Dafsa: Automatização, integração e crescimento

O armazém autoportante, concebido e construído pela Mecalux, destaca-se pelo alto nível de integração e automatização dos processos

Armazéns autoportantes: Dafsa

Transcrição

Beber um sumo, aquecer sopa... gestos bastante quotidianos. Mas detrás de cada embalagem de tetra pack há centenas de quilómetros de percurso, da horta às prateleiras do supermercado.

A Dafsa é a interfornecedora dos sumos, néctares, smoothies, horchatas e sopas naturais para os supermercados Mercadona.

As suas instalações de produção, embalagem e distribuição da Segorbe, Castellón, têm 66.000 m² e é uma das mais eficientes e sustentáveis de toda a Europa.

Uma empresa líder que precisava de um parceiro como a Mecalux para poder realizar o projeto do inovador armazém automático, que proporciona serviço a um dos gigantes da alimentação espanhola.

No projeto destaca-se o espetacular armazém autoportante automatizado com um cuidadoso acabamento externo que minimiza o impacto paisagístico.

JORGE DOSDÀ OLTRA (GERENTE ÁREA LOGÍSTICA E COMPRAS MATERIAIS AUXILIARES

Um dos aspetos que nos levou a optar pela Mecalux foi o fato de ser o fornecedor adequado para este projeto, pois podia-nos fornecer tanto as estruturas de armazenagem quanto o sistema de gestão e informática que garante toda a nossa rastreabilidade.

 

As paletes com o produto acabado chegam ao armazém, através de AGV´s, da área de embalagem para os transportadores, situados na área inferior.

Um controlo de gabarito valida o status de cada palete.

As entradas são realizadas através de um elevador duplo que sobe as paletes ao nível superior. 4 transelevadores efetuam a sua retirada para localizá-los no espaço da estante que lhes corresponde.

Por necessidades de produção a Dafsa manuseia, indistintamente, dois tipos de unidades de carga: europaletes e meias paletes.

Para poder manusear as meias paletes a Mecalux instalou transportadores com uma menor separação entre os rolos, transportadores de correntes com quatro ramais e três travessas nas estantes para depositar a carga com total segurança.

Para armazenar os seus produtos, a Dafsa organizou o armazém de forma que 3 transelevadores são utilizados para produtos à temperatura ambiente e um quarto é usado para produtos refrigerados, separado por um painel frigorífico com uma porta de acesso de abertura automática.

O armazém está preparado para futuras ampliações e conta com suficiente espaço para instalar três novos transelevadores.

JORGE DOSDÀ OLTRA (GERENTE ÁREA LOGÍSTICA E COMPRAS MATERIAIS AUXILIARES

Graças à Mecalux conseguimos duplicar a nossa capacidade de armazenagem em pouco tempo sendo capazes de garantir o serviço aos nossos clientes.

 

Os transelevadores depositam as paletes para a sua expedição no nível inferior e duas lançadeiras encarregam-se de levá-las aos canais dinâmicos de acordo com o cais de carga que lhes correspondam. Existem 7 grupos de canais, 5 para produtos que se armazenam em temperatura ambiente e 2 em temperatura controlada que garantem a rede de frio.

Cada grupo de canais admite o número exato de paletes para a carga completa de um camião.

Os canais incorporam um inovador sistema de módulos retráteis que facilita a limpeza.

O software de gestão Easy WMS da Mecalux gere todos os processos, desde as entradas até as expedições.

Uma empresa como a Dafsa com uma elevada exigência em termos de segurança alimentar e qualidade, precisava de um armazém de acordo com suas necessidades.

JORGE DOSDÀ OLTRA (GERENTE ÁREA LOGÍSTICA E COMPRAS MATERIAIS AUXILIARES

A Dafsa tem um alto nível de exigência que também se estende aos nossos fornecedores e a Mecalux é capaz de garanti-lo.

 

O armazém autoportante, concebido e construído pela Mecalux, destaca-se pelo alto nível de integração e automatização dos processos.