Pallet Shuttle

Pallet Shuttle

Sistema de armazenamento compacto semiautomático de elevado rendimento em que um carro motorizado deposita e extrai paletes do interior das estantes.

O produto

A evolução dos sistemas compactos para paletes: mais capacidade, maior velocidade e melhor rendimento

O Pallet Shuttle é um sistema de armazenamento semiautomático de elevada densidade em que um carro com motor elétrico se desloca sobre carris no interior dos canais de armazenamento para fazer a carga e descarga das paletes. O processo é controlado por um operador, que introduz o shuttle na estante com um empilhador e passa a controlá-lo através de um tablet.

Graças ao Shuttle para paletes, é possível obter uma maior capacidade de armazenamento, aumentar o fluxo de entradas e saídas e ampliar o número de referências armazenáveis em comparação com outras soluções compactas, como as estantes drive-in. O sistema também está disponível numa versão completamente automatizada através de transelevadores ou lançadeiras.

O sistema Pallet Shuttle aproveita ao máximo a superfície e aumenta a capacidade de armazenamento

Vantagens do sistema Pallet Shuttle

  • Poupança de tempo e aumento da produtividade: o carro executa as ordens com rapidez e o empilhador opera no corredor, sem penetrar nas estantes, o que reduz o tempo de carga e descarga e aumenta o número de ciclos/hora.
  • Poupança de espaço: os canais de armazenamento podem ultrapassar os 60 m de profundidade e as folgas entre níveis são mínimas, o que aumenta a capacidade de armazenamento.
  • Poupança de custos: o excelente aproveitamento do espaço permite reduzir a superfície edificada, com a consequente poupança em custos de solo, e em câmaras frias favorece a redução da superfície a refrigerar e, portanto, o consumo energético.
  • Inúmeras referências: o agrupamento de referências por canais, ao invés de corredores completos, possibilita uma maior diversificação do armazém.
  • Compatível com LIFO e FIFO: as operações podem ser realizadas de acordo com as estratégias de gestão de carga LIFO (Last In, First Out) ou FIFO (First In, First Out).
  • Facilidade de uso: todas as funções do sistema são ativadas a partir do tablet de controlo, equipado com uma interface de utilizador muito intuitiva.
  • Segurança: como os empilhadores não circulam no interior das estantes, a estrutura metálica não sofre danos, reduzindo de forma significativa o risco de acidentes.

Em comparação com outras soluções de armazenamento compacto, o Pallet Shuttle é um sistema mais rápido, ágil e seguro

Maheso
Francisco Echegoyan Gerente de armazém
Maheso
(Dos Hermanas, Espanha)

Aplicações do Pallet Shuttle

Para empresas que precisam de máxima compactação e elevado rendimento

O Shuttle para paletes é a solução de armazenamento perfeita para aumentar a produtividade em armazéns onde é necessário ampliar consideravelmente a capacidade de armazenamento e, ao mesmo tempo, facilitar e dinamizar as operações de carga e descarga das mercadorias.

O Pallet Shuttle da Mecalux é recomendado para armazéns com muitas paletes por referência

Armazéns com muitas paletes por referência

O Pallet Shuttle é adequado para gerir uma grande quantidade de paletes por referência. Cada canal pode acolher uma referência diferente.

O Pallet Shuttle é recomendado para armazéns com entrada e saída em massa de mercadoria

Armazéns com entradas e saídas em massa

Agiliza significativamente o processo de depositar e extrair paletes em empresas com uma rotação intensiva de referências muito homogéneas.

O Pallet Shuttle permite poupar no custo energético das câmaras frias

Câmaras frias

Graças à otimização do espaço, o volume a ser refrigerado diminui, o que se traduz em uma significativa poupança em custos energéticos.

O Pallet Shuttle agiliza as expedições em armazéns cuja procura da mercadoria é sazonal

Armazéns com mercadoria de procura sazonal

Ao dinamizar as expedições, permite dar uma resposta rápida aos picos de procura concentrados em curtos períodos de tempo.

