Software para logística

Apresentamos os principais detalhes sobre software para logística focando nos sistemas para gestão de armazém. Descubra tudo o que eles podem oferecer ao seu armazém na nossa seção.

  • Três exemplos de inventário num armazém

    Três exemplos de inventário num armazém

    Publicado por Mecalux

    Uma excelente gestão do inventário é imprescindível para ter uma cadeia de abastecimento eficiente e competitiva. Explicamos com três exemplos como fazer o inventário de um armazém: de forma manual, com um sistema de gestão ou num armazém completamente robotizado.

  • Análise preditiva: a técnica analítica de prever o futuro

    Análise preditiva: a técnica analítica de prever o futuro

    Publicado por Mecalux

    A análise preditiva é uma ferramenta para prever o que ocorrerá no armazém com antecedência e tomar as decisões mais acertadas. No âmbito logístico, a análise preditiva permite antecipar-se à demanda e, dessa forma, fazer uma previsão mais rigorosa do stock.

  • Armazéns inteligentes: da automação ao big data

    Armazéns inteligentes: da automação ao big data

    Publicado por Mecalux

    Os armazéns inteligentes utilizam a última tecnologia para proporcionar eficiência a todos os processos que ocorrem na instalação. Neste artigo analisamos as tecnologias que incorporam e os benefícios que representa para uma empresa implantar uma instalação inteligente.

  • Como calcular o stock ideal num armazém?

    Como calcular o stock ideal num armazém?

    Publicado por Mecalux

    O stock ideal é o número de inventários necessários que permitem que a empresa obtenha a máxima rentabilidade reduzindo os custos logísticos. Através deste artigo analisamos esse conceito logístico para verificar os fatores que intervêm e saber como calcular o seu valor numérico.

  • Micro-fulfillment: as microplataformas logísticas chegam à cidade

    Micro-fulfillment: as microplataformas logísticas chegam à cidade

    Publicado por Mecalux

    Os armazéns de micro-fulfillment, localizados perto de grandes cidades, são a solução ideal para que empresas de retalho prepararem pedidos online com eficiência. Com o crescimento do e-commerce e omnicanalidade, as empresas de retalho devem entregar os pedidos ao cliente final com rapidez e sem erros.

  • Marketing logístico: a supply chain como valor agregado

    Marketing logístico: a supply chain como valor agregado

    Publicado por Mecalux

    O marketing logístico busca fidelizar o cliente, gerando expectativas sobre o produto e serviço que a logística é responsável por cumprir. O marketing logístico combina o potencial do marketing e da logística para reforçar a marca e a sua diferenciação. Entre e aprenda mais sobre este conceito.

  • O sistema MES: o que é e suas diferenças com os ERP e SGA

    O sistema MES: o que é e suas diferenças com os ERP e SGA

    Publicado por Mecalux

    Um sistema MES ou “Manufacturing Execution System” é um software desenvolvido para organizar, controlar e monitorar os processos de produção. Mostramos as suas principais funcionalidades e o papel que desempenha no planeamento da fábrica. Descubra como ele se integra aos sistemas ERP e WMS.

  • Entregas em 24 horas: como superar o desafio logístico?

    Entregas em 24 horas: como superar o desafio logístico?

    Publicado por Mecalux

    Entregas 24 horas a domicílio, sem erros, a um preço acessível e sem sacrificar um alto padrão de qualidade, tornou-se um desafio logístico. No nosso post, abordamos a origem desta modalidade e suas implicações, além de revisar algumas soluções que já estão funcionando em armazéns do setor e-commerce.

  • KPIs na logística: medindo o sucesso na “supply chain”

    KPIs na logística: medindo o sucesso na “supply chain”

    Publicado por Mecalux

    Os KPIs de logística são uma base sólida sobre a qual fundamentar as decisões para melhorar a eficiência na gestão da cadeia de abastecimento. No nosso artigo, examinamos os diferentes tipos de indicadores de desempenho logístico e alguns dos exemplos usados para a análise da cadeia de abastecimento.

  • Como aplicar o ciclo de Deming (PDCA) na logística?

    Como aplicar o ciclo de Deming (PDCA) na logística?

    Publicado por Mecalux

    O ciclo Deming ou ciclo PDCA por sua sigla em inglês (Plan, Do, Check and Act) permite executar diversas estratégias de melhoria contínua. Todos os processos logísticos da empresa são beneficiados, o que aumenta a eficiência da instalação. Descubra como melhorar a qualidade do serviço de logística aplicando-o no seu armazém.

