Como carregar corretamente a mercadoria numa palete

A colocação correta das cargas nas paletes é fundamental para evitar qualquer queda de mercadoria. A normatização das paletes e contentores representa uma vantagem para a otimização do formato das unidades de carga, pois permite empilhar as caixas umas em cima das outras, aproveitando o maior espaço disponível.

Um bom empilhamento das caixas nas paletes é fundamental para garantir a estabilidade do conjunto. Por isso, a tendência é fabricar caixas de cartão com dimensões submúltiplas de 1.200 e 800 mm (as medidas da palete europeia), obtendo assim um bom aproveitamento da superfície das paletes.

A composição das caixas nas paletes respeita, habitualmente, um dos critérios ilustrados a seguir.

 

Carga de uma palete com caixas entrelaçadas

Caixas entrelaçadas

Caixas empilhadas

Caixas empilhadas

No primeiro exemplo, com caixas entrelaçadas, foi escolhida uma caixa de 400 x 200 mm e, no segundo, de 400 x 300 mm. Ambas as medidas são submúltiplas de 1.200 e 800 mm, proporcionando, portanto, o aproveitamento máximo.

O primeiro modelo é mais estável, pois as caixas estão entrelaçadas. Dessa forma, com as caixas entrelaçadas é aconselhável que o conjunto seja fixado com uma fita de cintar, ou embalado no sistema retrátil, com uma película plástica. Essa medida é imprescindível se as caixas forem empilhadas.

É preciso considerar que as camadas podem ter uma aparência ou uma posição semelhante à de uma chaminé (com espaços vazios), dependendo das dimensões das caixas.

Exemplos de colocação na palete

Exemplos de disposição para montar as unidades de carga, através de camadas entrelaçadas de embalagens que são submúltiplas da palete.

Queda de mercadorias empilhadas nas paletes

Inclusivamente embalando a mercadoria no sistema retrátil, as quedas são bastante frequentes devido às diferentes movimentações provocadas durante o transporte e a manipulação das paletes. Consequentemente, ocorre um aumento das dimensões da unidade de carga, geralmente na parte superior. Seguidamente ilustramos com alguns casos possíveis:

Palete bem formada

Palete bem formada

Inclinação lateral

Inclinação lateral

Forma de leque

Forma de leque 

Forma convexa

Forma convexa

Outros problemas de empilhamento

Quando as medidas das caixas utilizadas não forem múltiplas da palete onde são empilhadas, podem ocorrer duas situações, tal como se verifica no exemplo:

  • Perda da capacidade de armazenamento na palete, tal como se observa no exemplo a seguir:

  • Ou então, as medidas da camada de caixas serão maiores do que as da palete, portanto é necessário considerar essa particularidade e projetar as localizações com um espaço suficientemente amplo.

Other topics in this category