O Pallet Shuttle é a solução perfeita para equipar um buffer de armazém

Buffer de armazém

É o sistema ideal para o armazenamento temporário de mercadorias, por exemplo em fábricas.

O sistema Pallet Shuttle pode resolver os problemas de espaço

Armazéns com necessidade de otimizar o espaço

A sua estrutura compacta favorece o máximo aproveitamento da superfície disponível, especialmente em profundidade.

Como funciona o sistema Pallet Shuttle

Solução semiautomática onde intervêm o carro satélite, o empilhador elevador e o operador

Com ajuda de um empilhador, o carro shuttle é introduzido na entrada do canal e, em seguida, a palete é colocada sobre os carris, por cima do carro. Posteriormente, o carro transporta a palete para a primeira localização livre e deposita-a. Um operador emite as ordens ao carro a partir de um tablet.

Testemunhos

Nicopan

“Estamos muito satisfeitos com o sistema Pallet Shuttle da Mecalux porque nos permitiu lidar com o forte ritmo de atividade do nosso negócio.

Nicolás Espigares Diretor
Nicopan
(Atarfe, Espanha)
Coca-Cola Refrescos Bandeirantes

O Pallet Shuttle oferece-nos uma maior produtividade porque o carro motorizado encarrega-se de transferir automaticamente as paletes no interior dos canais. Os operadores adaptaram-se rapidamente e, desde o primeiro dia, percebo que o trabalho é realizado com maior rapidez e segurança.

Alisson Ferreira Gerente de Planeamento e Operações Logísticas
Coca-Cola Refrescos Bandeirantes
(Trindade, Brasil)
Bayer

Escolhemos o sistema Pallet Shuttle semiautomático porque era a solução ideal para melhorar o rendimento de nossa atividade diária. Graças a esta solução, ganhamos em capacidade de armazenamento, eficiência para armazenar e expedir as paletes, assim como melhoramos a segurança dos nossos operadores.

Thomas Prunel Gerente de armazém
Bayer
(Trèbes, França)
Frío Dock

Através do Pallet Shuttle, conseguimos aumentar as localizações de armazenamento, reduzir o tempo de carga e descarga da mercadoria e poupar nas tarefas de manutenção das estantes e empilhadores.

Ezequiel Mulhall Gerente
Frío Dock
(Tortuguitas, Argentina)
Katoen Natie

O sistema Pallet Shuttle diminuiu significativamente o tempo de manipulação da mercadoria. Além disso, reduziu o risco de acidentes, uma vez que evita que os empilhadores retráteis entrem no interior dos corredores de armazenamento.

Giacomo Alberto Mongini Chefe de projetos
Katoen Natie
(Rivalta Scrivia, Itália)
Huijbregts Groep

Estamos muito satisfeitos com o sistema Pallet Shuttle e com o software que controla os carros. Desde a sua instalação, o armazém proporciona-nos excelentes resultados.

Erik van den Nieuwelaar Gerente de inovação
Huijbregts Groep
(Helmond, Países Baixos)

Casos práticos

Luís Simões

Mecalux equipa nova instalação da Luís Simões com Pallet Shuttle e estantes de paletização convencional

Luís Simões é uma empresa de logística integrada, líder no mercado de fluxos entre Espanha e Portugal. Com o objetivo de impulsar o seu projeto de internacionalização, recentemente inaugurou um novo centro logístico em Portugal. Para conseguir a máxima capacidade de armazenagem e uma maior velocidade operativa, a Mecalux equipou a nova ... Ler mais

Luís Simões
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Configurações de armazém com o sistema Pallet Shuttle

Diferentes possibilidades de distribuição para encontrar a melhor solução para as necessidades logísticas da empresa

A escolha do tipo de configuração a implementar depende de certos fatores condicionantes, tais como as dimensões do armazém, o número de referências, a capacidade de armazenamento necessária, o sistema de gestão da carga ou os fluxos de mercadoria necessários.