  • A estratégia omnichannel no retalho: do BOPIS ao BORIS

    A estratégia omnichannel no retalho: do BOPIS ao BORIS

    Publicado por Mecalux

    O que é estratégia omnichannel e como implementá-la no retalho? Aqui analisamos as novas tendências de consumo e fluxos de logística. Saiba o que o aumento das compras online gerou e conheça algumas das soluções de software projetadas para o desafio omnichannel.

  • Como fazer um inventário rápido e eficaz

    Como fazer um inventário rápido e eficaz

    Publicado por Mecalux

    Fazer um inventário no armazém é uma prática padrão e essencial para verificar com precisão os níveis e localizações no stock. Isso é essencial para a planificação das áreas de suprimento e distribuição logística.

  • As vantagens de automatizar o controlo das entradas e saídas do armazém

    As vantagens de automatizar o controlo das entradas e saídas do armazém

    Publicado por Mecalux

    Como conseguir um controlo eficaz das entradas e saídas do armazém para a gestão do stock? A resposta está na automatização do processo. Em nosso artigo abordamos as vantagens de usar um WMS no controlo das entradas e saídas do stock utilizando como modelo o Easy WMS da Mecalux.

  • Quais são as principais estratégias de reposição de stock no armazém?

    Quais são as principais estratégias de reposição de stock no armazém?

    Publicado por Mecalux

    A reposição de stock refere-se à transferência de materiais das estantes destinadas à armazenagem para as estantes que abastecem o picking. Também pode referir-se ao reabastecimento do armazém em geral após o recebimento de novas mercadorias. Descubra as principais estratégias de reposição de stock em nosso artigo.

  • Software de rastreabilidade: todos os produtos sob controlo

    Software de rastreabilidade: todos os produtos sob controlo

    Publicado por Mecalux

    Um software de rastreabilidade permite fazer um monitoramento dos produtos ao longo das diferentes etapas da cadeia de abastecimento. Com esse software é possível identificar os elementos que foram utilizados para elaborar um produto e as fases pelas quais passou na cadeia logística.

  • Como implementar o inventário cíclico ou contagem cíclica?

    Como implementar o inventário cíclico ou contagem cíclica?

    Publicado por Mecalux

    A contagem cíclica de inventário no armazém se converteu numa técnica de gestão de stock alternativa ao inventário físico anual. Por quê? Reduz a possibilidade de ruturas de stock, aumenta o lucro da empresa e melhora o serviço para o cliente final.

  • Diagnóstico de logística, uma ferramenta para melhoria dos processos

    Diagnóstico de logística, uma ferramenta para melhoria dos processos

    Publicado por Mecalux

    O diagnóstico de logística é uma forma de analisar a situação atual da cadeia de abastecimento a fim de detetar oportunidades. Através dos indicadores KPI, os gestores de logística podem saber onde investir mais no armazém para obter melhores resultados.

  • Códigos QR na logística: velocidade e flexibilidade

    Códigos QR na logística: velocidade e flexibilidade

    Publicado por Mecalux

    Os códigos QR são muito úteis no setor de logística, pois fornecem informações mais detalhadas sobre os produtos do que os códigos de barras. Eles podem ser lidos por smartphones, tablets e terminais RF para aceder a todos os dados que eles contêm.

  • Como otimizar o carregamento de camiões no armazém utilizando software

    Como otimizar o carregamento de camiões no armazém utilizando software

    Publicado por Mecalux

    O carregamento do camião é o processo de colocar contentores e paletes no veículo e, posteriormente, transporta-los para um fornecedor ou para o cliente final. Um SGA com a funcionalidade de '"Carregamento de camião" é ideal para garantir a máxima produtividade e eliminar gastos excessivos no armazém.

  • A prova de entrega eletrónica na logística

    A prova de entrega eletrónica na logística

    Publicado por Mecalux

    A prova de entrega eletrónica na logística tornou-se uma ferramenta essencial em logística para reduzir o tempo gasto nas entregas. Este recibo eletrónico serve como garantia de que o pedido foi entregue corretamente e em bom estado ao cliente final.

