
Sistema de armazenamento de alimentos de três temperaturas da HAVI
O centro logístico da HAVI em Lisboa, equipado com as mais recentes tecnologias da Mecalux, é composto por três armazéns que operam em diferentes temperaturas, com o objetivo de fornecer eficientemente os clientes do setor de catering.
Transcrição
Dos nossos operadores que trabalham em temperaturas negativas e com a utilização de máquinas que pudessem substitui-los nessas tarefas mais árduas. Seria também uma vantagem bastante interessante.
A HAVI é uma multinacional que presta serviços de logística e gestão da cadeia de abastecimento.
A Havi é uma empresa multinacional global. Temos cerca de 10.000 pessoas empregadas. Nós fazemos, temos capacidades integradas, digitais e operacionais que nos permitem fazer a operação ponta a ponta dos, da cadeia da abastecimento aos nossos clientes. Nós já operámos perto deste centro de distribuição, a cerca de 100 quilómetros daqui, mas estávamos numa instalação que já não tinha a capacidade e já não conseguia responder às necessidades de crescimento dos nossos clientes. Como tal, nós estamos sempre a planear o futuro e ver onde é que podemos suportar o crescimento dos nossos clientes. E então foi decidido abrir este centro de distribuição com outras competências e com mais área, de forma a conseguirmos integrar todas as operações que necessitávamos neste centro distribuição e dessa forma, sermos mais eficientes também na forma como gerimos as operações dos nossos parceiros.
Em Lisboa, Portugal, a multinacional realizou um projeto inovador com um novo centro logístico equipado com as últimas tecnologias da Mecalux, fornecedor de confiança da empresa.
O objetivo da empresa com este armazém moderno e sustentável é abastecer todos os seus clientes com eficiência.
Mecalux foi escolhida como parceiro neste projeto, porque era uma empresa já bastante conhecida da Havi e, portanto, é uma empresa que trabalha com a Havi já de longa data, não só nos armazéns convencionais, mas também nos primeiros armazéns automáticos que fizemos na Havi, como na Rússia, por exemplo. Então, a Havi já conhecia a forma de trabalhar da Mecalux, e como tal, foi escolhida a Mecalux, no sentido de podermos construir em conjunto uma solução que se adaptasse a este centro de distribuição e que fosse aquela que mais eficiência desse à nossa operação específica, e que temos em Portugal para os parceiros que temos em Portugal e para os volumes que manuseamos.
O centro logístico da HAVI em Lisboa é composto por três armazéns que trabalham a temperaturas diferentes.
O armazém de congelação, a 24 graus abaixo de zero, está equipado com o sistema Pallet Shuttle automático e semiautomático e com estantes convencionais para paletes. Também conta com dois postos de picking manual e um automático, bem como oito canais dinámicos com lançadeira.
O armazém a temperatura refrigerada de 4 a 8 graus é composto por estantes convencionais para paletes e estantes push-back de rolos.
E no terceiro armazém, que trabalha a temperatura ambiente, encontra-se um armazém automático para paletes com canais dinámicos no nível inferior e estantes convencionais para paletes.
Os benefícios de ter um centro de distribuição automático como este onde nos encontramos, são vários. No caso da Havi em Portugal nós, e da Havi em geral, o que nos preocupa muito é o bem estar das pessoas, a parte ergonómica. Nós temos um turnover de pessoas que é relativamente baixo, por tanto as pessoas vão envelhecendo nos seus postos de trabalho e o trabalho que executam é muito manual, muito físico. E como tal, havia também a necessidade de conseguir dar aqui algum suporte nesse sentido e garantir o futuro.
No armazém de congelação, equipado com o sistema Pallet Shuttle automático, destina-se a diferentes tipos de hambúrgueres, batatas e produtos à base de frango, entre outros alimentos.
O sistema Pallet Shuttle automático consiste em dois blocos de estantes com profundidade para um máximo de seis paletes e quatro níveis, que alcançam os 12 metros de altura. No total, as estantes têm uma capacidade de armazenagem para 2.247 paletes.
No armazém de congelados, que também é composto por um bloco de estantes por compactação, com o sistema Pallet Shuttle semiautomático, e capacidade para 237 paletes. As estantes são reservadas, principalmente, para armazenamento de pão.
A automatização do sistema Pallet Shuttle combinado com o software de gestão da Mecalux Easy WMS permite à empresa controlar a rastreabilidade da mercadoria armazenada em tempo real.
Contíguos ao bloco de estantes do sistema Pallet Shuttle automático, foram habilitados três postos de picking onde são preparados os pedidos com as referências geridas pelo Easy WMS. Neste armazém, podem ser preparados até 12 pedidos simultaneamente.
Estes três postos de picking estão divididos numa área de preparação de pedidos automático e dois manuais.
Na zona de picking automático, equipado de um braço robótico, são preparados quatro pedidos simultâneos com referências que vão rodando até que se completem os pedidos. O braço robótico, seguindo as ordens do Easy WMS que coordena a sequência de picking e armazenagem dos produtos, proporciona uma grande efetividade, já que permite poupar tempo e custos operacionais.
Na zona do picking manual, os operadores elaboram os pedidos seguindo as instruções do Easy WMS. Com as indicações do software, são respeitados os critérios de armazenagem dos produtos na preparação manual.
Esta zona está equipada com dispositivos put-to-light que indicam aos operadores a quantidade de cada referência a extrair para formar um pedido.