Componentes do Pallet Shuttle

O sistema de armazenamento Pallet Shuttle é composto por um ou vários carros satélite, pelo bloco de estantes para o shuttle, pelo tablet de controlo e por uma série de elementos de segurança que protegem a integridade dos operadores, da mercadoria e do conjunto estrutural.

O carro é o elemento central desta solução de armazenamento. Desloca-se de forma mecânica e autónoma graças a diferentes componentes eletrónicos (PLC, baterias, antenas, sensores, etc.). Além disso, possui diferentes dispositivos de segurança destinados a evitar incidentes.

A estante do shuttle é uma estrutura compacta especialmente projetada para a circulação segura e fluida do carro satélite no seu interior. Possui um conjunto de carris ao longo dos quais o carro se move e sobre os quais as paletes se apoiam.

Além dos diferentes dispositivos de segurança incluídos no carro satélite, o sistema Pallet Shuttle da Mecalux também possui um conjunto de complementos que contribuem para reforçar a segurança dos operadores e da mercadoria cumprindo a regulamentação em vigor.

Plataforma de elevação

Plataforma de elevação

Localizada na superfície superior, levanta a palete para transportá-la pelo canal. O contacto com a palete é realizado sobre os ressaltos laterais.

Rodas de deslocamento

Rodas de deslocamento

As quatro rodas principais estão apoiadas na base do carril, tornando possível o deslocamento do carro. Estão localizadas sob a plataforma de elevação.

Rodas de contraste

Rodas de contraste

Estas quatro pequenas rodas entram em contacto com a parte lateral do carril e guiam o carro em sentido longitudinal. Permitem assim obter um movimento suave e seguro.

PLC embarcado

PLC embarcado

O PLC é o principal processador do Pallet Shuttle: interpreta as ordens, executa os movimentos do carro e recebe as informações dos sensores.

Antena

Antena

Permite que o carro receba, por Wi-Fi, as ordens transmitidas pelo tablet de controlo do operador.

Bateria

Bateria

O carro funciona com baterias de lítio que fornecem uma autonomia de até 10 horas a pleno rendimento, em função das condições de temperatura e carga.

Compartimento para bateria

Compartimento para bateria

A bateria está alojada num compartimento localizado na parte superior, de fácil acesso, o que simplifica e agiliza a sua extração. Pode ser recarregada no próprio compartimento ou numa estação externa.

Sistema de bloqueio carro-empilhador

Sistema de bloqueio carro-empilhador

Eletroímãs localizados na base do carro que reforçam a sua fixação sobre os garfos do empilhador e evitam que se mova durante a sua manipulação.

Detetores de paletes embarcados

Detetores de paletes embarcados

Quatro sensores a laser verticais, localizados na parte superior do carro, contribuem para o correto posicionamento da palete.

Detetores de paletes no canal

Detetores de paletes no canal

Sensores por ultrassom que detetam a posição da última palete depositada no canal.

Leitores de fim de canal

Leitores de fim de canal

Sensores que permitem que o carro satélite determine a distância que o separa do final de canal de armazenamento.

Batentes de carro

Batentes de carro

Situados nas extremidades da parte frontal do carro para amortecer o contacto com a estante no final do canal.

Botão Ligar/Desligar

Botão Ligar/Desligar

Botão que permite ligar e desligar o carro. Fica verde quando o carro está ligado e vermelho quando está desligado.

Indicador de falha

Indicador de falha

Comunica o estado do carro. A luz vermelha fixa indica que o equipamento está pronto para trabalhar e a luz vermelha a piscar indica que existe algum erro ou avaria.

Indicador de estado da bateria

Indicador de estado da bateria

O seu objetivo é indicar que o estado de carga da bateria é fraco. Quando piscar, a bateria deve ser substituída ou carregada.