  • Como controlar o efeito chicote em logística

    Como controlar o efeito chicote em logística

    Publicado por Mecalux

    O efeito chicote na logística é um fenômeno de imprecisão na estimativa da procura por parte de cada um dos membro da cadeia de fornecimento. O 'bullwhip effect' provoca desequilíbrios no stock armazenado. Descubra se sua empresa sofre desse problema e saiba como resolvê-lo através de nosso artigo.

  • MRP: um marco para o processo de produção

    MRP: um marco para o processo de produção

    Publicado por Mecalux

    O planeamento das necessidades de materiais (MRP) permite planear quais e quantos materiais são necessários para realizar o processo de produção. Este sistema garante que os materiais certos sejam recebidos para manter o stock baixo e atender às demandas dos clientes.

  • É eficaz manter o controlo de stock com Excel?

    É eficaz manter o controlo de stock com Excel?

    Publicado por Mecalux

    Existem muitas empresas que usam modelos de Excel para controlar o stock do armazém. Mas basta informatizar essa operação? Um SGA facilita a gestão do stock automatizada e em tempo real, além de agilizar processos como a preparação e o envio de pedidos.

  • Backorders: a arte de vender sem stock

    Backorders: a arte de vender sem stock

    Publicado por Mecalux

    Pedidos em atraso (backorders) são todos aqueles pedidos de itens que não estão disponíveis no momento em stock. As empresas utilizam um SGA para geri-los, obtendo grandes benefícios e evitando que os pedidos em espera afetem toda a cadeia de abastecimento.

  • Integração entre sistemas ERP e SGA

    Integração entre sistemas ERP e SGA

    Publicado por Mecalux

    Um dos processos fundamentais na implementação de um software para o armazém é a integração entre o sistema ERP e o SGA. Descubra no nosso artigo como funciona o fluxo de informações entre os dois sistemas e as diferentes formas de abordar a ligação entre ERP e SGA.

  • "Machine learning" e logística: aplicações chave

    Publicado por Mecalux

    Os sistemas que utilizam algoritmos de "machine learning" ou aprendizagem automática em logística estão actualmente em pleno desenvolvimento. Em que consiste este novo tipo de computação? Que vantagens proporciona para a gestão das diferentes áreas logísticas? Mostramo-lo no nosso artigo.

  • Critérios para selecionar um fornecedor de WMS

    Critérios para selecionar um fornecedor de WMS

    Publicado por Mecalux

    Conhecer bem o fornecedor de WMS antes de selecionar o software é quase tão importante quanto pesquisar as características do programa. Mostramos os principais critérios que devem ser considerados se pretende encontrar a ‘empresa parceira’ perfeita.

  • As bases do sistema just in time (JIT) em logística

    As bases do sistema just in time (JIT) em logística

    Publicado por Mecalux

    O sistema just in time tem o objetivo de contar com a quantidade necessária de matéria-prima e produtos no espaço exato, no momento preciso. O que envolve a aplicação desse método empresarial nas instalações de armazenagem?

  • Ponto de pedido: como afeta a gestão do armazém?

    Ponto de pedido: como afeta a gestão do armazém?

    Publicado por Mecalux

    O ponto de pedido ou 'reorder point' refere-se ao momento em que a empresa deve ordenar uma nova compra de stock de seus fornecedores. O objetivo é evitar uma rutura de stock e manter excelentes níveis de serviço para atender à procura.

  • Stock mínimo: o que é e quais estratégias aplicar?

    Stock mínimo: o que é e quais estratégias aplicar?

    Publicado por Mecalux

    O stock mínimo operacional indica o ponto de consumo e quando é necessária a reposição, antes de ter que utilizar o stock de segurança. Mostramos para você em que consiste a regra do stock mínimo/máximo, suas limitações e como ajustá-la à realidade logística de sua empresa.

  • Como gerir as devoluções do e-commerce: a visão a partir do armazém

    Como gerir as devoluções do e-commerce: a visão a partir do armazém

    Publicado por Mecalux

    Por seu volume e frequência, as devoluções no e-commerce são um dos principais desafios para os armazéns que comercializam pedidos online. Através de nosso artigo conhecerá os fatores-chave para poder lidar com as devoluções com habilidade evitando que sejam um problema para a gestão do armazém.

