Sistemas compactos com movimentação e gestão automáticas

As estantes de tipo compacto também podem ser robotizadas, embora apenas o sistema Pallet Shuttle e o dinâmico (por gravidade) sejam válidos para utilizar essa forma automática em que a alimentação é realizada com transelevadores ou com lançadeiras.

As soluções automáticas por compactação têm todas as vantagens dos sistemas automáticos e proporcionam uma maior capacidade.

 

Armazém/câmara frigorífica que se dedica à embalagem e distribuição de peixe e marisco.

Armazém/câmara frigorífica dedicada à embalagem e distribuição de peixe e marisco

Soluções automáticas com Pallet Shuttle

Nas soluções automáticas com Pallet Shuttle o transelevador ou lançadeira transporta no seu cesto um carro. Este é introduzido nos níveis dos corredores de armazenagem e posiciona, automaticamente, cada uma das paletes no espaço mais profundo que estiver desocupado.

  • Quando se utiliza um transelevador como equipamento básico de movimentação, este encarrega-se de atender todas as localizações de um mesmo corredor em toda a sua altura.
  • Quando os equipamentos básicos utilizados para a movimentação forem lançadeiras, cada nível é atendido por uma delas que acede a tal nível em todos os corredores.
  • Nas extremidades das posições de localização são instalados elevadores para subir e descer a mercadoria e depositá-la ou recolhê-la das lançadeiras.
Simulação do movimento combinado de um Pallet Shuttle e um carro de transferência

Simulação do movimento combinado de um Pallet Shuttle e uma lançadeira

A combinação de um Pallet Shuttle e uma lançadeira por cada nível permite aumentar consideravelmente o número de ciclos, pois a lançadeira percorre os corredores num determinado nível, proporcionando as paletes para os Pallet Shuttle, que por sua vez se encarregam de levá-las para as suas posições ao longo do corredor de armazenagem.

Nesses casos, a limitação de altura é determinada pela normativa local em vigor, embora seja possível superar os 40 m se estiver permitido e o projeto assim o exigir.

Armazém que se dedica ao fabrico de louça e artigos de um só uso.

Armazém dedicado ao fabrico de louça e artigos de um só uso

Soluções automáticas em estantes dinâmicas

No caso das estantes dinâmicas automatizadas, instala-se um transelevador ao lado das entradas (que alimenta a estante) e outro ao lado das saídas (que a descarrega). Uma versão intermédia consiste em alimentar os corredores dinâmicos de forma automática e descarregá-los mediante meios convencionais, tais como os empilhadores.

Estantes dinâmicas automatizadas com transelevadores

Estantes dinâmicas automatizadas com transelevadores

Estantes dinâmicas com empilhador e transelevador

Estantes dinâmicas com empilhador e transelevador

Os sistemas automáticos com estante dinâmica são ideais para produtos de alto consumo, de produção constante e onde a rotatividade e os ciclos têm muita importância. Também é perfeito como buffer intermédio, situado entre a produção e a expedição.

Já comentámos que é essencial observar e cuidar da qualidade das paletes utilizadas nas estantes dinâmicas, sendo uma questão que ganha ainda maior relevância quanto mais altas forem as instalações e quando o funcionamento for com sistemas automáticos, por isso o melhor é sempre consultar um profissional. Recordamos-lhe que a Mecalux oferece o seu próprio serviço de consultoria logística para o orientar durante todo o processo.

Other topics in this category