Para-choque de segurança e antiesmagamento

Para-choque de segurança e antiesmagamento

Elemento localizado na parte frontal e traseira do carro que previne possíveis entalamentos ou esmagamentos. Atua interrompendo a potência por simples contacto.

Botão de emergência

Botão de emergência

Botão que garante a paragem imediata do carro. O seu uso é fundamental antes da realização de qualquer tarefa de manutenção.

Sensor de posicionamento

Sensor de posicionamento

Facilita a operação de introduzir e centrar o carro no canal. Bastante útil em estantes de muita altura.

Estação de carga

Estação de carga

Equipamento de carga com um alojamento que serve para ligar as baterias através de um encaixe simples e que também inclui um cabo para carregar o carro sem necessidade de retirar a bateria.

Estrutura de carga

Estrutura de carga

Independente em relação à estrutura da estante, serve para armazenar os carros e, ao mesmo tempo, carregar as baterias (a partir do próprio carro ou extraindo-as).

Longarinas e pilares

Longarinas e pilares

A estante é uma estrutura de longarinas, pilares e carris que compõem os canais de armazenamento por onde se move o carro satélite e nos quais as paletes são depositadas.

Carris

Carris

Cada canal de armazenamento tem dois carris com dois níveis de apoio: um inferior, por onde o carro se desloca, e outro superior, sobre o qual a palete se apoia.

Suportes exteriores de carril

Suportes exteriores de carril

Sustentam e fixam os carris ao pilar exterior, ou seja, na entrada/saída de cada canal.

Suportes interiores de carril

Suportes interiores de carril

Fixam os carris às longarinas em todos os alinhamentos, exceto na entrada/saída do canal.

Batentes de carril

Batentes de carril

Elemento de deteção para a travagem e paragem do carro em condições de trabalho normais. Também serve como referência para o carro indicar o final de percurso.

Centradores de palete

Centradores de palete

Situados na entrada/saída dos canais de armazenamento, facilitam o posicionamento e a centragem da palete.

Proteções frontais e laterais

Proteções frontais e laterais

Indicam o limite ao qual o operador pode chegar com o empilhador para evitar bater nas estantes.

Vedações de segurança

Vedações de segurança

Devem ser instaladas em todos os espaços abertos, ou seja, onde exista a possibilidade de ter acesso aos canais, excetuando a parte frontal da instalação, onde os canais dão para o corredor de trabalho.

Rede antiqueda

Rede antiqueda

Deve ser instalada em toda a altura da estante que coincida com áreas de circulação de pessoas ou de trabalho quando houver risco de queda de cargas soltas. Apenas a parte frontal está isenta da sua colocação.

Marcas pintadas no solo

Marcas pintadas no solo

Limitam a área restrita à circulação de pessoas, exceto para tarefas de manutenção. Devem ser pintadas na parte frontal das estantes.

Cartazes e pictogramas de segurança

Cartazes e pictogramas de segurança

Alertam os operadores sobre os riscos existentes e descrevem as características da instalação.

Proteção das passagens

Proteção das passagens

Quando houver corredores de passagem destinados à evacuação ou manutenção debaixo das estantes, é necessário instalar vedações de segurança em ambos os lados e redes na parte superior.

Proteção dos corredores de trabalho inferiores

Proteção dos corredores de trabalho inferiores

Os corredores destinados às tarefas de picking, situados debaixo das estantes, também devem ser protegidos pela parte superior com redes que evitem a queda de caixas sobre os operadores.

Funções do sistema de controlo do Pallet Shuttle

Grande versatilidade operacional graças a uma ampla variedade de funções

Grande versatilidade operacional graças a uma ampla variedade de funções

O sistema de controlo do Pallet Shuttle é o responsável por comunicar as ordens ao carro através de um tablet com ligação Wi-Fi. Trata-se de um software muito fácil de usar, pois apresenta uma interface de utilizador muito intuitiva. O tablet permite executar todas as funções e as ações de atribuição são táteis.

