As estantes convencionais estáticas são o sistema mais versátil em qualquer armazém, embora a capacidade de alojamento da mercadoria possa ser menor em comparação com outras alternativas.
Graças a essa versatilidade, o uso de estantes convencionais estáticas é interessante para armazéns multicliente, pois no momento de projetar a instalação, o operador logístico não pode prever com exatidão os produtos que lhe vão enviar os seus clientes.
A sua flexibilidade também faz com que esse sistema seja ideal para armazenar paletes de diferentes tamanhos. Da mesma forma, a sua utilização é adequada para armazéns onde seja necessário realizar operações de picking diretamente a partir das estantes ou em instalações destinadas a armazenar produtos volumosos.
Quanto às rotatividades, esse tipo de solução de armazenagem é indicado para instalações nas quais se manipulam muitas referências e poucas paletes para cada uma delas, bem como para aquelas com muito movimento de mercadorias. Essas estantes também são adequadas para armazéns de pouco tamanho, onde os produtos de alta rotatividade (A) não têm uma quantidade significativa de paletes. Por outro lado, caso seja combinado com outros sistemas, esse tipo de armazenamento é ideal para localizar produtos de rotatividade baixa e média (B e C).
Em todos os casos, é muito fácil controlar a rotatividade utilizando um programa de gestão de armazéns. Com o WMS é possível trabalhar com espaço vazio (sistema caótico), deixando o próprio programa decidir e registar as localizações, o que faz com que se consiga uma capacidade efetiva superior a 90%.
Quanto à manipulação das paletes nesse tipo de sistema, devem ser manipuladas pelo lado estreito, paralelamente aos patins de entrada, pois se forem manipuladas pelo lado largo é necessário pôr travessas nos níveis da carga.
Armazém logístico e distribuição de produtos alimentares
Detalhe de travessas para paletes