Paletes

As paletes são os suportes mais utilizados para a manipulação dos produtos e o seu armazenamento nas estantes. As mais utilizadas são as paletes de madeira, mas recentemente as paletes de plástico começaram a ganhar espaço dado que podem ser fabricadas com materiais reciclados. Finalmente, em certos setores também são utilizadas paletes de metal porque são mais resistentes, embora, em contrapartida, sejam também mais pesadas e o seu preço mais elevado.

No momento de escolher o tipo de  palete mais conveniente para o armazém, além do material em que é fabricada, também é fundamental ter em conta as medidas da palete. De acordo com o tipo de produto, o sistema de armazenagem e a normativa existente em cada país, será mais recomendável um ou outro tipo de palete. Por exemplo, nos países europeus o formato mais utilizado denomina-se Europalete ou Palete Europeia, cujas medidas padronizadas são de 1.200 mm de comprimento por 800 mm de largura, oferecendo a grande vantagem de poder ser utilizada com qualquer sistema de armazenagem. 

As medidas padronizadas da palete europeia também permitem otimizar as cargas, uma vez que facilita o empilhamento nas paletes quando os produtos estiverem acomodados em caixas, mas desde que as medidas dessas caixas sejam submúltiplas de 1.200 x 800 mm.

As paletes de madeira são as mais utilizadas

As paletes de madeira são as mais utilizadas

  • Agrupamento de produtos em unidades de carga maiores

    Em geral, é conveniente criar a maior unidade de carga possível para reduzir ao mínimo o número de movimentações da mercadoria. Os suportes mais utilizados para isso são as paletes e os recipientes.

  • Paletes de madeira

    As paletes de madeira são as mais utilizadas. Existem diversos modelos no mercado, com medidas e acabamentos diferentes.

  • Paletes de metal

    As paletes de metal são usadas mais frequentemente nos setores automotivo e metalúrgico.

  • Paletes de plástico

    Em comparação com as paletes de madeira, as de plástico oferecem certas vantagens (mais leves, mais fáceis de limpar, etc.), porém, também algumas desvantagens.