a mercadoria. Graças à altura e profundidade dos corredores, esta solução favorece o máximo aproveitamento do espaço disponível e aumenta a capacidade de armazenamento em relação às estruturas convencionais.

A estante compacta drive-in permite dois tipos de configuração, associados por sua vez a duas estratégias de gestão da carga diferentes: as estantes drive-in e as estantes drive-thru. Na primeira variante, que é a mais comum, as operações de carga e descarga são executadas no próprio corredor de trabalho, por isso a gestão do stock é realizada seguindo o critério LIFO (last in, first out): a última palete depositada é a primeira em ser coletada. Por outro lado, no armazenamento drive-thru, o processo de depositar e coletar as paletes é realizado em corredores diferentes, ou seja, a mercadoria entra por um lado e sai pelo outro. Neste caso, a sequência de carga e descarga da estante segue o critério FIFO (first in, first out): a primeira palete a entrar é a primeira em sair. Esta configuração é frequentemente utilizada quando o sistema é usado como buffer ou armazém intermediário para regular com eficiência os fluxos entre duas áreas de trabalho (por exemplo, entre fabrico e expedição ou entre diferentes fases de produção).

As estantes drive-in/drive-thru são uma solução de armazenamento compacto que satisfaz uma ampla variedade de exigências. A sua capacidade de armazenamento é superior ao das estantes convencionais e, em comparação com outras soluções de armazenamento de elevada densidade, é o sistema mais simples e o mais acessível. No entanto, o facto de os empilhadores terem de penetrar na estante aumenta o tempo de manobra exigido para realizar o processo de depositar e coletar. Por outro lado, como cada corredor de armazenamento está reservado para uma única referência, o sistema drive-in não é indicado para armazéns onde se gere uma grande variedade de produtos. Devido a estas situações, a Mecalux também oferece soluções compactas que facilitam a gestão de mercadoria mais heterogénea, como as estantes dinâmicas, as estantes para paletização push-back ou o sistema Pallet Shuttle.

Embora do ponto de vista estrutural não existam limitações, a altura máxima de uma estante drive-in está condicionada pela capacidade de elevação máxima dos equipamentos de movimentação utilizados e em função dos sistemas de auxílio usados para realizar a manobra que incluam (câmara, pré-seletor de alturas, etc.).

A altura de cada nível de armazenamento da estante drive-in, dependerá da altura da palete e do tipo de sistema construtivo (com carril GP ou com carril C). No primeiro caso, a altura do nível deve ser igual à altura da palete mais 150 mm. No caso do sistema construtivo com carril C, a altura do nível deve ser equivalente à altura da palete mais 200 mm.

A profundidade de cada corredor é o resultado da soma da profundidade de todas as paletes (incluindo a medida da carga se esta sobressair) mais uma folga por unidade de carga de, pelo menos, 25 mm. Por outro lado, o número de paletes armazenadas em cada corredor costuma ser um múltiplo dos lotes de produção ou das paletes que entram num camião. Por exemplo, uma drive-in destinada ao armazenamento de pedidos concluídos poderia receber 11 paletes em profundidade e 3 em altura, somando as 33 paletes de capacidade do trailer.

Para obter a máxima eficiência, é fundamental que todas as paletes depositadas num mesmo corredor de armazenamento sejam da mesma referência para evitar manipulações desnecessárias.

Ao contrário das estantes convencionais, no sistema compacto drive-in as paletes são manipuladas pelo lado mais largo, ou seja, com os patins inferiores em posição transversal em relação aos perfis de apoio. O empilhador deposita a palete situando os patins inferiores nos carris de apoio.

Os empilhadores utilizados nas estantes drive-in são os contrapesados e os retráteis. Os empilhadores contrapesados não costumam ultrapassar os 7,5 m de altura; no entanto, os retráteis podem ultrapassar os 11 m.

Como os empilhadores circulam no interior dos corredores de armazenamento, é necessário calcular as margens adequadas para que possam trabalhar com total segurança, por exemplo, com uma folga mínima de 75 mm em cada lado do empilhador com os elementos verticais. Da mesma forma, o primeiro nível de carris de apoio deve estar a uma altura que não interfira nos elementos do empilhador, como o chassi.

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