O armazém da bilstein group de peças de reposição para automóveis em Portugal
bilstein group armazena peças de reposição para todas as marcas de automóveis do mercado
A empresa internacional de peças de reposição automóvel, bilstein group, inaugurou uma nova unidade logística na Venda do Pinheiro (Portugal) onde são expedidas mais de 350 encomendas por dia. Para agilizar as operações diárias, a Mecalux equipou-a com três sistemas de armazenamento: estantes para paletes, para picking e cantilever. Todos oferecem acesso direto ao stock, algo essencial para a gestão de mais de 45.000 referências.
Importância da logística
Em atividade desde 2012 como bilstein group, a empresa comercializa mais de 60.000 peças de reposição automóvel para todas as marcas, mais comuns do mercado.
Para garantir a disponibilidade mundial de produtos e serviços, o bilstein group investe continuamente na expansão das suas capacidades logísticas. Atualmente, conta com 10 armazéns em 8 países - com uma área total de armazenamento de mais de 150.000 metros quadrados. Os maiores centros logísticos estão localizados em Ennepetal (Alemanha) e Markham Vale (Reino Unido). Estes dois edifícios têm mais de 95.000 metros quadrados de espaço de armazenamento. Os outros centros logísticos estão localizados em Portugal, China, França, Itália, Sérvia e Espanha. Nos próximos anos, vai ser construído um armazém com uma área total de 45.000 metros quadrados em Gelsenkirchen, na Alemanha.
De acordo com Tala N´Djai, Distribution Centre Manager do bilstein group em Portugal, no momento de inaugurar um armazém (ou atualizar um já em atividade), a empresa fixa dois objetivos: “por um lado, aumentar o espaço de armazenamento e, por outro, agilizar as operações realizadas para poder entregar as encomendas atempadamente".
Novo armazém em Portugal
Na localidade da Venda do Pinheiro, concelho de Mafra (Portugal), a empresa implementou um centro logístico de 7.000 m2 a partir do qual distribui as peças de reposição aos clientes neste país.
Nele são geridas mais de 45.000 referências com produtos de diferentes tamanhos e rotatividades. O centro recebe em média 40 paletes por dia enviadas pelos fornecedores, além de preparar e distribuir 358 encomendas compostas por um total de 2.744 linhas.
Para levar a cabo todas estas operações, a Mecalux implementou três sistemas de armazenamento: estantes para paletes, para picking e cantilever. Com esta combinação, o bilstein group aproveitou melhor a superfície do armazém obtendo uma maior capacidade e, simultaneamente, reorganizou a mercadoria gerando operações sem erros.
A principal atividade do armazém é a preparação de encomendas. Os colaboradores percorrem os corredores do armazém para localizar os produtos que compõem cada encomenda seguindo as indicações do software de gestão de armazéns (SGA).
Para fazer picking, atribui-se a cada operador um trolley com dezasseis posições (cada uma delas corresponde a uma encomenda). Assim, as encomendas são preparadas por ondas, ou seja, os operários classificam os produtos por encomendas ao mesmo tempo que são extraídos das suas localizações.
Estantes paletização convencional
Medem 12 m, contam com onze níveis e oferecem uma excelente capacidade de armazenamento. “Podemos depositar um grande número de produtos: até 6.656 paletes”, destaca Tala N´Djai. Uma das vantagens desta solução é que as prateleiras se adaptam a qualquer tipo de carga, com peso e volumes variáveis. Os operadores de armazém recorrem a máquinas com elevação de modo a alcançar os níveis superiores das estantes para que consigam preparar as encomendas.
Estantes cantilever
Formadas por colunas de três metros e com braços cantilever estas destinam-se às cargas de maiores dimensões e comprimento como barras transversais. Os elementos destas estantes são facilmente configuráveis. Esta versatilidade permite que as localizações possam adaptar-se às dimensões das cargas.
Estantes para picking
Ocupam a maior superfície do armazém e nelas são armazenados produtos de pequenas dimensões como, por exemplo, sensores ABS. O acesso direto a cada uma das referências armazenadas é fundamental para dinamizar o picking e, assim, reduzir o tempo utilizado na preparação das encomendas.
Tala N´Djai - Distribution Centre Manager do bilstein group em Portugal
“As três soluções de armazenamento da Mecalux resolveram as nossas necessidades logísticas e foram adaptadas às operações realizadas no nosso negócio.”
Prioridade no picking
Um dos principais desafios do bilstein group para o seu novo armazém em Portugal era gerir as mais de 45.000 referências sem cometer falhas. Os três sistemas de armazenamento da Mecalux adptam-se às particularidades de cada artigo, destinando cada solução a um tipo de produto determinado.
A principal operação realizada no centro logístico é a preparação de encomendas. Por isso, o denominador comum das três soluções de armazenamento é o acesso direto aos produtos, pois permite que os operadores localizem e manuseiem os artigos necessários com rapidez.
Benefícios para o bilstein group
- Capacidade de armazenamento: numa superfície de 7.000 m2, o bilstein group armazena até 45.000 referências.
- Mercadoria variada: cada um dos três sistemas instalados foi adaptado à grande variedade de produtos geridos pela empresa.
- Agilidade no picking: as três soluções de armazenamento da Mecalux oferecem acesso direto aos produtos, algo essencial para preparar 358 encomendas por dia compostas por um total de 2.744 linhas.
Armazém da bilstein group: Estantes para paletes | |
---|---|
Capacidade de armazenamento: | 6.656 paletes |
Dimensão das paletes: | 800 x 1.200 mm |
Peso máx. das paletes: | 850 kg |
Altura das estantes: | 12 m |
Galeria
Estante para paletes no armazém de bilstein group em Portugal
Fale com um especialista