Catálogos

Catalog - 4 - Pallet-shuttle - pt_PT

Pallet Shuttle (catálogo)

Sistema de armazenamento compacto semiautomático de elevado rendimento

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MS_Compacta_PT.pdf

Manual de segurança do armazém

Funcionamento, uso, revisão e manutenção do sistema Pallet Shuttle

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Storage Solutions for Pallets_PT

Soluções de armazenamento para paletes (catálogo)

Sistemas de armazenamento para produtos paletizados

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Catalog - 2 - Easy-wms - pt_PT

Software de gestão de armazéns

Inovação tecnológica para armazéns eficientes

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Perguntas frequentes

O Pallet Shuttle, também conhecido como Radio Shuttle, é um sistema de armazenamento compacto semiautomático que aproveita ao máximo a superfície disponível para obter uma maior capacidade de armazenamento. É composto por um carro com motor elétrico que, controlado à distância por um operador, se desloca sobre carris no interior dos canais de armazenamento para depositar e extrair as paletes de forma autónoma.

O Pallet Shuttle representa uma evolução em relação aos sistemas de armazenamento compactos tradicionais. Em comparação com as estantes drive-in, por exemplo, o Pallet Shuttle permite armazenar uma maior variedade de mercadorias, pois em vez de uma única referência para todo o corredor, admite uma referência diferente para cada canal de armazenamento. Além disso, os empilhadores não circulam no interior das estantes com Pallet Shuttle, o que agiliza as tarefas de carga e descarga e aumenta a segurança operacional ao reduzir de forma considerável o risco de colisões e acidentes. Por outro lado, em relação às estantes para paletizaçõ Push-back ou estantes dinâmicas, o Pallet Shuttle permite uma maior profundidade de canais e um melhor aproveitamento da altura do armazém, respetivamente.

Claro que sim. Dentro de um mesmo armazém podem coexistir diferentes sistemas de armazenamento (estantes convencionais, estantes drive-in, Pallet Shuttle, etc.). Uma combinação comum, por exemplo, consiste em ter uma área com estantes convencionais para armazenar uma grande variedade de referências com poucas paletes e outro setor equipado com estantes Pallet Shuttle para depositar mercadoria mais homogénea com muitas paletes por referência.

Sim, basta adicionar as longarinas e carris necessários para permitir a passagem do carro no interior das estantes.

O Pallet Shuttle é um sistema semiautomático no qual se destaca o carro satélite que move a carga no interior das estantes de forma automática. No entanto, exige um operador para colocar ou retirar o carro da estante, para depositar ou extrair as paletes da entrada do canal e para selecionar a partir de um tablet a operação a realizar.

Mas a Mecalux também oferece uma alternativa totalmente automatizada, o Pallet Shuttle automático. Trata-se de uma solução em que o empilhador é substituído por um transelevador ou um conjunto de lançadeiras que transportam o carro e a palete das posições de entrada para cada canal de armazenamento de forma totalmente autónoma. Além disso, neste sistema, o controlo de todas as operações é feito diretamente através de um software de controlo.

Sim, essa é precisamente uma das suas principais vantagens. Em primeiro lugar, os operadores não precisam de dirigir os empilhadores no interior das estantes, tal como acontece com os drive-in. Além disso, o próprio carro, que é entregue com a respetiva marcação CE, possui inúmeros dispositivos que garantem a sua correta colocação dentro dos carris e a paragem imediata caso encontre um objeto inesperado. A instalação também está dotada de vedações de segurança para limitar o acesso dos operadores às áreas de ação do carro motorizado e de redes antiqueda para proteger áreas de circulação ou de trabalho face ao risco de queda de cargas soltas.

