O Distributed Order Management permite otimizar a preparação de pedidos

Distributed Order Management (DOM), tecnologia para uma logística em transformação

15 jun 2023

O Distributed Order Management (em português, gestão de pedidos distribuídos) é um sistema informático que automatiza, otimiza e controla todas as fases da gestão de pedidos para entregar os produtos aos clientes no prazo estabelecido e ao menor custo possível.

Neste artigo analisamos como este método tornou-se um pilar fundamental da logística, sobretudo em empresas com estratégias omnichannel que precisam gerir altas quantidades de pedidos provenientes de diferentes canais e que devem ser entregues prontamente aos clientes.

Distributed Order Management (DOM): chave para otimizar a entrega de pedidos

O Distributed Order Management (mais conhecido pelas siglas DOM) surge como resultado das mudanças no mercado e nos hábitos de consumo dos usuários. Um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas nos últimos anos é a estratégia omnichannel: os clientes utilizam uma infinidade de canais como lojas físicas, lojas online, marketplaces, aplicações móveis, para fazer compras. A transformação digital está a obrigar as empresas a adaptarem-se a esse novo cenário para oferecer um serviço rápido e impecável em todos os canais.

Diante de um contexto omnichannel cada vez mais complexo, como as empresas podem otimizar os processos do armazém para conseguir uma maior velocidade e expedir os artigos no menor tempo possível? O Distributed Order Management é um software que otimiza a gestão dos pedidos provenientes de diferentes canais com o objetivo de entregar a mercadoria aos clientes pontualmente e com os mínimos custos possíveis. Trata-se de um sistema de gestão que controla e melhora todos os processos desde que o cliente solicita o pedido até à sua distribuição com um único objetivo: atingir a eficiência para se adaptar aos novos hábitos de consumo e conseguir clientes satisfeitos.

Ao contrário dos sistemas tradicionais de gestão de pedidos, conhecidos como Order Management Systems (OMS), que centram unicamente no processamento dos pedidos em si, os sistemas DOM vão um passo mais além: a sua missão é zelar pela execução e cumprimento dos pedidos provenientes de diferentes canais para garantir o serviço e a satisfação do cliente. De acordo com as necessidades de cada empresa, ambos os sistemas podem ser complementares.

Que empresas podem beneficiar da utilização do DOM nas instalações logísticas? Empresas com um alto número de fornecedores, com uma estrutura multiarmazém e com uma carteira de referências (ou SKU) crescente. Com a ajuda de um software de gestão, esse tipo de organização pode gerir todas as informações relacionadas às operações do armazém de forma centralizada e otimizar todas as tarefas.

O Distributed Order Management é um software que permite enfrentar os desafios da estratégia omnichannel
O Distributed Order Management é um software que permite enfrentar os desafios da estratégia omnichannel

5 benefícios do Distributed Order Management

O Distributed Order Management é uma tecnologia concebida para otimizar a cadeia de abastecimento com o objetivo de garantir o abastecimento dos pedidos aos clientes. Através dessa tecnologia, uma empresa pode beneficiar das seguintes vantagens:

  • Visão global dos processos realizados no armazém: uma das particularidades do DOM é que proporciona uma visão global do stock disponível em tempo real e centraliza todo o processo de gestão de pedidos num único espaço. O sistema oferece informações detalhadas para ajudar as empresas a responderem com eficiência às mudanças do mercado e ao aumento no número de pedidos.
  • Otimização de rotas: o DOM automatiza a geração de rotas destinadas a reduzir os prazos de entrega ao cliente. Essa operação é fundamental para o correto desenvolvimento dos demais processos do armazém, incluindo a preparação e expedição dos pedidos. Além disso, o software traça rotas pelo interior do armazém para garantir que os operadores percorram as mínimas distâncias possíveis.
  • Integração com todos os canais: a integração é essencial para atender todos os clientes em qualquer canal de forma eficaz, ou seja, todos os canais devem trabalhar de forma conjunta e coordenada. Através da tecnologia, o armazém pode estabelecer comunicação com a loja online para organizar quanto antes a preparação dos pedidos requisitados (por exemplo, com o módulo Marketplaces & Ecommerce Platforms Integration da Mecalux).
  • Redução de custos: o DOM permite separar pedidos para diminuir custos, assim como juntar diferentes pedidos de um mesmo cliente num único envio. Uma logística flexível e avançada oferece grandes vantagens: quando as empresas aproveitam bem os recursos do armazém são mais produtivas e, consequentemente, podem expedir os pedidos aos clientes em menos tempo.
  • Eficácia nas tarefas de aprovisionamento: o sistema DOM contribui para que as tarefas de aprovisionamento do armazém sejam muito mais eficazes, uma vez que contempla as necessidades dos diferentes canais. Trata-se de utilizar uma lógica predefinida para decidir quando é o melhor momento para aprovisionar (depois de receber um pedido ou com antecedência, visando ter sempre a mercadoria necessária e considerando a previsão da procura). No setor e-commerce o mais comum é utilizar o stock mínimo, que consiste em reabastecer a mercadoria conforme o stock se for esgotando.
O Store Fulfillment foi projetado para controlar o stock do armazém e das lojas físicas
O Store Fulfillment foi projetado para controlar o stock do armazém e das lojas físicas

Software da Mecalux para o Distributed Order Management

A única forma de obter total transparência e visibilidade na cadeia de abastecimento para enfrentar os desafios da estratégia omnichannel é através da tecnologia. O sistema de gestão de armazém permite fazer um controlo de tudo o que ocorre no armazém, desde o recebimento dos produtos até à expedição dos pedidos.

O Easy WMS da Mecalux integra o módulo Store Fulfillment, projetado para as empresas que desejam controlar em tempo real o stock do armazém e das lojas físicas. Essa solução sincroniza as operações de aprovisionamento e supervisiona as reposições, as transferências entre lojas e as devoluções.

A tecnologia chegou à cadeia de abastecimento para ficar. As empresas que contam com um sistema de gestão de armazém fazem a diferença, porque podem fazer um controlo muito preciso de todos os processos do armazém e otimizar as operações. O Sistema de Gestão de Armazém Easy WMS já foi testado com sucesso em várias instalações de todo o mundo. Se quiser otimizar a preparação de pedidos para atender os clientes sem atrasos nem erros, entre em contato connosco para que o possamos auxiliar sobre como o Easy WMS pode impulsionar o seu negócio.