DECASA: Armazenamento e picking de alto desempenho
O complexo logístico combina diferentes sistemas: o armazém automático e o sistema compacto Pallet Shuttle, a área de picking com as torres e o classificador
DECASA: Armazenamento e picking de alto desempenho
Transcrição
No estado mexicano de Veracruz está localizada a empresa DECASA, dedicada à distribuição de produtos de alto consumo, cujo centro logístico foi projetado e implementado pela Mecalux.
O resultado é um complexo logístico de vanguarda, que reúne controlo, eficiência e rapidez nos seus processos, e que se destaca por contar com um picking de alto desempenho, solução imprescindível para uma empresa que gere mais de 7.000 produtos.
ALBERTO HERNÁNDEZ RODRÍGUEZ – GERENTE DE PROJETOS LOGÍSTICOS
Procurávamos um sistema rentável que nos ajudasse a controlar os processos dentro de nossa rede de fornecimento e que ao mesmo tempo nos permitisse estender o crescimento para o sudeste do país, com a abertura de nossa nova filial em Veracruz.
Ponderámos vários possíveis fornecedores especialistas neste tipo de solução e escolhemos a Mecalux porque nos ofereceu uma solução global que controlava o nosso alto número de referências e que, por sua vez, permitia manusear o elevado inventário do nosso armazém.
O armazém combina diferentes sistemas. Numa primeira área temos o armazém automático e o sistema compacto Pallet Shuttle, e adjacente a esta, a área de picking com as torres e o classificador.
A mercadoria entra nos cais de descarga situando-se numa zona de empilhamento à espera de ser armazenada.
O armazém automático da DECASA é uma estrutura autoportante de 34 m de altura por 68 m de comprimento, com uma capacidade para 28.000 paletes.
Dispõe de 2 transelevadores utilizados pelos 8 corredores do armazém.
Este reduzido número de transelevadores representa uma grande redução de custos, e tudo isso graças à ponte de transbordo.
A ponte de transbordo encarrega-se de deslocar os transelevadores de um corredor para o outro.
O transelevador localizado sobre a ponte está fixado e é transferido lateralmente até ao corredor de destino, onde ocorrerá o transbordo.
Esta solução é utilizada em armazéns onde a rotatividade da mercadoria não é muito alta, mas sim o volume de armazenamento.
ALBERTO HERNÁNDEZ RODRÍGUEZ – GERENTE DE PROJETOS LOGÍSTICOS
Esta ponte de transbordo ajuda-nos a transferir os transelevadores para cada um dos corredores. Este sistema maximiza o volume de armazenamento, otimizando custos comparativamente ao de um armazém autoportante, por isso é uma solução mais económica.
Na cabeceira do armazém automático ocorre tanto a entrada quanto a saída da mercadoria.
Com a ajuda de um carrossel duplo são localizadas as paletes no corredor que lhes corresponda.
Exatamente em frente da cabeceira do armazém automático encontram-se as estantes com dois níveis de carga que incorporam o sistema Pallet Shuttle da Mecalux.
A DECASA localiza nesta área os seus produtos de maior consumo.
A segunda grande área deste centro logístico é a de picking, com as torres de picking e o classificador.
Os operários encarregam-se de abastecer as torres com mercadoria que provém tanto do armazém quanto da área do Pallet Shuttle.
Tal abastecimento ocorre durante o dia para que a partir das 21h00 os operários possam começar a realizar as tarefas de picking.
As torres de picking contam com três blocos de estantes com cinco níveis de carga. Os níveis 1 a 3 destinam-se ao picking. Ali foram instaladas estantes dinâmicas pela força da gravidade que respondem às exigências do fluxo FIFO, a primeira palete que entra é a primeira que sai. Nos níveis 4 e 5 as estantes são do tipo push-back, destinadas à reserva para abastecer de forma rápida os três primeiros níveis.
Os operários selecionam as caixas indicadas pelo sistema colocando-as em tapetes rolantes transportadores que percorrem toda a estrutura pela sua parte central, até chegar à extremidade posterior.
Ali um transportador em espiral encarrega-se de elevá-las até o terceiro nível, onde se acumulam todas as caixas selecionadas dos outros três níveis.
As caixas selecionadas que circulam pelos transportadores de cada torre unem-se num único transportador denominado “classificador”.
Um leitor ótico, situado no início deste classificador, identifica as caixas para verificar o pedido ao qual vão ser atribuídas. Este sistema conta com umas sapatas, instaladas nas lâminas do transportador, que se encarregam de levar a mercadoria até a saída que lhes corresponda.
Existem 11 saídas inclinadas que abastecem 11 cais de carga a partir de onde é realizada essa expedição.
Este sistema possibilita trabalhar com pedidos por ondas. Os operários dispensam caixas nos transportadores e o classificador prepara os pedidos de forma automática.
A Mecalux foi capaz de proporcionar à DECASA uma solução global de alto desempenho, indispensável para realizar um picking rápido e eficiente, para que fosse possível continuar cumprindo o compromisso adquirido com os seus clientes.