
O ‘hub and spoke’ centraliza a distribuição da mercadoria
O hub and spoke é um método de distribuição de mercadorias que centraliza a logística numa instalação principal, atuando como centro de operações. A partir deste ponto central, que exerce de hub logístico, os produtos ou pedidos são transportados para outros armazéns visando o seu posterior processamento e envio.
Um dos principais objetivos do método hub and spoke é otimizar os fluxos de transporte e reduzir os custos de distribuição da empresa.
Em que consiste o modelo de distribuição ‘hub and spoke’?
O modelo de distribuição hub and spoke centraliza a gestão do transporte e armazenagem do stock num armazém central, hub, a partir do qual o stock é distribuído para os diferentes armazéns regionais quando necessário.
A distribuição de mercadorias hub and spoke, também conhecida como modelo de rede radial, contrapõe-se aos fluxos de transporte ‘ponto por ponto’, onde se transporta a mercadoria sem um ponto de referência centralizado, o que gera fluxos ineficientes e perdas de stock.
Semelhante à estrutura de uma roda, no método hub and spoke a instalação principal se situa no centro da operação logística e exerce de núcleo do processo de distribuição. De forma geral, a partir do hub central a mercadoria é enviada para os armazéns secundários ou perimetrais para o seu processamento e expedição. Os envios são programados considerando fatores como a distância, o prazo ou as condições de viagem.

Uma das principais vantagens de optar pelo método hub and spoke é que, além de otimizar as deslocações e a carga de camiões, é um sistema facilmente escalável. Por quê? Caso sejam acrescentados mais armazéns secundários, a complexidade organizacional não aumenta, pois a gestão dos envios continua a ser organizada em armazéns principais (hubs).
Este método costuma ser aplicado em cadeias de abastecimento que possuem centros de consolidação: no hub central a mercadoria é recebida, armazenada e os produtos preparados antes da consolidação e expedição dos pedidos, otimizando as rotas de transporte para reduzir os custos de envio entre os diferentes centros logísticos. A distribuição hub and spoke é utilizada em certos setores, como e-commerce, venda a retalho, alimentação e bebidas, indústria farmacêutica e química e operadores logísticos terceirizados (3PL), entre outros.
Como funciona o modelo de distribuição ‘hub and spoke’
O modelo hub and spoke exige um armazém ou centro de distribuição que desempenhe a função de núcleo da estratégia de distribuição (todos os envios são realizados a partir do centro principal). Por vezes, especialmente em empresas com instalações ou clientes em diversas áreas geográficas ou países, é possível ter mais de um hub central.
A distribuição através de uma rede radial acelera o envio de produtos para os armazéns regionais ou outros hubs da empresa. Por exemplo, quando houver produtos no hub A que devem ser expedidos para destinatários pertencentes ao hub B, eles são enviados através de um transporte do hub A para o B. Posteriormente, o motorista do armazém B distribui a mercadoria para os diferentes pontos de entrega. O modelo hub and spoke permite que o motorista faça deslocações mais curtas, reduzindo os quilómetros de veículo sem carga e otimizando os custos logísticos.
Benefícios de uma distribuição ‘hub and spoke’
O modelo de gestão de mercadorias hub and spoke elimina o excesso de custos no transporte entre instalações logísticas. A gestão de stock é diretamente coordenada a partir do centro de distribuição ou armazém central que, por sua vez, se encarrega de fazer o encaminhamento para os armazéns regionais que farão o envio ao destinatário final. Tal modelo permite:
- Reduzir os custos logísticos: ter um armazém onde centralizar o transporte de mercadorias reduz os custos logísticos da empresa, uma vez que permite diminuir o custo da gestão do stock e os gastos em transporte. Também agiliza o envio da mercadoria, promovendo uma logística mais eficiente.
- Melhorar a produtividade do transporte: o modelo hub and spoke favorece a adequada planificação das rotas de transporte ao redor do armazém central. Em vez de percorrer vários centros para recolher mercadoria, o motorista carrega o camião apenas uma vez, limitando as horas de condução e aumentando a produtividade.
- Simplificar os processos de envio: a distribuição hub and spoke simplifica o envio de mercadorias uma vez que todas as cargas são expedidas a partir do armazém central. Além disso, este modelo contribui para uma melhor gestão do stock no armazém: ao carregar e descarregar os envios a partir de um único ponto centralizado, o chefe de logística pode manter níveis de stock adequados.

Digitalizar o armazém na distribuição ‘hub and spoke’
O modelo de distribuição de mercadorias hub and spoke exige a máxima coordenação entre o ponto centralizado e os outros armazéns regionais, sobretudo no que se refere ao controlo de stock e gestão de pedidos.
Por isso, é difícil coordenar as tarefas e funções de diversas instalações logísticas de forma manual. Na distribuição hub and spoke é fundamental contar com a ajuda de um suporte digital que automatize a gestão das operações logísticas, como um software de gestão de armazém (SGA). Digitalizar os processos logísticos assegura uma cadeia de abastecimento 4.0 e uma comunicação fluida, tanto entre os armazéns da empresa quanto entre fornecedores e clientes.
Gerir um armazém com um programa logístico garante um controlo eficiente do stock, assim como uma completa rastreabilidade do produto, o que é decisivo para as empresas que tenham diversas instalações logísticas, tal como ocorre com um modelo de gestão hub and spoke. Um software de gestão de armazém como o Easy WMS da Mecalux também oferece funcionalidades avançadas para melhorar o desempenho deste método centralizado de gestão de mercadorias. O módulo Sistema de expedição logística facilita, por exemplo, a organização do processo de expedição de acordo com a rota da transportadora, evitando erros na operação.
‘Hub and spoke’: a gestão centralizada do transporte de mercadorias
O modelo de transporte logístico hub and spoke é uma opção recorrente para superar as complexidades da logística 4.0. Diante de desafios como a última milha logística ou a redução nos prazos de entrega dos pedidos, ter um centro de distribuição que canalize o fluxo das mercadorias pode limitar erros e reduzir custos logísticos.
Para implementar uma estratégia hub and spoke é aconselhável optar por um programa de gestão logística digital, capaz de coordenar as operações realizadas nas diferentes instalações. Caso esteja interessado em conhecer sobre os benefícios de um software de gestão de armazém, não hesite em entrar em contato connosco. Um consultor especializado no Easy WMS irá assessorar sobre a solução que melhor se adapta ao seu armazém.