
Armazém frigorífico e automatização: uma aliança perfeita
A Schaal Chocolatier, uma das empresas líderes na produção de chocolate de alta qualidade, automatiza sua cadeia de suprimentos na França
Armazéns Automáticos Schaal Chocolatier
Transcrição
Com 150 anos de experiência e tradição, a Schaal Chocolatier é um dos principais fabricantes franceses de chocolate de alta qualidade.
Localizada perto de Estrasburgo, na Alsácia, a empresa é muito exigente com a qualidade dos seus produtos, por isso possui distribuidores próprios de cacau no Equador e de avelãs no sudoeste de França. Oferece uma grande variedade de chocolates e ovos de chocolate, além de criações gourmets originais.
Possui um catálogo com mais de 600 referências, enquanto oferece aos seus clientes criações de chocolate personalizadas.
Recentemente, a empresa inaugurou um armazém de 2.000 metros quadrados, cuja principal característica é que todas as operações são automáticas.
Este armazém foi projetado e construído pela Mecalux para o armazenamento e expedição dos produtos de Schaal.
O principal objetivo da construção deste armazém era principalmente eliminar todo o armazenamento terceirizado de produtos acabados, enquanto valorizava a qualidade dos nossos produtos, mantendo-os a uma temperatura constante. Por fim, e muito importante, foi para armazenar todas as nossas oficinas de produção.
O armazém automático está ligado ao centro de produção de Schaal e é composto por 5 corredores pelos quais circula um transelevador bicoluna em cada um deles.
Com 8 níveis de carga, estantes de profundidade simples e 16 metros de altura, este armazém tem capacidade para armazenar 6.200 paletes.
A Mecalux instalou um circuito de transportadores, responsáveis pela entrada e saída das paletes com a mercadoria, e uma lançadeira que os distribui pelos diferentes corredores do armazém automático.
Uma vez nos corredores, os transelevadores colocam ou removem as paletes das suas localizações correspondentes.
O centro de produção de 4 andares está perfeitamente ligado ao armazém automático para agilizar a entrada e saída de mercadoria sem interromper nenhum processo.
Os primeiros 4 corredores que compõem este armazém, funcionam a uma temperatura de 14ºC.
A primeira armazena produtos semiacabados e os moldes necessários para cada dia.
Os próximos 3 corredores armazenam os produtos acabados, matérias-primas e embalagens.
O quinto e último corredor opera a uma temperatura de 5ºC e também movimenta produtos acabados e matérias-primas.
A velocidade de movimentação dos transelevadores é de 120 metros / minuto e a sua velocidade de elevação é de 38 metros / minuto. Além disso, os transelevadores estão adaptados para movimentar diferentes tamanhos de paletes: o europeu, 800 mm x 1.200 mm, e um de tamanho maior (1.000 mm x 1.200 mm).
Esta instalação traz inúmeras vantagens. Um transelevador representa a disponibilidade imediata dos produtos e menor movimentação das paletes, o que é muito importante. Além disso, oferece flexibilidade na gestão do espaço de armazenamento, pois, é a máquina que controla e otimiza os espaços dentro do armazém. E, um último benefício, fornece informações em tempo real sobre movimentos e stock.
O armazém pode responder aos diferentes picos de procura que ocorrem ao longo do ano.
Durante os períodos de pico, entre setembro e fevereiro, o armazém distribui diariamente até 240 paletes, enquanto, no resto do ano, cerca de 180 paletes.
Precisamos ter uma capacidade de armazenamento de 12 meses aproximadamente que depois desse tempo o chocolate não perca nenhuma das suas qualidades. Isso é conseguido graças à possibilidade de baixar a temperatura. Como o chocolate suporta muito bem essa baixa temperatura, isso ajuda a estender sua vida útil. A solução proposta pela Mecalux com duas áreas, uma, a 14 graus e outra a 5 graus dependendo da época e dos produtos, corresponde plenamente às nossas necessidades.
Ao lado das docas de carga, existem 2 estações de picking. Os operadores dessas estações de trabalho recebem as paletes diretamente do armazém automático. Assim, classificam e agrupam a mercadoria de acordo com a ordem a que corresponde.
O cérebro de toda a instalação é o Sistema de Gestão de Armazém Easy WMS da Mecalux.
A principal vantagem que o WMS nos dá é a gestão de produtos semiacabados. Anteriormente, esses produtos permaneciam nas nossas oficinas e eram geridos manualmente. Hoje em dia, o armazém e o sistema WMS permite, uma vez finalizada a fabricação, identificar os produtos e, monitorá-los e conservá-los melhor.
O software monitora em tempo real a gestão das localizações e a saída da mercadoria.
Da mesma forma, considera a temperatura na qual cada mercadoria que chega deve ser armazenada, armazenando-a também de acordo com a sua procura: longe da saída se for de baixa rotatividade e próxima, se sua rotatividade for alta.
Escolhemos a Mecalux pela sua experiência e competência na gestão de armazéns, atualmente reconhecida. E também algo muito importante para mim, o relacionamento interpessoal. É essencial trabalhar com confiança, respeitar com quem trabalhamos. E essa confiança sem dúvida ajuda a troca de ideias e favorece o sucesso do projeto.
Com este armazém automático, a Schaal Chocolatier maximizou o espaço do seu centro de produção e conhece e controla o estado do seu stock em tempo real. Como resultado, aumentou a produtividade do armazém para poder enfrentar com tranquilidade o crescimento constante do seu negócio.