O porta-paletes elétrico e manual
Trata-se do equipamento de movimentação mais simples e amplamente utilizado graças à sua versatilidade. Os porta-paletes podem ser manuais ou elétricos e com operário a pé ou a bordo.
Os empilhadores exercem influência direta nas soluções de armazenagem, uma vez que determinam a largura mínima entre os corredores e, consequentemente, a quantidade de estantes que poderão ser instaladas e a capacidade de armazenagem. Os empilhadores elevatórios, por sua vez, também influenciam a altura máxima das estantes, podendo ser maiores ou menores dependendo do caso.
Os empilhadores do armazém são responsáveis pela movimentação interna da mercadoria, desde o cais até à posição de armazenamento nas estantes, ou desde a zona de produção até ao armazém. Existe uma grande variedade de empilhadores disponíveis no mercado, que podem ser classificadas em três grandes grupos:
Empilhador convencional
Trata-se do equipamento de movimentação mais simples e amplamente utilizado graças à sua versatilidade. Os porta-paletes podem ser manuais ou elétricos e com operário a pé ou a bordo.
Um empilhador elétrico com patins é um equipamento de movimentação parecido com o porta-paletes, porém com capacidade de elevação. É ideal para um número de movimentos limitados e uma altura de elevação inferior a 6 metros.
Empilhadores elevadores ideais para trabalhar dentro e fora do armazém, também são altamente recomendados para a carga de camiões.
Os empilhadores retráteis são mais leves do que os contrapesados e as manobras podem ser feitas em corredores mais estreitos. São os mais utilizados para as operações efetuadas dentro do armazém.
Máquinas especialmente adaptadas para a preparação de encomendas, uma vez que o operário tem acesso aos controlos da máquina e acesso direto à carga, agilizando o processo de picking.
Os veículos guiados automaticamente AGV e os guiados por laser (LGV) são máquinas de movimentação de mercadoria, semelhantes aos empilhadores, que se movimentam por meio de um sistema autoguiado ou guiados por laser.
Estes empilhadores são ideais para trabalhar em corredores estreitos e com capacidade de elevação superior a 14 metros, permitindo uma maior capacidade de armazenamento.
É provável que encontremos armazéns com outros tipos de sistema de transporte para paletes e caixas, como carros manuais, transportadores aéreos de corrente, ponte rolante ou diferenciais elétricos, etc.
As máquinas de percurso fixo seguem um circuito prefixado e incluem: transelevadores, transportadores, carris eletrificados e veículos guiados.
Uma opção nos armazéns autoportantes é a utilização de equipamentos de movimentação de percurso livre: empilhadores retráteis ou torres bilaterais e trilaterais.
Tabela que estabelece uma comparação entre as especificações das diferentes máquinas de transporte e elevação de paletes.