
Pallet Shuttle com lançadeiras no armazém da Cistér em Portugal
A Mecalux instalou o sistema Pallet Shuttle automático com lançadeiras no armazém da Cistér em Portugal
A Cistér é uma empresa portuguesa que faz parte do grupo de alimentação Raimundo & Maia. Esta divisão, fundada em 1999 e dedicada à produção de leguminosas, reúne um enorme conhecimento do mercado e deste tipo de alimentos.
Uma das prioridades da empresa é garantir que os pontos de venda sempre disponham de legumes em stock e, para tal, dotou a sua fábrica em Alcobaça (ao norte de Lisboa) com a última tecnologia. Assim, é capaz de adaptar a sua atividade às flutuações do mercado como, por exemplo, o aumento pontual da procura.
As leguminosas são um dos alimentos básicos de uma dieta saudável e são consumidas durante todo o ano. Para a Cistér, isto traduz-se num ritmo de produção muito exigente devido ao aumento das vendas nos últimos exercícios.
Do ponto de vista logístico, o aumento da produção obriga a ampliar a capacidade de armazenamento para acomodar todos os produtos. A empresa queria resolver este problema de uma vez por todas, por isso estava à procura de um sistema que lhe permitisse gerir a produção intensa de uma mesma referência.
Da mesma forma, desejava agilizar a expedição da mercadoria, visto que o volume de encomendas, especialmente das exportações, continua a crescer. “A fábrica produz aproximadamente 600 paletes por dia que, posteriormente, são enviadas aos clientes. Isto gera uma grande quantidade de movimentos que os operários tinham que executar através de empilhadores, o que podia provocar eventuais erros e danos acidentais aos produtos”, explica Pedro Maia, diretor da Cistér.
A empresa tinha um projeto para melhorar o seu centro logístico e, após considerar as propostas de diferentes fornecedores de soluções de armazenagem, optou pela Mecalux. “Um dos motivos pelos quais escolhemos a Mecalux é que os representantes comerciais nos convidaram para visitar o seu centro tecnológico de 6.500 m² em Barcelona onde nos mostraram a sua proposta: o sistema Pallet Shuttle automático com lançadeiras. Ver o sistema em funcionamento convenceu-nos, diz o diretor.
É ideal para otimizar o espaço e obter uma maior capacidade. Além disso, ao contar com operações completamente automáticas, garante um fluxo constante de entradas e saídas. “A Mecalux é o fornecedor com mais experiência neste tipo de soluções. Estamos muito satisfeitos com o sistema instalado porque nos permite mover muitas paletes”, destaca Pedro Maia.
As 600 paletes que saem da fábrica diariamente podem dirigir-se a um dos dois destinos seguintes: à zona de preparação de encomendas manual situada ao lado da fábrica ou ao armazém automático localizado noutra nave. Os dois edifícios estão interligados por uma plataforma de transportadores que transfere automaticamente os produtos com total segurança para o armazém.
O armazém automático é composto por dois blocos de estantes que aproveitam toda a superfície (71 m de comprimento e 19 m de altura, com nove níveis) proporcionando uma capacidade de armazenamento que permite receber 12.672 paletes. Os canais admitem entre oito e vinte e quatro paletes em profundidade. Em cada nível, uma lançadeira encarrega-se de atender os canais de armazenamento. Dispõe de um carro motorizado que se desloca pelo interior dos canais introduzindo ou extraindo a mercadoria.
“Embora a instalação esteja a operar há pouco tempo, já pudemos comprovar as vantagens proporcionadas por este sistema de armazenagem. Além de termos aumentado a capacidade, também conseguimos elevar o número de ciclos”, sublinha Pedro Maia.
O sistema Pallet Shuttle com lançadeiras multiplica os ciclos/hora pelo número de níveis no armazém (nove neste caso). Cada lançadeira pode efetuar 20 ciclos combinados/hora (20 paletes de entrada e 20 de saída). Também foram instalados dois elevadores, um para as entradas e outro para as saídas, que interligam os níveis. Embora pudesse operar com um único elevador, com dois foi possível dobrar o número de ciclos.
Considerando as perspetivas de crescimento da Cistér, o desenho do armazém incluiu também uma futura ampliação. Quando a empresa precisar, serão adicionados mais dois blocos de estantes que acomodarão 10.000 paletes e dois elevadores adicionais.
O Pallet Shuttle automático é um dos sistemas de armazenagem compactos mais eficientes do mercado, pois garante um fluxo muito elevado de entrada e saída de mercadorias. A automatização do referido sistema é realizada incorporando transelevadores ou lançadeiras que transferem os produtos para a localização correspondente.
Esta solução apresenta inúmeras vantagens:
A zona de expedição é uma das áreas mais ativas do armazém: são enviadas cerca de 600 paletes por dia aos clientes da Cistér em Portugal. Esta zona foi projetada especificamente para facilitar a distribuição da mercadoria e minimizar qualquer possibilidade de erro.