  • Expedição de mercadorias: etapas e dicas para o sucesso

    Expedição de mercadorias: etapas e dicas para o sucesso

    Publicado por Mecalux

    A expedição de mercadoria tem o objetivo de enviar os produtos requisitados para serem entregues no prazo combinado e em perfeito estado. Em nosso artigo aprofundamos nas principais tarefas associadas e abordamos algumas estratégias para melhorar essa operação.

  • A rastreabilidade logística e a importância dos sistemas

    A rastreabilidade logística e a importância dos sistemas

    Publicado por Mecalux

    Um sistema de rastreabilidade logística permite identificar a origem e as etapas pelas quais passa um produto na cadeia de fornecimento. Através de nosso artigo vamos detalhar como funcionam e quais os elementos que compõem os sistemas de rastreabilidade em logística.

  • Rutura de stock: o que é e como evitar que ocorra?

    Rutura de stock: o que é e como evitar que ocorra?

    Publicado por Mecalux

    Quais as causas da rutura de stock? Que estratégias podem ser implementadas para preveni-las? Como evitar que aconteça com a sua empresa? Ocorre uma rutura de stock quando a empresa não é capaz de satisfazer a procura dos clientes ao não dispor dos produtos nesse momento. Mostramos através de nosso artigo.

  • O desafio do big data na logística 4.0

    O desafio do big data na logística 4.0

    Publicado por Mecalux

    O uso do big data na logística 4.0 permite uma gestão mais eficaz do armazém, favorecendo uma otimização dos processos em tempo real. Confira as aplicações proporcionadas pelo ‘data mining’ na gestão de stocke na previsão da procura para melhorar a cadeia de fornecimento.

  • Logística e-commerce como gerir os pontos-chave para o sucesso

    Logística e-commerce como gerir os pontos-chave para o sucesso

    Publicado por Mecalux

    A logística e-commerce se refere às mudanças na organização das operações desencadeadas pela consolidação do negócio e das vendas online. Através de nosso post analisamos as características da logística e-commerce e explicamos como abordar os pontos-chave que determinam uma gestão logística eficaz.

  • O preço do WMS: quais os fatores determinantes?

    O preço do WMS: quais os fatores determinantes?

    Publicado por Mecalux

    Quais variáveis intervêm no preço do sistema WMS? Nos orçamentos de WMS existem três itens principais: software, hardware e serviços extra. Em nosso artigo explicamos detalhadamente o que inclui cada parte: não perca!

  • KPI de logística e sua importância no armazém

    KPI de logística e sua importância no armazém

    Publicado por Mecalux

    Controlar e otimizar a eficiência do processo produtivo são dois dos resultados alcançados ao medir os KPIs de logística do armazém. Quais são os pontos críticos? Onde tudo funciona perfeitamente? Controle e otimize a eficiência de seu processo produtivo com um Sistema de Gestão de Armazém (WMS) que permita medir os indicadores-chave de desempenho.

  • ROI do WMS: um guia para justificar sua adoção

    ROI do WMS: um guia para justificar sua adoção

    Publicado por Mecalux

    A melhor justificativa para empregar um sistema de gestão de armazém está fundamentada no Retorno do Investimento ou ROI do WMS. Que processo devemos seguir para calculá-lo? Mostramos para você os passos a seguir. Continue lendo para saber todos os detalhes!

  • Software ERP definição e diferenças em relação a um WMS

    Software ERP definição e diferenças em relação a um WMS

    Publicado por Mecalux

    Um software ERP (Entreprise Resource Planning) é um sistema que permite organizar todas as diferentes áreas operacionais da empresa. Essa definição do ERP inclui a gestão logística, por essa razão, em alguns casos, as diferenças existentes entre um ERP e um WMS não estão bem definidas. Confira em nosso post!

  • Erros no WMS: 4 desafios da implementação no armazém

    Erros no WMS: 4 desafios da implementação no armazém

    Publicado por Mecalux

    É fundamental evitar erros no WMS, sua implementação não é um processo simples e a falta de experiência pode acabar por complicá-la mais. Em nosso artigo analisamos os erros mais comuns na implementação de um WMS no armazém. Confira-os para assim poder evitá-los.

  • O que é SKU? Significado e uso no armazém

    O que é SKU? Significado e uso no armazém

    Publicado por Mecalux

    Código SKU, fundamental no armazém, são siglas do termo inglês Stock Keeping Unit, que podemos traduzir como “número de referência único”. Esses códigos SKU são cruciais para o controle e a gestão do stock no armazém. Conheça sua finalidade e as diferenças em relação a outros códigos de identificação (EAN ou UPC).

