Kiwi Greensun: o ponto de maturação perfeito para um armazém refrigerado

Kiwi Greensun: o ponto de maturação perfeito para um armazém refrigerado

Com o novo armazém, a empresa pretende aumentar a produção para 12.000 toneladas de quiuí por ano

Kiwi Greensun: o ponto de maturação perfeito para um armazém refrigerado

A Kiwi Greensun, o maior produtor de quiuís da Península Ibérica, renovou a sala de maturação dos frutos que possui em Salvador de Briteiros (Guimarães-Portugal) com a construção de um armazém automático autoportante da Mecalux gerenciado por Easy WMS. Com esta instalação, a empresa pretende encarar um futuro promissor: aumentar a produção para atingir as 12.000 toneladas de quiuís anuais. Uma das vantagens proporcionadas por este armazém, com uma operação completamente automática, é o controle preciso dos produtos à temperatura refrigerada.

Aumento constante da produção

Desde que foi fundada nos anos 80, a Kiwi Greensun não deixou de crescer até se tornar no maior produtor de quiuís da península ibérica, com mais de 419 hectares de cultivo e 46 produtores parceiros. A empresa abastece o Mercadona, uma das maiores redes de supermercados em Espanha e Portugal, com mais de 4.000 toneladas de quiuís anuais. 

Em 2004, a Kiwi Greensun inaugurou um armazém de 2.500 m2 na localidade portuguesa de Salvador de Briteiros que, desde então, foi ampliado em inúmeras ocasiões com a finalidade de absorver o desenvolvimento da empresa e o aumento da produção. Agora dispõe de uma superfície de 14.500 m2 onde gerencia 10.400 toneladas de quiuís por ano à temperatura refrigerada. 

O seu objetivo, para os próximos anos, é aumentar a produção para atingir as 12.000 toneladas/ano. Por isso, a Kiwi Greensun decidiu transformar o seu armazém de modo a garantir a correta conservação dos quiuís e entregá-los no ponto de maturação adequado para satisfazer a procura e o exigente paladar dos seus clientes. 

À medida que o ritmo de produção aumentava, a empresa começou a dar-se conta de que era necessário automatizar as entradas e saídas para ter mais dinamismo. 

“Tínhamos bem definido que o futuro do nosso negócio passava pela automatização,  pois, não só nos proporcionaria uma maior rapidez, como também nos permitiria ter um controle absoluto da produção e do estoque”, comenta Vítor Araújo, diretor da Kiwi Greensun. 

Para modernizar a sua logística, a Kiwi Greensun solicitou a colaboração da Mecalux porque, segundo afirma o seu diretor, “entre as empresas que concorreram para a realização deste projeto, constatamos que a sua proposta era a mais acertada. Além disso, os vídeos que nos mostraram sobre outros armazéns que tinham equipado acabaram por nos convencer”

Logística automática

A Kiwi Greensun renovou por completo a sala de maturação com a construção de um armazém automático de 13 m de altura que proporciona uma capacidade de armazenamento para 512 paletes. 

O armazém opera em temperatura refrigerada entre 0 e 0,5 ºC e uma umidade de 97%. Isto propicia a correta maturação dos quiuís mantendo o seu sabor e propriedades durante mais tempo. A automatização, por sua parte, explora ao máximo o espaço disponível, o que contribui para reduzir notavelmente o consumo de energia para gerar frio, portanto, esse consumo de energia por palete é menor. 

De construção autoportante, o armazém é formado por estantes que suportam o seu próprio peso, o da mercadoria, o dos painéis verticais e da cobertura. A vantagem deste tipo de armazém é a otimização do espaço, pois, a sua construção é realizada ao mesmo tempo que as estantes. De fato, o armazém da Kiwi Greensun foi localizado em apenas 400 m2 de superfície, ocupando só a superfície indispensável. 

O armazém é composto por um único corredor de 55 m de comprimento com estantes de dupla profundidade  em cada lado. Em cada localização são colocadas dois paletes de uma mesma referência (um atrás do outro) e, para tal, o transelevador incorpora um sistema de extração de dupla profundidade com garfos telescópicos

As estantes, divididas em quatro níveis, foram personalizadas com a finalidade de poder armazenar três unidades de carga diferentes: contêineres de plástico de 1.200 x 1.200 mm, bem como paletes de 800 x 1.200 mm e de 1.000 x 1.200 mm. No caso dos contêineres de plástico, cada localização pode armazenar até quatro contêineres, um em cima do outro. 

