Normagrup: automação ilumina a logística

A Normagrup certifica a sua aposta na inovação e tecnologia mais avançada com este armazém automático para caixas e com o software da Mecalux, um sistema que permitiu melhorar a gestão das matérias-primas, otimizar o espaço e aumentar o fluxo de movimentos.

Transcrição

Sem dúvida, o nosso maior acerto nos últimos anos. No nosso processo produtivo há um antes e um depois na forma de fazer as coisas desde que decidimos incluir um sistema automático de armazenamento.

Somos fabricantes de material elétrico, fabricamos fundamentalmente quatro tipos de produtos: iluminação, luzes de emergência, detetores de incêndios e cabeceiras hospitalares.

Mikel Jaureguizar Diretor-geral

A Normagrup, fundada em 1971, é uma empresa especializada na comercialização, em todas as fases, de produtos tecnológicos para o setor industrial.

A Mecalux criou um projeto para um armazém automático para caixas composto por quatro corredores de 7 m de altura e 33 m de comprimento, com estantes de profundidade dupla e uma largura total de 19 m.

O armazém automático pode receber 8.000 caixas em apenas 625 m2 de superfície.

Esse sistema otimiza o espaço disponível e agiliza as tarefas de armazenamento e manuseio de matérias-primas graças à robotização.

O projeto já estava planeado desde o início, com todo o alcance que temos implementado. Ou seja, inicialmente foram comprados três miniload; este ano adquirimos o quarto e o ano que vem adquirimos o quinto.

Todo o projeto foi traçado desde o princípio em seu conjunto. Isso evidentemente constitui um valor. Outro valor é a flexibilidade do sistema, ou seja, que a Mecalux fosse capaz de se adaptar às nossas necessidades, que adaptasse seu software aos nossos requisitos. Há outros fornecedores que possuem um sistema padrão fechado e não querem tocá-lo, e isso não nos servia. Portanto, sem dúvida a flexibilidade é um fator-chave.

Conhecemos a Mecalux há muitos anos e temos colaborado com eles há algum tempo nos sistemas tradicionais de armazenamento. Procuramos várias alternativas e uma delas foi a sua. Um projeto desse tipo exige analisar profundamente cada requisito e, de fato, a Mecalux sempre satisfez cada um deles, cobrindo todas as nossas necessidades.

Mikel Jaureguizar Diretor-geral

O processo logístico desse centro começa com o recebimento dos paletes de matéria-prima.

Um operador se encarrega de receber a mercadoria, classificá-la e armazená-la em caixas de plástico. Antes de serem introduzidas, as caixas são etiquetadas com todas as informações pertinentes e pesadas para confirmar se as informações teóricas da matéria-prima armazenada correspondem às reais.

Após verificar se as informações são corretas, o miniload armazena cada uma das caixas baseando-se em um sistema de armazenamento caótico.

Um sistema de armazenamento que permite uma perfeita rastreabilidade das matérias-primas realizada pelo Sistema de Gestão de Armazém da Mecalux Easy WMS.

Quando as linhas de produção precisam de matérias-primas, o ERP da Normagrup estabelece comunicação com o Easy WMS para dar as ordens de saída aos materiais necessários. A logística interna desse centro é realizada graças à gestão realizada pelo Easy WMS sobre os movimentos dos AIV (Veículos Autónomos Inteligentes). Esses elementos de transporte interno percorrem o armazém de forma inteligente seguindo as ordens recebidas pelo software da Mecalux. O Easy WMS pode organizar todos esses movimentos graças à excelente integração e à constante comunicação entre ambos os sistemas.

Além de abastecer as linhas de produção, os AIV também transferem os produtos finais das linhas de produção para o miniload.

Atualmente, a Normagrup executa o processo de expedição de forma manual. Um operador prepara as paletes manualmente e coloca as etiquetas para a correta expedição.

O armazém automático para caixas é comandado pelo Sistema de Gestão Easy WMS da Mecalux.

O software gere diariamente 700 movimentos de caixas, abastecendo as linhas de produção e armazenando as matérias-primas conforme critérios predefinidos.

O bom do Easy WMS é sua facilidade de uso. A visualização de dados é bastante aberta e compreensível. A formação para a sua utilização é muito simples, além disso o pessoal não precisa manuseá-lo, pois as próprias máquinas encarregam-se de interagir diretamente com o Easy WMS, que é o auge da automação. Existem muitos softwares em que essa parte é mais limitada.

O Easy proporcionou um maior controle da rastreabilidade do produto. Poder identificar devidamente os produtos semiacabados, os lotes, o sistema FIFO e, sobretudo, a logística reversa, ou seja, além de controlar o fornecimento de material para a linha de produção, também controlamos a devolução desse material, que continua a estar igualmente rastreado. Era um dos pontos fracos que tínhamos no nosso sistema produtivo.

Algo que fica evidente quando vamos ao armazém, pois já não se vê o pessoal correndo de um lado para outro. Eles agora fazem o que devem no seu posto de trabalho. A gestão das matérias-primas era um pouco mais caótica antes: traz, leva, necessito disso já… Especialmente no que se refere ao “preciso já, pois estou à espera há uma hora”. Agora isso já não ocorre. Quando vamos ao armazém, vemos que todos estão a fazer o que devem fazer e valorizando o produto, sem mover o produto de um lado para outro. Disso encarrega-se tanto o armazém quanto os AIV.

Tomás Castro Responsável de Produção e Engenharia

A Normagrup certifica a sua aposta na inovação e tecnologia mais avançada com este armazém automático para caixas e com o software da Mecalux, um sistema que permitiu melhorar a gestão das matérias-primas, otimizar o espaço e aumentar o fluxo de movimentos.

Portanto, no final, os intangíveis passam a ser tão tangíveis que já não há discussões. É tão evidente a economia obtida que não se pode expressar em euros, mas sim através de outros aspectos que nos permitem crescer. Se não tivéssemos optado por esse tipo de sistema, agora mesmo não poderíamos estar a trabalhar neste armazém, tal como estamos a trabalhar, seria impossível. Pelo espaço, porque evidentemente um sistema como esse nos permite compactar muito mais todo o armazém, proporcionando uma maior volumetria e, pela rapidez e flexibilidade que oferece. Sem dúvida.

Estou apaixonado pela solução. O primeiro a estar convencido nesta empresa sou eu mesmo. É algo que percebi muito claramente. Acredito que essas coisas devem ser identificadas pela direção da empresa, por isso acho que a nossa sempre soube de que se tratava de um sistema eficaz.

Insisto, voltar atrás seria uma loucura. Se me pagassem para devolver o sistema jamais aceitaria. Impossível.

Mikel Jaureguizar Diretor-geral