A solução omnicanal da Danone para a logística

A implementação do Easy WMS ─ e os seus módulos Multi Carrier Shipping and Supply Chain Analytics─ ajudaram a Danone a beneficiar de uma cadeia de abastecimento ágil, flexível e capaz de se adaptar às mudanças

A solução omnicanal da Danone para a logística

Transcrição

A apenas 25 km de Madrid, no município de Valdemoro, encontra-se um dos centros de distribuição da Danone, multinacional alimentar presente em mais de 130 países.

Este centro de 4.000 m2 destina-se a armazenar os produtos alimentares especializados de Danone, ou seja, infantil e médica.

Trata-se de um armazém omnicanal, uma vez que gere encomendas enviadas a retalhistas, grossistas e clientes que compraram os produtos através da página web. Conta com uma operativa de trabalho complexa e um número elevado de referências.

A Mecalux foi encarregada de otimizar o funcionamento do armazém existente, instalando o software de gestão de armazéns Easy WMS, capaz de aumentar a produtividade dos trabalhadores e controlar o stock.

O armazém está dividido em três áreas:

  • Um armazém autoportarte com empilhador trilateral, uma zona de picking e uma zona para productos especiais e delicados.
  • Na zona de picking, os operadores fazem a preparação dos pedidos diretamente das paletes situadas no nível inferior das estantes. Ao dispor dos produtos de reserva logo acima, a reposição é muito rápida.
  • A última zona é a de produtos especiais e delicados, fundamentalmente para hospitais e farmácias. Este tipo de produtos exige um acompanhamento rigoroso que garanta a sua rastreabilidade ao longo de toda a cadeia logística. Estas encomendas devem, por conseguinte, ostentar nas caixas uma etiqueta azul do Ministério da Saúde, na qual se especifica de forma muito detalhada a composição dos productos.

O SGA intervém em todas as operações: receção da mercadoria, atribuição de um local, preparação de encomendas e expedição. Além disso, assegura a rastreabilidade dos produtos, desde a sua entrada no armazém até à sua entrega aos clientes.

Os operários identificam cada artigo à medida que chega ao armazém com a ajuda de terminais de radiofrequência. Através destes terminais, recebem as ordens e confirmam que as completaram.

É um sistema muito ágil que facilita o trabalho dos operadores e, como resultado, o seu rendimento é muito mais elevado.

Uma vez efetuada as receções, os operadores armazenam a mercadoria segundo as indicações do SGA.

A distribuição é baseada na rotação. Os produtos com maior procura são depositados diretamente na zona de picking, enquanto o resto se localiza nas prateleiras geridas com o empilhador trilateral.

Ao ter todos os produtos identificados, o Easy WMS controla o estado do stock em tempo real, bem como a sua localização - informações vitais para melhorar os processos e, no caso de ser necessário, bloquear a saída de certos lotes de productos.

Assim como nas entradas de mercadorias, o Easy WMS otimiza o trabalho dos operadores na preparação dos pedidos. Por um lado, indica-lhes quais os produtos que devem recolher das prateleiras e em que quantidade e, por outro, optimiza os seus percursos.

Além disso, o SGA calcula o número de caixas que compõem cada encomenda e gera uma etiqueta para cada uma das caixas.

Para a correta gestão das encomendas online, foi instalado o módulo Multi Carrier Shipping, desenvolvido pela Mecalux para que o SGA possa comunicar com as principais agências de transporte que distribuem este tipo de encomendas. .

A Easy WMS trabalha na modalidade SaaS, com servidores de alto desempenho na nuvem, o que garante um comportamento adaptado ao volume de operações do negócio.

O Easy WMS também permite a consulta e análise de todos os dados gerados pelo módulo Supply Chain Analytics.

Outra das particularidades deste centro é que se utilizam paletes alugadas a outra empresa, pelo que a companhia deve fazer um seguimento de todos os seus movimentos. Dado que tem cada palete identificada, o Easy WMS pode transmitir essas informações para a empresa com facilidade.

A implementação do SGA ajudou a Danone a beneficiar de uma cadeia de abastecimento ágil, flexível e capaz de se adaptar às mudanças. Assim, pode operar com eficiência num mercado tão competitivo como o actual.