Zonas em um armazém

Quando o layout de logística deve ser reformulado?

02 jan 2020

Está satisfeito com o resultado do seu atual layout de logística , mas ainda assim tem dúvidas sobre a necessidade de o mudar? É normal que faça essa pergunta vendo que a concorrência está a ficar cada vez mais forte e as empresas estão a melhorar continuamente o layout logístico para reduzir ao máximo os custos.

Por ser um investimento de longo prazo, colocamos os nossos especialistas à sua disposição para orientá-lo nesse tema e garantir que tenha todos os recursos para que tome a melhor decisão para o seu negócio.

Quando modificar o layout?

Para responder a essa pergunta e realizar este processo, recomendamos que em primeiro lugar faça uma análise com a devida precisão das suas necessidades físicas em termos de armazenagem. Uma vez realizada essa análise, será necessário comparar os resultados obtidos com os objetivos que tinham sido estabelecidos anteriormente.

Se como muitas outras empresas, se identificar com as seguintes situações, definitivamente é hora de reformular o layout logístico:

  • A segurança do seu armazém não está à altura.
  • A sua empresa tenciona aumentar a atividade e, consequentemente, as suas necessidades de armazenagem também aumentarão.
  • Tenciona abrir outro espaço de armazenamento fora do seu armazém atual.
  • Com frequência enfrenta quebras de stock: a ampliação da sua superfície de armazenagem permitirá evitar ou, pelo menos, antecipar-se a esse tipo de situação.
  • Pretende armazenar um novo tipo de produto ou mudar a gama da mercadoria armazenada.
  • Os corredores estão saturados de paletes que não deveriam estar aí.
  • As estantes chegam a 90% ou inclusive a 95% de sua capacidade de armazenamento.
Área de armazenagem de um armazém
Área de armazenagem de um armazém

Por que reformular o layout na logística?

Embora a atualização do layout de logística possa parecer cara e complicada no momento de ser implementada, é um investimento que com frequência é imprescindível porque oferece autênticas vantagens, como:

  • Aumento do espaço de armazenagem disponível.
  • Otimização dos fluxos logísticos.
  • Melhor desempenho da empresa.
  • Redução de custos causados pelas mercadorias armazenadas de forma ineficiente.
  • Otimização dos métodos usados nas operações do armazém.
  • Crescimento de seu ROI. De fato, os corredores obstruídos causam perdas de tempo e de eficácia.

Quais as partes que devem ser consideradas no momento de reconfigurar o espaço de armazenagem?

A resposta é simples: todas.

Antigamente, só as partes operacionais, estratégicas e táticas tinham um impacto no acondicionamento de um armazém, mas atualmente, qualquer decisão poderia ter um impacto no correto funcionamento da sua empresa. Portanto, é imprescindível obter informação de todos os agentes que desempenham uma função dentro da sua cadeia de suprimentos.

Além disso, para que o projeto seja um autêntico sucesso, é importante recorrer a engenheiros, especialistas que poderão responder às suas perguntas e fazer as recomendações adequadas em função do contexto em que estiver. Cada empresa tem as suas próprias necessidades, que só os profissionais do setor poderão avaliar em profundidade.

Com eles uma série de perguntas serão respondidas, tais como o número de paletes a armazenar; o número de referências armazenadas (ou unidades de gestão de stock, SKU em inglês); o número de localizações atribuídas pelo seu sistema de armazenagem; além de informações detalhadas sobre a rotatividade do seu stock.

Como deve ter percebido, os objetivos, resultados e previsões são fatores que deverão ser avaliados antes inclusive de iniciar o reacondicionamento da sua plataforma logística.

Sem uma análise exata de cada um desses fatores, não poderá saber se as suas necessidades realmente estão justificadas ou se simplesmente são erros que devem ser corrigidos na sua cadeia de suprimentos.