Uma lançadeira classifica os pedidos finalizados em catorze canais dinâmicos. A mercadoria permanece à espera de ser embalada e expedida sem romper a cadeia de frio, um requisito imprescindível para este tipo de instalações.
O Pallet Shuttle semiautomático armazena pão ou produtos sazonais que precisam ser conservados a 24 graus abaixo de zero.
A mercadoria é gerida pelo sistema LIFO, ou seja, a última palete que entra é a primeira a sair. Os operadores utilizam um tablet para transmitir as instruções aos carros motorizados.
Além de otimizar o espaço na zona de congelados, o Pallet Shuttle semiautomático proporciona acesso direto à mercadoria. Também aumenta a produtividade e economiza tempo e custos operacionais.
Para agilizar as expedições, junto ao cais de carga foram instalados oito canais dinâmicos com uma lançaceira que organiza as paletes que devem ser expedidas.
A mercadoria é distribuída nos canais segundo a rota, o tipo de carga ou a agência de transporte, entre outros critérios.
Esta zona também se encontra a temperatura controlada para não romper a cadeia de frío da mercadoria no processo de expedição e na carga dos camiões.
O armazém refrigerado dá lugar a verduras e produtos de pastelaria que devem ser conservados entre 4ºC e 8ºC.
As estantes convencionais oferecem acesso direto, facilitando a manipulação da mercadoria.
As estantes push-back de rolos armazenam uma referência distinta em cada canal. Também otimizam o espaço disponível ao reduzir a superfície necessária para colocar os produtos.
É uma solução ideal para uma empresa como a HAVI, com múltiplas referências e uma alta exigência na preparação de pedidos.
No armazém com temperatura ambiente, foi instalado um armazém automático. Um transelevador manipula as paletes e coloca-as em canais dinâmicos onde se realizam as tarefas de picking. Cada canal dinâmico contém uma mesma referência.
O transelevador encarrega-se de repor automáticamente os canais dinâmicos para assegurar que os operadores disponham da mercadoria para fazer picking sem interrupções.
O armazém com temperatura ambiente, onde se colocam produtos como bebidas e molhos, é gerido pelo software Easy WMS, que organiza as operações e controla a rastreabilidade da mercadoria no armazém automático.
O software da Mecalux comunica com o software do centro logístico para manter um controle das referências.
O Easy WMS indica os níveis de stock ao software do centro logístico para um controle exaustivo das referências.
Este armazém também conta com estantes convencionais para paletes. Nos níveis inferiores das estantes, os operadores fazem picking manual.
A necessidade de ter um centro de distribuição que tenha diferentes áreas, com diferentes temperaturas, advém do facto de os parceiros que nós temos e o serviço que prestamos aos nossos parceiros incluírem toda a gama de produtos deles. E, como tal, essa gama de produtos vai desde produtos que necessitam de estar a temperatura ambiente, produtos que precisam estar em temperatura refrigerada e outros que se vão estar em áreas congeladas. Mantemos a cadeia de frio no armazém porque temos vários sensores que são 24 horas, portanto estão sempre a funcionar e enviam-nos alertas caso haja descidas de temperatura ou temperaturas que vão fora dos limites daquilo que é que é permitido. Dessa forma, conseguimos garantir que toda a cadeia de frio se mantém dentro do armazém. No caso da Mecalux, como nos outros casos de armazéns convencionais, temos todos estes sistemas de alerta que nos enviam mensagens sempre que há variações de temperatura que vão além daquilo que é permitido e dessa forma, conseguimos manter e garantir que a cadeia se mantém sempre. Pelo software da Mecalux é muito importante e está ligado ao nosso próprio sistema de gestão de armazéns.
O software da Mecalux permite fazer toda a gestão da mercadoria dentro dos sistemas automáticos e depois ligá-lo com interfaces que estão, que foram desenvolvidos ao nosso próprio sistema de gestão de armazéns dentro do sistema da Mecalux, na área de congelados, o que permite fazer é tudo aquilo que nós necessitamos em termos de rotação dos produtos, de melhor eficiência, da arrumação dos produtos onde eles devem ser arrumados para reduzir tempos de retirada desses produtos ou arrumação desses produtos. Portanto, os algoritmos são todos executados no software da Mecalux.
A rastreabilidade é um requisito legal e, como tal, nós temos que tê-lo sempre presente nas nossas atividades e assegurar que conseguimos fazer a rastreabilidade de qualquer produto a qualquer momento. No caso de sistemas da Mecalux, tivemos que garantir isso desde o primeiro momento que ligando e estando eles conectados, ligados aos nossos próprios sistemas de gestão de armazéns, tivemos a necessidade de garantir que a rastreabilidade se mantém, que conseguimos a qualquer momento, rastrear um produto.
A HAVI possui um centro logístico moderno que se ajusta às necessidades da empresa e consegue abastecer diariamente mais de 150 restaurantes.
Com três armazéns a diferentes temperaturas com soluções de armazenagem personalizadas, a Mecalux reforçou a sua relação com o operador logístico HAVI e reafirma a sua posição como especialista em sistemas de armazenagem para instalações de produtos refrigerados e congelados.
Foi muito importante e muito interessante porque conseguimos estar com um único parceiro, portanto o mesmo parceiro durante todas estas fases do início, desde a conceção até à operação propriamente dita. A Mecalux também por isso, foi uma foi escolhida porque nos permitia, nos dava a garantia que podíamos, à Havi, que que podíamos contar com eles desde o início, desde a concepção até à entrega e à pós venda e, portanto, à manutenção e ou ao suporte que dão na atividade do dia a dia.