Em primeiro lugar, o operador utiliza um empilhador elevador para depositar o carro na entrada do canal de armazenamento onde pretende trabalhar e, em seguida, coloca a palete sobre os carris do canal, exatamente acima do carro. Através do tablet de controlo, o operador lança a ordem de trabalho e o carro levanta a palete levemente com o objetivo de a deslocar até à localização livre mais profunda, onde será depositada. O procedimento repete-se até completar o canal. Antes de depositar uma palete na última posição, o operador retira o carro. Para a extração de paletes, o processo é realizado de forma inversa, embora, se o trabalho estiver a ser feito na modalidade FIFO, a descarga se faça a partir da extremidade oposta da estante.

Sim, o sistema Pallet Shuttle pode operar de acordo com a estratégia de gestão de cargas FIFO (first in, first out), em que a primeira palete armazenada é também a primeiro em ser descarregada. Para tal, devem ser disponibilizados dois corredores de trabalho, um frontal ou de carga, a partir do qual as paletes são depositadas e outro posterior ou de descarga, para fazer a extração da mercadoria. Desta forma, não ocorrem interferências entre ambas as operações.

O sistema é escalável e os carros podem ser adicionados conforme necessário. A quantidade de carros recomendada é determinada em função do número de ciclos/hora necessários, assim como pela quantidade de operadores que intervenham ativamente em cada turno de trabalho. A partir de um único tablet é possível controlar até 18 carros.

Sim, mas para tal é necessário primeiro montar a meia palete ou a palete irregular sobre uma palete padrão que desempenhe a função de “escravo”.

Trata-se de uma situação altamente improvável, uma vez que o carro satélite tem um indicador do status das baterias que se encarrega de avisar o operador quando o nível de carga for baixo. Se ocorrer uma descarga total da bateria e o carro ficar nno terminal do canal, deve ser utilizada uma bateria de substituição para o carro voltar a funcionar. No entanto, se o carro ficar parado numa localização mais profunda, introduz-se um segundo carro que irá rebocá-lo, utilizando para tal um gancho de resgate.

O Software de gestão de armazéns Easy WMS da Mecalux oferece o módulo Integração SGA com Pallet Shuttle, uma funcionalidade que simplifica e agiliza o trabalho do operador ao unificar a gestão do SGA e o controlo do Pallet Shuttle num mesmo ecrã.

Cada shuttle suporta até 1500 kg.

O carro satélite pode atingir uma velocidade máxima de 90 m/min sem carga e de 45 m/min com carga.

A plataforma do shuttle levanta a palete em aproximadamente 2 segundos.

Sim. Por um lado, existem dois tipos de carros em função da temperatura de trabalho: os que trabalham a temperatura ambiente (de +5 ºC a + 45 ºC) e os que operam com temperaturas de refrigeração e congelação (de -30 ºC a + 5ºC). Os carros preparados para trabalhar a frio estão protegidos e aquecidos para evitar a deterioração dos elementos eletrónicos.

Cada tipo de carro, por sua vez, é oferecido em três dimensões adaptadas às medidas das paletes mais comuns. Em cada configuração, a medida frontal do carro é a mesma, dado que no sistema Pallet Shuttle a palete é manipulada pelo lado mais largo (1200 mm). O que varia é a medida do fundo, pois cada configuração corresponde a uma profundidade de palete diferente (800, 1000 e 1200 mm).

As baterias de lítio utilizadas para o funcionamento do Pallet Shuttle fornecem uma autonomia de até 10 horas a pleno rendimento, conforme as condições de temperatura e carga.

O tempo de carga das baterias de lítio utilizadas pelo Pallet Shuttle situa-se entre 4 e 5 horas.
É recomendável ter baterias de substituição para garantir o funcionamento ininterrupto do sistema.

Não há limitação técnica no que se refere à altura ou profundidade das estantes e as dimensões dependem das necessidades específicas de cada armazém. A homogeneidade da mercadoria e o número de paletes por referência determinam a profundidade dos canais. A altura, pelo contrário, é decidida em função da capacidade de elevação máxima dos empilhadores utilizados e da altura do armazém.

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