Quando escolher estantes de profundidade dupla?

As estantes convencionais podem ser instaladas numa configuração de profundidade dupla. Por um mesmo lado do corredor é possível ter acesso a duas paletes, uma colocada atrás da outra em direção ao fundo da estante.

Distribuição habitual das estantes.

Distribuição habitual das estantes

Distribuição com profundidade dupla

Distribuição com profundidade dupla

Embora a principal vantagem da profundidade dupla seja evidente, pois se poupa espaço ao ter que disponibilizar menos corredores para aceder à carga, é necessário conhecer as limitações e obrigações originadas desse tipo de sistema. 

Portanto, nesse sentido, apenas se se acede diretamente à palete pela parte da frente. Para se chegar à segunda unidade, antes será necessário retirar a primeira, quer para a mover ao seu destino (por exemplo, a zona de expedição), quer para a introduzir em outro espaço livre (ou seja, para a relocalizar).

Caso a movimentação seja realizada com empilhadores, há modelos dessas máquinas que incorporam garfos telescópicos ou pantógrafos com os quais se pode aceder à segunda profundidade, tal como consta no artigo de empilhadores retráteis. 

Operador logístico.

Operador logístico

Nos armazéns automáticos, graças aos transelevadores com garfos telescópicos, também é possível estabelecer configurações de profundidade dupla.

Para usar as estantes com profundidade dupla é necessário prever a quantidade de paletes que há para cada referência. Se a palete que vai ficar atrás, no fundo, conter a mesma referência que a da frente e o armazém não exigir uma rotatividade perfeita, é correto utilizar esse tipo de solução.

No caso das instalações dotadas de máquinas automáticas, o problema da acessibilidade ao usar profundidade dupla é resolvido mediante o programa de gestão e o seu correspondente módulo de relocalização. Esse software considera, como critérios de localização, a rotatividade da referência (A, B ou C) e a quantidade da mesma. Com isso se consegue, mesmo que sejam estantes com profundidade dupla, que praticamente se disponha de acessibilidade à profundidade simples sem perder a vantagem do considerável aumento de capacidade.

Estantes de profundidade simples numa empresa do setor cerâmico para a construção.

Estantes de profundidade simples numa empresa do setor cerâmico para a construção

Estantes de profundidade dupla no armazém de uma empresa do setor farmacêutico.

Estantes de profundidade dupla no armazém de uma empresa do setor farmacêutico

Other topics in this category