O empilhador contrapesado

Os empilhadores contrapesados recebem esse nome devido ao grande contrapeso de ferro que possuem na sua parte traseira. São carregadores salientes, o que significa que levam a carga à frente do seu ponto de apoio. O seu funcionamento baseia-se no princípio da alavanca de primeiro grau, através da qual um peso denominado potente é capaz de elevar outro peso denominado resistente (a carga), apoiando-se num ponto intermédio denominado ponto de apoio ou pivô de rotação.

Os empilhadores contrapesados levam a carga à frente do seu ponto de apoio.

Os empilhadores contrapesados levam a sua carga à frente do seu ponto de apoio. (Imagem cedida pela Toyota)

Nos empilhadores elevadores contrapesados, o peso potente é constituído pelo conjunto da máquina, que inclui o bastidor, em cujo interior está o motor, a transmissão, a bomba hidráulica e os restantes dispositivos de controlo da máquina. O contrapeso, normalmente aparafusado ao bastidor na sua parte traseira, e os eixos – o dianteiro é o motriz e o traseiro é a diretriz, para manobrar melhor a máquina – também são parte do peso potente. O mastro, a estrutura porta-garfos e os garfos, embora façam parte do empilhador, estão incluídos no peso resistente, pois são instalados na parte frontal do centro do eixo dianteiro, que atua como ponto de apoio. O peso resistente é constituído tanto pelos elementos instalados à frente do ponto de apoio como pela carga que deve ser transportada.

Porque é tão importante entender o papel que cada elemento desempenha nesse sistema de alavanca? Porque as dimensões da máquina, o seu peso, contrapeso e restantes elementos, definirão a carga nominal que o empilhador pode manusear e elevar. Além disso, a distância a partir do mastro até ao centro de gravidade da carga também influenciará na sua capacidade nominal: quanto maior a distância, menor será a capacidade de carga.

Quanto ao seu uso, os empilhadores contrapesados, além de serem muito rápidos, também são ótimos para trabalhar tanto dentro como fora do armazém, embora sejam especialmente úteis para a realização de operações no exterior, devido à sua construção e ao seu desenho. Também são máquinas adequadas para a carga de camiões, pois na sua parte dianteira apenas sobressaem os garfos.

No momento de serem incorporados numa instalação, é necessário considerar que a altura de elevação desses empilhadores costuma estar limitada a 7,5 m e que o corredor normal de trabalho adaptado a esses elementos deve ter entre 3.400 e 4.200 mm livres.

 

Os empilhadores contrapesados são ideais para trabalhar tanto dentro como fora do armazém.

Os empilhadores contrapesados são ideais para trabalhar tanto dentro como fora do armazém. (Imagem cedida pela Toyota) 

 

Para esse tipo de máquina, o corredor pode variar muito, dependendo da carga e da construção. Portanto, pode inclusive haver máquinas que necessitem de corredores com mais de 4.000 mm, portanto é preciso escolher a máquina mais adequada para cada instalação.

Quanto aos modelos que podem ser encontrados no mercado, uma das principais diferenças entre eles, para além das características já comentadas, é a sua forma de alimentação. Há máquinas elétricas impulsionadas por baterias, bem como térmicas, que funcionam a gás ou gasóleo.

Também podem apresentar diferenças nos tipos de mastro, construídos em função da altura de elevação e que podem ser: duplos, com dois corpos telescópicos que se estendem desde o início da elevação; duplos com elevação totalmente livre, onde, ao contrário do anterior, o mastro telescópico não se estende antes de o garfo ter subido completamente; e triplos, com três corpos telescópicos.

Uma última característica que pode variar de um modelo para o outro é o tipo de garfo utilizado, pois há máquinas com garfos deslocáveis lateralmente e oscilantes para favorecer as manobras ao recolher ou deixar as paletes.

O empilhador contrapesado é ideal para trabalhar tanto dentro como fora do armazém.

Empilhador contrapesado a operar num armazém com estantes dinâmicas

 

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