
Alta produtividade no armazém robotizado da Clairefontaine na França
O fabricante de papel francês Clairefontaine incorporou as últimas tecnologias em todos os seus processos logísticos
Transcrição
A empresa Clairefontaine, localizada na região da Alsácia, é um dos fabricantes de papel e produtos derivados mais tradicional em França.
A firma utiliza, há mais de 160 anos, sistemas produtivos ecologicamente sustentáveis para o fabrico dos seus produtos.
Quando ampliou o seu armazém, a empresa decidiu incorporar as últimas tecnologias em todos os seus processos. A Mecalux participou no projeto desde o primeiro momento.
A Mecalux é uma empresa implantada a nível internacional e isto proporcionou-nos as garantias de que necessitávamos. O nosso investimento focou-se em automatizar todas as áreas de armazenamento destinadas aos produtos paletizados. A Mecalux forneceu-nos todas as soluções. Projetou 3 zonas de armazenamento adequadas às características do nosso produto e necessidades. Além disso, orientou-nos e aconselhou-nos, o que tornou possível implementar uma solução eficaz e reforçar a nossa posição de liderança no setor.
A equipa técnica da Mecalux trabalhou conjuntamente com a da Clairefontaine para encontrar uma solução que resolvesse as suas necessidades em todos os seus aspetos.
O resultado é um centro logístico composto por 3 armazéns com uma operação completamente automática.
- Um armazém com o sistema Pallet Shuttle automático
- Um armazém automático para picking
- E um armazém convencional com empilhadores trilaterais automáticos..
O armazém de 13 metros de altura e 153 metros de comprimento dispõe de três corredores com um bloco de estantes de cada lado que podem conter entre cinco e sete paletes em profundidade.
O armazém tem uma capacidade total para 20.611 paletes.
A zona dos Pallet Shuttle está totalmente automatizada e oferece a máxima capacidade de armazenamento graças à compactação da carga nos diferentes canais. Esta parte do armazém possui um transelevador em cada corredor capaz de alojar no seu cesto os carros motorizados e deslocá-los ao longo dos níveis para recolher ou depositar mercadoria quando o sistema assim o requeira. A carga dos carros é realizada no cesto dos transelevadores.
Este armazém é adequado para produtos de consumo massivo com um grande volume de paletes por referência.
Neste armazém, constituído por um único corredor com estantes de paletização convencional em ambos os lados, estão localizadas as referências necessárias para as tarefas de picking.
No corredor circula um transelevador que se encarrega de depositar ou extrair as paletes das suas localizações de forma automática assistido por um conjunto de transportadores.
A velocidade de translação do transelevador é de 180 m/min.
Estas estantes de 4 níveis oferecem uma capacidade de armazenamento para 744 paletes.
Uma lançadeira distribui as paletes provenientes do armazém em cada um dos postos de picking.
Os postos de picking estão dotados de terminais informáticos e de mesas que elevam as paletes para uma posição ergonómica. O operário recolhe as caixas diretamente das paletes provenientes do armazém e deposita-as nas paletes de destino.
Junto aos postos de picking, está localizada a zona de consolidação, onde são verificadas as encomendas finalizadas, embaladas e etiquetadas para a sua expedição.
Nesta zona situam-se os produtos com baixa rotatividade. Foram disponibilizados 7 corredores com estantes de paletização convencional em ambos os lados. Dois empilhadores trilaterais automáticos acedem aos diferentes corredores e a todas as paletes.
Esta área tem uma capacidade total para 5.985 paletes.
Veículos AGV, guiados automaticamente, são os encarregados de levar ou retirar a mercadoria das extremidades dos corredores.
A maioria dos produtos que chega ao centro logístico deve ser colocada sobre as paletes escravas para garantir a sua estabilidade no interior do armazém. Para realizar esta operação, foi instalado um circuito de transportadores com um elevador que deposita a mercadoria nas paletes escravas. A mercadoria que sai do armazém regressa a este circuito de transportadores para recuperar a palete escrava e utilizá-la em outro momento.
As paletes que saem do armazém são transferidas para a zona de pré-cargas onde são agrupadas por encomenda ou por rota, prontas a serem expedidas.
A Mecalux implementou o Easy WMS, um potente software que se encarrega de controlar e coordenar todos os processos logísticos, além de rentabilizar as operações dos diferentes armazéns.
O sistema de controlo Galileo, por sua vez, garante o correto funcionamento dos elementos eletromecânicos do centro logístico e o cumprimento das medidas de segurança.
Este software permite-nos controlar as operações dos armazéns, bem como gerir todas as entradas e saídas de mercadoria. Também permite atribuir uma localização de acordo com as características e rotatividade dos produtos, além de otimizar a preparação de encomendas nos postos de picking definindo a ordem de saída das mercadorias.
A solução fornecida pela Mecalux permitirá que a Clairefontaine reforce a sua liderança no setor e fortaleça as suas perspetivas de crescimento futuro. Num mesmo centro logístico foram instalados três armazéns com uma operação completamente automatizada. O software de gestão Easy WMS implementado constitui uma ferramenta capaz de otimizar todos os processos e contribui para prestar um serviço mais eficiente.