Pallet Shuttle automático
O sistema de armazenagem automático de paletização compacta que utiliza um Pallet Shuttle automático ou carro elétrico e sistemas de movimentação automáticos para aumentar a capacidade e produtividade do armazém.
Produto
Pallet Shuttle automático: a união faz a força
Este sistema envolve a incorporação de sistemas automáticos nos processos de movimentação dos armazéns compactos, facilitando às empresas a diferenciação da sua oferta de produtos e serviços graças à redução de custos e ao aumento das funcionalidades da cadeia logística.
Através desta solução de armazenagem os empilhadores elevatórios são substituídos por transelevadores ou lançadeiras que transportam no cesto o Pallet Shuttle e a carga. O carro é introduzido nos canais de armazenamento e posiciona cada uma das paletes na localização mais profunda que estiver livre. Tudo isso seguindo as ordens emitidas pelo Sistema de Gestão de Armazém Easy WMS.
Em suma, o Pallet Shuttle automático é o resultado de combinar a otimização da capacidade de armazenamento dos sistemas compactos com a redução dos tempos utilizados em cada operação inerente aos sistemas automáticos.
Vantagens
A combinação de todos os benefícios da compactação e da automatização
- Máxima economia de espaço em sistemas compactos com canais de armazenamento de até 40 metros de profundidade e estantes de mais de 40 metros de altura.
- Rápido deslocamento do carro elétrico que reduz o tempo de entrada e expedição da mercadoria.
- Significativo aumento no número de ciclos/hora em relação a outros sistemas de armazenagem.
- Sistema produto ao homem, permitindo que a carga se desloque automaticamente para os postos de picking.
- Os supercapacitadores do carro são carregados automaticamente enquanto estão a bordo do transelevador ou lançadeira, permitindo que o carro sempre esteja pronto.
- Redução de custos em equipamentos de movimentação, em superfície de armazém, pessoal e energia (especialmente em câmaras frias).
- Sistema que permite diferentes configurações em função do número de referências, quantidade de paletes e movimentos necessários para cada caso.
- Os armazéns automáticos compactos com Pallet Shuttle oferecem uma absoluta segurança para os operadores, para a carga e para a própria instalação.
Aplicações
O Pallet Shuttle automático: a solução perfeita para uma circulação intensiva de produtos
A instalação de um armazém automático compacto com o Pallet Shuttle é especialmente recomendável nos casos em que é necessário atingir um aumento notável da produtividade, portanto, é preciso mover um elevado número de paletes/hora.
Em geral, esse sistema é adequado nos seguintes casos:
- Para armazenar referências paletizadas de alta densidade e produtos de armazenamento em massa.
- Para armazéns com referências de médio e alto consumo ou com um elevado número de paletes.
- Instalações onde é necesário um desempenho muito elevado, com uma alta rotatividade de produtos e onde seja imprescindível o máximo aproveitamento do espaço.
- Câmaras frias, reduz a volumetria que deve refrigerar, com a consequente economia em custos energéticos, além de ser desnecessária a presença de operadores em ambientes de baixas temperaturas, o que aumenta consideravelmente o número de movimentos.
- Buffer de armazenamento temporário.
- Ideal para estantes profundas, com entradas e saídas em massa do mesmo produto.

Variáveis
Armazém semiautomático compacto com Pallet Shuttle
Nas instalações automáticas com Pallet Shuttle o empilhador elevatório é substituído por equipamentos de movimentação automáticos, transelevadores ou lançadeiras. Desta forma, consegue-se uma considerável redução do tempo utilizado em cada operação.
A escolha do equipamento de movimentação depende do número de movimentos de entrada e saída, do número de referências e da quantidade de paletes por referência ou lote. A diferença fundamental entre os dois sistemas está na quantidade potencial de paletes que é capaz de mover uma solução com lançadeiras em relação a uma com transelevadores, uma vez que essa quantidade se multiplica pelo número de níveis que tiver a instalação.
-
Pallet Shuttle automático com transelevador
Um transelevador é o responsável por fazer os movimentos a partir das posições de entrada e saída do armazém para qualquer canal de armazenamento. O Pallet Shuttle encarrega-se de mover as paletes do cesto do transelevador para a sua localização no canal correspondente.
Geralmente, são instalados dois blocos de estantes de armazenamento compacto, uma em cada lado do corredor de trabalho. Essa configuração permite obter maior capacidade, uma vez que o corredor principal tem dimensões reduzidas (inferior a 1.600 mm). Por outro lado, o uso de transelevadores permite que a altura de armazenamento possa superar os 40 m de altura.
Além de uma maior capacidade, graças à sua integração com o Sistema de Gestão Easy WMS, que possibilita um maior número de ciclos/hora e um controle perfeito do stock e de todos os movimentos realizados no armazém, aumentando assim a produtividade.
-
Pallet Shuttle automático com lançadeira
Nessa solução é instalada uma estrutura em forma de passarela com carril guia para permitir o movimento de uma lançadeira por cada nível. Tal como ocorre com os transelevadores, costumam ser instalados dois blocos de estantes de armazenamento compacto, uma em cada lado do corredor de trabalho.
A lançadeira é um transportador não contínuo de paletes que circula sobre carris em linha reta transferindo a mercadoria de um ponto a outro do armazém. Incorpora, por sua vez, outro elemento de transporte a bordo onde se localiza o Pallet Shuttle com correntes de arrasto para paletes. Para comunicar os diferentes níveis que compõem a instalação são utilizados elevadores que realizam os movimentos em altura.
Todo a gestão e controle automático, com os critérios de funcionamento, localização, atribuição, processamento, etc., são efetuados através do Sistema de Gestão de Armazém Easy WMS.
Nas instalações com lançadeiras, o número de movimentos ou de ciclos/hora é multiplicado pelo número de níveis disponíveis no armazém. É o sistema de armazenagem compacto mais eficiente quando é necessário combinar uma alta capacidade com um elevado número de movimentos.
Dados técnicos
Largura da palete | 1.200 mm |
---|---|
Profundidade da palete | 800 / 1.000 / 1.200 mm |
Capacidade da carga | Até 1.500 kg |
Rodas | 8 |
Velocidade de translação sem carga | Ambiente: 110 m/min / Frio: 76 m/min |
Velocidade de translação com carga | 70 m/min |
Tempo de elevação | 2 s |
Temperatura de trabalho | Ambiente: de 5 a 45 ºC / Frio: de -30 a 5 ºC |
Bateria | Supercapacitadores |

Galeria


A Piamontesa moderniza o seu novo armazém automático na Argentina


A Finieco renova a sua logística com a implantação de um novo armazém automático


Máxima capacidade e rentabilidade no armazém automático frigorífico da Cárnicas Chamberí


O Sistema Pallet Shuttle automático com lançadeiras renova a logística da Cistér


Capacidade, sequenciamento e alta disponibilidade no centro logístico da Luís Simões
Fale com um especialista 211 450 662
Peça informação e/ou orçamento