  • Logística 4.0: um futuro muito presente

    Logística 4.0: um futuro muito presente

    Publicado por Mecalux

    A logística 4.0 persegue a digitalização absoluta de todos os processos e dos sistemas na gestão do armazém, além do fornecimento da mercadoria. Através da indústria 4.0, esse novo paradigma logístico enfrenta desafios como a omnicanalidade e a redução do tempo de resposta.

  • Qual é o melhor WMS para seu armazém?

    Qual é o melhor WMS para seu armazém?

    Publicado por Mecalux

    Quais os requisitos necessários de um programa de gestão de armazéns para que seja um bom WMS? Mostramos os que complementam o Easy WMS da Mecalux, além de abordar em que tipo de instalações é imprescindível usar um Sistema de Gestão de Armazéns.

  • Logística omnichannel: ajuste o armazém às exigências do e-commerce

    Logística omnichannel: ajuste o armazém às exigências do e-commerce

    Publicado por Mecalux

    Adotar a logística omnichannel se converteu em uma obrigação para qualquer armazém que responda às necessidades dos e-commerce. Como o paradigma omnichannel afeta as operações logísticas? Quais são os fatores-chave para adaptar o armazém ao mundo digital? Veja mais em nosso post!

  • Logística de distribuição: 5 desafios para o armazém

    Logística de distribuição: 5 desafios para o armazém

    Publicado por Mecalux

    O armazém faz parte do núcleo da logística de distribuição. Quais desafios enfrenta atualmente? Descubra todos eles neste post. Identificá-los é essencial para conseguir satisfazer as exigentes necessidades do mercado logístico.

  • Os 7 pontos-chave para instalar corretamente um sistema WMS

    Os 7 pontos-chave para instalar corretamente um sistema WMS

    Publicado por Mecalux

    Como funciona a instalação de um sistema de gestão WMS em seu armazém? Os especialistas da Mecalux oferecem a chave para o sucesso. A comunicação com seu fornecedor de software, a preparação de sua empresa e a análise de seus processos são elementos imprescindíveis que deverão ser aplicados obrigatoriamente.

  • 7 passos para escolher um WMS para a sua logística

    7 passos para escolher um WMS para a sua logística

    Publicado por Mecalux

    Como escolher seu WMS entre todos os Sistemas de Gestão de Armazéns disponíveis no mercado? Nossos profissionais vão ajudá-lo a encontrar o fornecedor adequado. Aprenda a fazer uma análise sobre suas necessidades, designar uma equipe responsável pelo projeto e redigir um caderno de encargos são alguns dos passos a seguir.

  • Software de logística: diferenças entre WSC, WES e WMS

    Software de logística: diferenças entre WSC, WES e WMS

    Publicado por Mecalux

    Que software de logística encontramos em um armazém ou centro de distribuição? Para que servem? A Mecalux vai ajudá-lo a entender suas funções. Conheça as diferenças entre as ferramentas informáticas, tais como o software de gestão de armazéns, o software de controle e o software de execução.

  • Labor Management System: impulsione o desempenho logístico

    Labor Management System: impulsione o desempenho logístico

    Publicado por Mecalux

    Por que usar o Labor Management System em seu armazém logístico? O software da Mecalux vai ajudá-lo a melhorar a gestão de funcionários. Ganhe tempo e dinheiro enquanto melhora as condições de trabalho dos colaboradores, sua motivação e sua eficácia.

  • Como o Easy WMS funciona como software de picking?

    Como o Easy WMS funciona como software de picking?

    Publicado por Mecalux

    O que sua empresa ganharia usando o Easy WMS como software de picking em seu armazém? O nossos especialistas vão ajudá-lo a melhorar o processo de retirada de artigos para a preparação de pedidos. Seus operadores cometerão menos erros, poderá oferecer um melhor atendimento ao cliente e produzir mais em menos tempo.

  • Controle de stock e muito mais: as vantagens do WMS

    Controle de stock e muito mais: as vantagens do WMS

    Publicado por Mecalux

    Por que escolher o software para armazéns da Mecalux para controlar o stock? Que funcionalidades oferece? Revelamos todas as suas vantagens. Comece agora mesmo a otimizar sua gestão de stock, preparação de pedidos e fluxos de logística com nosso programa Easy WMS.