Duas lançadeiras organizam as paletes e classificam-nas em 19 canais dinâmicos de pré-cargas em função da sua encomenda ou rota. As paletes permanecem nestes canais à espera de serem carregadas nos camiões pelos operários.
Cada canal dinâmico possui uma profundidade para dez paletes. A soma de três canais corresponde à carga de um camião completo ao qual, por sua vez, foi atribuído previamente um cais. Estes canais apresentam uma ligeira inclinação e as paletes deslocam-se por gravidade da parte mais alta para a mais baixa (que fica no cais).
Anteriormente, a Cistér geria o seu inventário com o ERP. No entanto, com este software, era impossível conhecer a localização exata dos produtos em tempo real, algo considerado imprescindível para gerir o negócio.
Para tirar o máximo partido de todos os recursos do armazém, a Mecalux implementou o Sistema de Gestão de Armazéns (SGA) Easy WMS. As razões são evidentes: “dinamizar os processos de armazenagem e expedição de paletes, ter uma organização rigorosa e controlada do stock, gerir a mercadoria de acordo com a sua data de fabrico e aumentar o número de encomendas”, aponta Pedro Maia.
Ao ser um armazém completamente automático, o Easy WMS dispõe do módulo Galileo, encarregado de dar as ordens de movimento aos transportadores, lançadeiras e elevadores.
Uma das prioridades da Cistér era que o SGA fosse integrado no seu ERP. Os dois sistemas estabelecem comunicação ininterrupta para garantir o bom funcionamento das operações e coordenar os movimentos da mercadoria desde que sai da fábrica e chega ao armazém, até ser preparada para a sua distribuição aos clientes.
O SGA intervém em cada um dos processos do armazém:
Receção da mercadoria
Todos os produtos chegam embalados e etiquetados da fábrica. O SGA identifica-os quando atravessam o posto de inspeção, onde se valida que as paletes cumpram os requisitos estabelecidos para a sua localização no armazém.
Armazenamento dos produtos
Uma vez que o SGA identifica as paletes que chegaram da fábrica, faz uma série de cálculos tendo em conta o número de localizações vazias, a referência e o nível de procura com a finalidade de atribuir um lugar para cada artigo. Dessa forma, por exemplo, os produtos mais vendidos são depositados perto dos elevadores para tornar mais ágil o processo de entrada e saída.
Além disso, o SGA também segue o critério FIFO no momento de expedir a mercadoria, pelo que os primeiros produtos armazenados são expedidos antes.
O Easy WMS agiliza a entrada e saída de mercadorias graças à correta organização dos produtos e à otimização dos movimentos dos equipamentos automáticos (lançadeiras, elevadores e transportadores).
Preparação de encomendas manuais
O Easy WMS indica aos operários como preparar aproximadamente 50 encomendas por dia sem demora. O SGA desenhou um percurso que otimiza as suas deslocações no momento de agrupar as referências que compõem cada ordem. Através de terminais de radiofrequência, indica-lhes os produtos a recolher, a quantidade e onde os localizar.
Os trabalhadores estabelecem comunicação com o Easy WMS através destes terminais para receber as ordens e confirmar que foram cumpridas. Esta supervisão por parte do SGA reduz qualquer falha no picking.
Expedição da mercadoria
O ERP atribui um cais a um conjunto de canais dinâmicos e, seguidamente, o Easy WMS faz o planeamento das encomendas que serão distribuídas nesse camião e ordena o envio das paletes para a zona da expedição.
A excelente organização da zona de expedição também contribui para que a distribuição dos produtos seja mais rápida e com uma menor possibilidade de erros.
A Cistér decidiu melhorar o serviço que presta aos seus clientes e lidar com o aumento da produção contando com a ajuda de um novo armazém automático em Alcobaça, equipado com estantes compactas com o sistema Pallet Shuttle automático e lançadeiras. Esta solução permite acomodar mais de 12.600 paletes e oferece uma alta velocidade nos fluxos da mercadoria.
A empresa aproveitou os benefícios proporcionados pela automatização e pela compactação para modernizar a sua logística. Agora, a Cistér conta com uma cadeia de abastecimento flexível e preparada para lidar com os desafios que surgem.
Pedro Maia - Diretor da Cistér
“O desenho do armazém foi um longo e complexo processo. No entanto, o resultado é muito satisfatório porque podemos coordená-lo com a fábrica e todas as outras operações (principalmente, armazenamento e expedição) são fluidas.”
Armazém automático da Cistér | |
---|---|
Capacidade de armazenamento: | 12.672 paletes |
Dimensão das paletes: | 800 / 1.000 x 1.200 mm |
Peso máx. das paletes: | 1.025 kg |
Altura das estantes: | 19 m |
Comprimento das estantes: | 71 m |
N.º de carros elétricos: | 9 |
Fale com um especialista
Peça informação e/ou orçamento