Empilhadores

Os empilhadores exercem influência direta nas soluções de armazenagem, uma vez que determinam a largura mínima entre os corredores e, consequentemente, a quantidade de estantes que poderão ser instaladas e a capacidade de armazenagem. Os empilhadores elevatórios, por sua vez, também influenciam a altura máxima das estantes, podendo ser maiores ou menores dependendo do caso.

Os empilhadores do armazém são responsáveis pela movimentação interna da mercadoria, desde o cais até à posição de armazenamento nas estantes, ou desde a zona de produção até ao armazém. Existe uma grande variedade de empilhadores disponíveis no mercado, que podem ser classificadas em três grandes grupos:

  • Equipamentos sem elevação: porta-paletes manuais e elétricos
  • Empilhadores elevatórios: empilhadores manuais, empilhadores contrapesados, empilhadores retráteis, empilhadores trilaterais, etc. 
  • Máquinas para preparar ou selecionar encomendas

Empilhador convencional

Empilhador convencional

  • O porta-paletes elétrico e manual

    Trata-se do equipamento de movimentação mais simples e amplamente utilizado graças à sua versatilidade. Os porta-paletes podem ser manuais ou elétricos e com operário a pé ou a bordo.

  • O empilhador elétrico com patins

    Um empilhador elétrico com patins é um equipamento de movimentação parecido com o porta-paletes, porém com capacidade de elevação. É ideal para um número de movimentos limitados e uma altura de elevação inferior a 6 metros.

  • O empilhador contrapesado

    Empilhadores elevadores ideais para trabalhar dentro e fora do armazém, também são altamente recomendados para a carga de camiões.

  • O empilhador retrátil

    Os empilhadores retráteis são mais leves do que os contrapesados e as manobras podem ser feitas em corredores mais estreitos. São os mais utilizados para as operações efetuadas dentro do armazém.

  • Selecionador de encomendas

    Máquinas especialmente adaptadas para a preparação de encomendas, uma vez que o operário tem acesso aos controlos da máquina e acesso direto à carga, agilizando o processo de picking.

  • Veículo guiado automaticamente AGV e LGV

    Os veículos guiados automaticamente AGV e os guiados por laser (LGV) são máquinas de movimentação de mercadoria, semelhantes aos empilhadores, que se movimentam por meio de um sistema autoguiado ou guiados por laser.

  • O empilhador trilateral e bilateral

    Estes empilhadores são ideais para trabalhar em corredores estreitos e com capacidade de elevação superior a 14 metros, permitindo uma maior capacidade de armazenamento.

  • Outros sistemas de transporte

    É provável que encontremos armazéns com outros tipos de sistema de transporte para paletes e caixas, como carros manuais, transportadores aéreos de corrente, ponte rolante ou diferenciais elétricos, etc.