Armazenagem paletizada com acesso direto

A armazenagem paletizada sobre estantes é um conjunto de sistemas onde as paletes com a mercadoria são localizadas diretamente nas estantes, com a ajuda de empilhadores ou máquinas de elevação. Nessa modalidade de armazenagem há três elementos imprescindíveis: as estantes, as paletes e os empilhadores ou os meios de movimentação. A escolha de cada um deles deve ser realizada em função do produto a ser manuseado, das necessidades de armazenagem, dos sistemas de trabalho e localização, bem como da gestão aplicada à instalação.

A paletização sobre estantes pode apresentar-se de duas formas: com acesso direto às paletes ou por compactação.

  • O acesso direto confere uma grande agilidade no momento de gerir cada uma das paletes armazenadas. Dependendo de como se elabore o sistema e do empilhador ou do equipamento de movimentação utilizado, a capacidade de armazenamento obtida na instalação pode não ser a adequada.
  • Pelo contrário, com os sistemas por compactação, a capacidade de armazenamento que se consegue costuma ser maior, embora em detrimento da agilidade de aceder a uma ou outra palete específica.

Seguidamente, analisamos cada uma dessas modalidades a fim de escolher a mais adequada para cada caso.

Armazém central de uma empresa do setor cerâmico

Armazém central de uma empresa do setor cerâmico

Sistemas de armazenagem com acesso direto às paletes

Apenas as estantes convencionais são aptas para ter acesso direto a cada um das paletes armazenadas. As estantes podem ser estáticas, quando colocadas no solo do edifício, ou móveis, quando forem dispostas em bases motorizadas.

Mercadoria paletizada

Mercadoria paletizada

 

No caso das estantes convencionais estáticas, as mesmas são dispostas em ambos os lados de cada um dos corredores de trabalho onde circulam os empilhadores ou equipamentos de movimentação. Tal como já comentámos anteriormente, a largura do corredor é determinada pelo tipo de equipamento que deve ser utilizado e cada um desses corredores proporcionam serviço a duas estantes simples.

As estantes convencionais podem ser montadas sobre bases móveis, em vez de ficarem diretamente na laje do edifício. Essas bases móveis deslocam-se em carris embutidos no solo, que são as estantes móveis ou Movirack.

Atualmente, os dispositivos de controlo e proteção utilizados nesse tipo de sistema são totalmente automáticos, garantindo um movimento suave e seguro. O seu funcionamento pode ser manual através do acionamento de um botão colocado no terminal das estantes, ou mediante um sistema de comando à distância (última ilustração).

Sistema de armazenagem convencional com acesso direto à palete.

Sistema de armazenagem convencional com acesso direto à palete

 

Armazenagem e distribuição de produtos congelados.

Armazenagem e distribuição de produtos congelados.

 

O sistema Movirack permite aceder diretamente a cada palete e também facilita a compactação do espaço, de tal forma que um único corredor de trabalho é válido para aceder a várias estantes.

Carris de rodagem de estantes móveis
Carris de rodagem de estantes móveis
 
Carris guia de estantes móveis
Carris guia de estantes móveis
 
Sistema de comando à distância para estantes móveis

Sistema de comando à distância para estantes móveis

1. Antena para rádio controle
2. Caixa de força montada
3. Botões de controlo
4. Armário principal
5. Comando à distância via rádio

 

Dependendo do espaço disponível na instalação, do número de corredores de trabalho disponibilizado e do empilhador utilizado, com essa modalidade móvel é possível conseguir um aumento na capacidade de armazenamento entre 80% e 120% comparativamente às estantes estáticas, no entanto, é necessário considerar que afeta a operacionalidade uma vez que se torna menos ágil.

Other topics in this category