
Luís Simões: Capacidade, sequenciamento e alta disponibilidade
O armazém da Luís Simões na Espanha conta com estantes para paletes e um armazém automático sequenciador
A Luis Simões implementou um moderno centro logístico
Transcrição
Em Espanha, nos arredores de Madrid, a Luis Simões implementou um moderno centro logístico de 66.000 metros quadrados.
A Mecalux instalou neste centro um armazém automático com o sistema Pallet Shuttle que incorpora lançadeira, estantes para paletes e um Sistema de electrovías.
A Luís Simões é um operador logístico que oferece soluções de transporte, armazenagem e picking para qualquer tipo de empresa. No novo centro, os funcionários gerem o stock e preparam os pedidos de clientes de diferentes setores como alimentação, perfumaria, cosméticos e retalho.
Considerando tais aspectos, a Mecalux instalou estantes para paletes de 12,5 m de altura com uma capacidade global para 93.251 paletes de diferentes dimensões e características.
A sua versatilidade é alta, uma vez que podem ser depositadas paletes de até 3 metros de altura.
A prioridade da empresa era agilizar e otimizar a preparação e expedição de 4.000 pedidos por dia. Ao tratar-se de um número tão alto, era necessário contar com um sistema que ajudasse a organizar os pedidos perfeitamente.
A Mecalux encontrou a solução: um armazém automático que atua como buffer de expedição e incorpora o sistema Pallet Shuttle com lançadeiras.
O armazém encarrega-se de sequenciar e programar a expedição dos pedidos preparados em função das rotas dos veículos de transporte, aliando eficiência e rentabilidade.
O armazém automático é o núcleo dessa instalação logística porque nele conflui e consolida o trabalho de preparação de pedidos realizado nas estantes para paletes.
Graças a esse armazém, a empresa dispõe de um espaço para armazenar os pedidos preparados e organizar a sua expedição.
O armazém, com quatro níveis, é composto por dois blocos de estantes com seis paletes de profundidade em cada lado. As estantes medem 12,6 m de altura.
O armazém tem capacidade para receber 2.556 paletes de 1.200 kg.
Duas lançadeiras por nível encarregam-se dos canais de armazenamento e um Pallet Shuttle desloca-se pelo seu interior para depositar ou extrair a mercadoria.
Ao contar com duas lançadeiras por nível, o desempenho da instalação é superior e pode operar sem interrupções. Por exemplo, enquanto são realizadas as tarefas de manutenção preventiva numa das lançadeiras a outra continua a funcionar.
O carro elétrico conta com super condensadores que são carregados de forma autónoma enquanto estão a bordo da lançadeira, portanto está sempre disponível para executar as ordens.
Os funcionários realizam as entradas da mercadoria já preparada com o auxílio de equipamentos de manutenção. Três das cinco entradas dispõem de um elevador para levar a mercadoria para o nível correspondente.
Uma das entradas também conta com uma enfardadeira que garante a estabilidade das cargas.
O software de gestão de armazéns Easy WMS da Mecalux é responsável por organizar, classificar, armazenar e gerir a mercadoria no armazém automático, assim como de sequenciar as paletes para a sua expedição em função do pedido ao qual correspondam e da sua rota de transporte.
Uma excelente distribuição dos produtos no buffer possibilita a saída de 216 paletes por hora.
Tal como nas entradas, três elevadores encarregam-se de realizar as saídas dos níveis superiores. Para identificar as paletes é colocada uma etiqueta em cada uma delas no momento da expedição.
O circuito do Sistema de Monocarril Elétrico encarrega-se de transferir as paletes diretamente para os canais de pré-carga seguindo a sequência previamente estabelecida pelo Easy WMS.
O dinamismo e a facilidade de montagem foram decisivos para implantar esse sistema de transporte de paletes cujo principal benefício é o movimento ininterrupto e seguro das paletes.
A área de expedição é formada por dez conjuntos de três canais dinâmicos de pré-cargas. Cada conjunto corresponde à carga de um camião completo.
Ao longo dos canais, monitores mostram toda a informação sobre o pedido e a sua rota.
Os funcionários digitalizam cada palete através de um leitor de radiofrequência para comprovar se a mercadoria que está a ser carregada no camião é a correta.
A área de expedição conta com uma entrada no armazém automático disponibilizada para fazer o cross-docking da mercadoria que deve sair de forma imediata. Esta não precisa de ser armazenada nas estantes, mas deve passar pelo armazém automático para dar continuidade à sequência das rotas de distribuição estabelecida pelo Easy WMS.
A intensa atividade da Luis Simões, com aproximadamente 100.000 paletes armazenadas e 4.000 pedidos diários, exigia uma solução eficiente, rápida e sem erros. Uma solução global como a fornecida pela Mecalux a este centro logístico é uma verdadeira referência.