Um posto de entrada e outro de saída foram disponibilizados numa das laterais das estantes. Ambos estão equipados com transportadores de correntes e portas de acesso que ajudam a preservar a temperatura no interior da câmara refrigerada

A mercadoria permanece armazenada durante o período necessário até que os quiuís alcancem a maturação adequada para serem distribuídos, comercializados e consumidos. 

A rastreabilidade como prioridade

A rastreabilidade oferecida pelo Easy WMS sistema de gestão de armazéns é fundamental no momento de manter a segurança alimentar em todas as etapas pelas quais passam os quiuís antes de chegar aos clientes. Graças a ela, a Kiwi Greensun poderia localizar a origem de um incidente com uma enorme rapidez e garantir a retirada do mercado dos quiuís afetados caso haja um alerta. 

Além disso, um controle tão preciso e em tempo real da mercadoria fornece informações precisas ao consumidor e garante a máxima qualidade dos produtos. Para tal, é indispensável a coordenação entre o WMS e o ERP. Por isso, o Easy WMS foi integrado no ERP FLOW da Kiwi Greensun, trocando dados e informações sobre como desenvolver as diferentes operações com maior eficiência. 

O Easy WMS atribui uma localização para cada palete e/ou contêiner conforme atravessam o posto de inspeção de entrada. “Uma das nossas prioridades ao colocar em funcionamento este armazém automático era organizar os produtos de forma eficiente de acordo com o seu nível de demanda”, diz Vítor Araújo. Para decidir a localização que deve ser atribuída a cada palete, o Easy WMS incorpora regras e algoritmos como, por exemplo, o parceiro que enviou os quiuís ou o tempo de maturação necessário. 

Para a sua expedição, o Easy WMS ordena a extração da unidade de carga requisitada e regista a sua baixa no sistema quando esta cruza o posto de saída. Posteriormente, envia uma mensagem ao ERP da Kiwi Greensun para que um operador venha coleta-la e transferi-la para a área de expedição. 

Qualidade e satisfação dos clientes

O sucesso conseguido pela Kiwi Greensun nos últimos anos deve-se ao seu compromisso com a satisfação dos clientes. A sua prioridade é conseguir que a qualidade dos quiuís seja a melhor e que as entregas sejam realizadas sem demora e num estado adequado de maturação. 

Graças ao seu novo armazém automático autoportante, a Kiwi Greensun obteve uma maior rapidez nas entradas e saídas dos quiuís, além de ter conseguido um controle mais rigoroso destas bagas. Como resultado, “estamos numa fase de crescimento e com perspetivas de continuar a desenvolver-nos”, afirma Vítor Araújo.

Embora tenha passado pouco tempo desde que o armazém entrou em funcionamento, estamos muito satisfeitos com os benefícios que nos proporcionou a curto prazo: agora temos uma operação muito mais ágil e eficiente, um controle rigoroso dos produtos e uma rastreabilidade total.

Vítor Araújo, Diretor da Kiwi Greensun

Benefícios para a Kiwi Greensun

  • Controle do estoque: a automatização e o Easy WMS proporcionam um controle muito rigoroso de toda a mercadoria, o que permite preservar a qualidade dos quiuís armazenados à temperatura refrigerada.
  • Maior agilidade: o transelevador proporciona um movimento muito mais rápido, seguro e controlado dos quiuís em comparação com outros sistemas de armazenagem tradicionais.
  • Aproveitamento do espaço: em apenas 400 m2 de superfície, o armazém automático permite aumentar a produção que a Kiwi Greensun está a registar nos últimos anos.
  • Econômia de energia: graças ao aproveitamento adequado da superfície disponível, a automatização reduz o consumo de energia para gerar frio.
Armazéns automáticos para paletes
Capacidade de armazenagem: 512 paletes
Altura do armazém: 15 m
Comprimento do armazém: 55 m
Temperatura: entre 0 e 0,5 ºC

Esclareça as suas dúvidas, com um especialista

Peça informação e/ou orçamento