Juntamente com os sistemas de armazenamento com acesso direto às paletes, também encontramos a organização de acordo com as modalidades de compactação.
Essa família agrupa as soluções com estantes compactas, as Push-back, os Pallet Shuttle e as dinâmicas com rolos.
Embora cada um desses sistemas tenha as suas particularidades, todos têm em comum uma série de características:
- São sistemas de compactação, o que implicitamente significa um maior aproveitamento do espaço.
- O seu uso é indicado para situações onde houver muitas paletes de uma mesma referência e a rotatividade não é uma prioridade. Apenas as estantes dinâmicas permitem estabelecer fluxos FIFO (a primeira palete que entra é a primeira que sai) para manter uma rotatividade perfeita.

Imagem de uma paletização compacta

Imagem do sistema push-back
- Com essas modalidades de armazenagem não se acede às paletes em qualquer momento, pois se a unidade de carga estiver numa posição interior, será necessário primeiramente retirar as paletes que a precedem para poder chegar à mesma. Relativamente aos seus movimentos, as unidades de carga devem ser manipuladas pelo lado largo, perpendiculares aos patins inferiores, salvo no caso das estantes dinâmicas e Push-back de rolos, nas quais a carga e descarga da palete é feita pelo seu lado estreito.
- Cada corredor (nas estantes compactas) ou cada nível de um corredor (Push-back, Pallet Shuttle e dinâmicas) apenas deve conter uma mesma e única referência. Consequentemente, ocorrerá uma grande diferença entre a capacidade física e a efetiva, visto que quanto menos corredores ou níveis forem destinados a uma mesma referência, maior será a diferença entre as capacidades. Por outro lado, nos sistemas compactos, contar com um sistema de gestão nem sempre significa aumentar a capacidade efetiva. Isso é assim porque ao atribuir cada corredor a uma única referência, num fluxo normal de trabalho, considera-se que já está meio cheio e a sua capacidade efetiva corresponde a 50% da física. No entanto, quando houver mais de um corredor esse diferencial se reduz.
- Finalmente, convém fazer duas observações relativas à altura das estantes. Esses sistemas são utilizados, normalmente, com empilhadores contrapesados e retráteis, o que limita a altura máxima de construção. Por outro lado, quanto mais altas forem as estantes mais dificuldades haverá na manipulação das paletes.
![]()
Paletização dinâmica. Empresa fabricante de massa congelada

Sistema Pallet Shuttle instalado numa empresa do setor de papel de embrulho decorado