Porta-paletes dinâmico

Os porta-paletes dinâmicos são o sistema de compactação adequado, pois com o seu uso é possível obter as vantagens das modalidades de compactação de uma maneira combinada.

O seu funcionamento é simples: cada nível de cada corredor se dedica a uma única referência e está provido de um caminho de rolos levemente inclinado. As paletes são depositadas por um dos lados do caminho e, por gravidade, deslocam-se sobre os rolos até ao final do mesmo (por isso também recebem o nome de sistemas por gravidade). Recolhe-se a mercadoria por esse outro lado. Os empilhadores não precisam ser deslocados pelo interior dos corredores.

Com esse método a primeira palete que entra no nível é a primeira que sai (sistema FIFO), o que permite uma rotatividade de produto perfeita.

 

As estantes dinâmicas usam a gravidade para movimentar as paletes.

As estantes dinâmicas usam a gravidade para movimentar as paletes

Podem ser instalados corredores de mais de 20 m de profundidade, embora seja necessário que as paletes estejam em bom estado, tenham o peso adequado e a sua qualidade deve ser alta.

Esse tipo de solução é ideal para armazenar mercadoria perecível de grande rotatividade, bem como produtos de grande consumo que sofrem um fluxo contínuo (entrada e saída constantes). No entanto, convém destacar dois aspetos que devem ser considerados no momento de pensar nessa modalidade de armazenamento:

  1. Dado que as paletes são localizadas num plano inclinado, esse sistema ocupa mais altura do que as restantes opções de compactação e, em alguns casos, isso pode significar perda de um nível de carga. Por outro lado, quanto maior for a profundidade mais altura será necessária. 
  2. Dependendo do tamanho do armazém, essa é a solução mais cara entre os sistemas de compactação.
Entrada e saída de mercadorias numa estante dinâmica com rolos.

Entrada e saída de mercadorias num  porta-paletes dinâmico com rolos.

Other topics in this category